Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Could Computing

3,539 views

Published on

Resumo do trabalho apresentado ao curso de Sistemas de Informação da Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia - UNESULBAHIA, referente à materia Sistemas de Informações Gerenciais, orientado pelo docente Antonio Brangioni.

Published in: Technology, Business
  • Be the first to comment

Could Computing

  1. 1. Cloud Computing
  2. 2. Cloud Computing ou Computação nas Nuvens refere-se essencialmente a disponibilização de servidores com grande capacidade de armazenamento e processamento. O que possibilita ao usuário acessar seus aplicativos e arquivos através de qualquer computador conectado à internet independente da plataforma utilizada. O que é Cloud Computing?
  3. 3. Como funciona? O funcionamento do sistema de Computação nas Nuvens é baseado no Grid Computing (Computação em Grade), que é uma alta capacidade de processamento na qual as tarefas são divididas entre diversas maquinas que não estejam sendo utilizadas no momento, evitando o desperdício de recursos.
  4. 4. Tipologia Atualmente, a Cloud Computing é dividida em cinco tipos: IaaS - Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço: quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade. PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure). DaaS - Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço: as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup .
  5. 5. Tipologia SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço: uso de um software em regime de utilização web (p.ex.: Google Docs, Microsoft Sharepoint Online). CaaS - Communication as a Service ou Comunicação como Serviço: uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante (p.ex.: Siemens Enterprise, Locaweb ).
  6. 6. Software as a Service (SaaS) Trata-se de uma forma de trabalho onde o software é oferecido como serviço, assim, o usuário não precisa adquirir licenças de uso para instalação ou mesmo comprar computadores ou servidores para executá-lo. Nessa modalidade, no máximo paga- se um valor periódico - como se fosse uma assinatura - somente pelos recursos utilizados e/ou pelo tempo de uso.
  7. 7. Na maioria das vezes o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e hardware que está usando em seu computador pessoal, podendo acessar seus dados na "nuvem computacional" independentemente disso; Vantagens
  8. 8. Vantagens O trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornam mais fáceis, uma vez que todas as informações se encontram no mesmo "lugar", ou seja, na "nuvem computacional";
  9. 9. Vantagens Outras vantagens deste novo modelo computacional é que ele não exige mais equipamentos potentes para acessar aplicações; O usuário só precisa de um browser e uma boa conexão a internet ;
  10. 10. Dúvidas ● Conectividade de rede ● Confiabilidade e segurança
  11. 11. Exemplos de uso - Google Apps : esse é um pacote de serviços que o Google oferece que contém aplicativos de edição de texto, planilhas e apresentações (Google Docs), serviço de agenda (Google Agenda).
  12. 12. Exemplos - Amazon : a Amazon é um dos maiores serviços de comércio eletrônico do mundo. Para suportar o volume de vendas no período de Natal, a empresa montou uma superestrutura de processamento e armazenamento de dados, que acaba ficando ociosa na maior parte do ano.
  13. 13. Exemplos - Panda Cloud Antivirus : como o nome indica, este é um programa antivírus da Panda Software, mas com uma grande diferença: a maior parte do trabalho necessário à ferramenta para pesquisar e eliminar malwares fica por conta das "nuvens".

×