Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação1

160 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Apresentação1

  1. 1. ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Módulo: Design Instrucional DES14G4A Prof. Laurianne Franco Alunos: Geycilene Sales Lanir Marcilene Lima Paulo Leite Valdir Júnnior Wilcineide Nery Manaus – AM 2014
  2. 2. EMPREENDEDORISMO: METAS PARA CRIAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO
  3. 3. AULA 1
  4. 4. 1. O QUE É EMPREENDORISMO?
  5. 5.  A definição de empreendedorismo é muito subjetiva, todos parecem conhecer, mas não conseguem conceituar realmente o que seja. Por isso a importância de desenvolver empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos.  Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.  O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
  6. 6. 1.1 BREVE HISTÓRICO DO EMPREENDEDORISMO  Os primeiros indícios de que alguém começou a assumir riscos e investir em algo novo foi no século XVII, onde os empreendedores tinham acordo contratual com o governo para realizar a produção de seus produtos, Richard Cantllon, foi um importante escritor e economista da época sendo considerado um dos criadores do termo empreendedorismo, diferenciando o empreendedor do capitalista (aquele fornecia capital).  No século XVII os capitalistas e os empreendedores foram finalmente diferenciados, devido ao inicio da industrialização que ocorria por todo o mundo através da primeira revolução industrial que ocorreu na Grã Bretanha, já no final do século XIX e começo do XX, os empreendedores começaram a ser confundidos com os administradores, sendo analisados meramente pelo ponto de vista econômico.  Como aqueles que apenas organizam uma empresa, pagam o salário de seus empregados, planejam técnicas para melhoramento de sua empresa, dirigem e controlam as ações que são desenvolvidas em suas organizações, mais sempre servindo um capitalista, que não é o caso do empreendedor que planeja tudo com seus próprios investimentos, sem o dedo de um capitalista investidor.
  7. 7. 1.2 O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL  No Brasil o empreendedorismo surgiu nos anos 90 com muita força, durante a abertura que o povo teve para a economia, a entrada de fornecedores estrangeiros começaram a controlar os preços, sendo uma condição muito importante para o país voltar a crescer, mais trouxe problemas para alguns setores que não conseguiram competir com os produtos importados por falta de planejamento. 
  8. 8. 1.3 A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.

×