Etapas do Planejamento
Estratégico
 DIAGNÓSTICO

ESTRATÉGICO

Determinante da situação atual, de como está a
instituição de ensino.

Divide-se em dois momen...




NEGÓCIO
Focado nos benefícios esperados pelos clientes,
para o hoje e para o futuro.
Definindo o seu negócio a insti...

•

•
•
•

PRINCÍPIOS
Compromissos assumidos pela instituição de
ensino;
Comportamentos para cumprir a missão.
Carta magn...
ANÁLISE DO AMBIENTE
a) Externos:
Compreensão holística das ameaças e oportunidades.
b) Concorrência:
O sucesso de uma estr...
COMPETÊNCIAS COMPETITIVAS
Capacidade de oferecer valor aos clientes
 Conhecimentos
saber
 Habilidades
fazer
 Atitudes
c...
ESTRATÉGIAS: FOCO E
POSICIONAMENTO






VISÃO
Desejo e a intenção do direcionamento da
instituição para o futuro.
Pro...
PERSPECTIVAS EQUILIBRADAS
 Direcionamento e foco de atenção:
*Financeira> Planejamento estratégico e Plano
orçamentário d...
*Processos internos> Qualidades superiores
nos procedimentos acadêmicos e administrativos.
Exemplos: Currículos e protocol...


OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

* Resultados que se deve alcançar
 Pontos

de referência: alto desempenho,de
dois a cinco anos...
INDICADORES E METAS
 Quantificam o desempenho dos processos, dos
serviços, oferecidos e da instituição como um
todo.
 Aj...
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS

Abrange a análise do que fazer e também do
que não fazer para alcançar os objetivos.




Deve...
DESDOBRAMENTO E ATIVAÇÃO
PLANOS DE AÇÃO
 Prevêem
atividades
programadas,
contendo
detalhamento de como deverá ser realiza...
 Consistência

e aprovação

Nesta fase, o planejamento estratégico está
concluído. Porém, antes de divulgá-lo e
implement...


Divulgação

 Os

objetivos a serem alcançados precisam ser
comunicados a todos os membros da equipe para
que a estraté...


IMPLEMENTAÇÃO



É necessário o foco e a determinação, com o
foco obtém-se a atenção concentrada nos
objetivos. Com a ...


Acompanhamento

O

processo estratégico não se finda com a sua
elaboração e o início da implementação. É
necessário qu...
 Nesta fase , considera-se o que é preciso fazer
para aperfeiçoar o processo , pois todo o trabalho de
planejamento neces...
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

3,667 views

Published on

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLAR - EDUCACIONAL, UMA SOLUÇÃO POSSÍVEL. PROF. PAULO DAVID - COORDENADOR PEDAGÓGICO

Published in: Education
  • Be the first to comment

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  1. 1. Etapas do Planejamento Estratégico
  2. 2.  DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Determinante da situação atual, de como está a instituição de ensino. Divide-se em dois momentos: FUNDAMENTOS; ANÁLISE e ALINHAMENTO
  3. 3.   NEGÓCIO Focado nos benefícios esperados pelos clientes, para o hoje e para o futuro. Definindo o seu negócio a instituição estará identificando o seu diferencial competitivo. MISSÃO Contempla as necessidades sociais que a instituição de ensino atende, suas habilidades e seu foco de atuação. Serve de alicerce para o desenvolvimento e definições das políticas e diretrizes organizacionais, é objetiva e específica.
  4. 4.  • • • • PRINCÍPIOS Compromissos assumidos pela instituição de ensino; Comportamentos para cumprir a missão. Carta magna da instituição; Lembrados facilmente pelos profissionais. EXEMPLOS: • • • Compromisso com a qualidade; Ética em todas as ações; Estímulo à reflexão crítica e construtiva.
  5. 5. ANÁLISE DO AMBIENTE a) Externos: Compreensão holística das ameaças e oportunidades. b) Concorrência: O sucesso de uma estratégia está diretamente atrelado às nossas competências, e não ao insucesso das outras escolas. c)Internos: Forças e fraquezas dos processos acadêmicos e administrativos: tecnologia, estrutura, marketing, finanças e pessoas. d) Clientes: Compreende a satisfação dos clientes.
  6. 6. COMPETÊNCIAS COMPETITIVAS Capacidade de oferecer valor aos clientes  Conhecimentos saber  Habilidades fazer  Atitudes comportar-se  Motivações querer As competências levam ao sucesso!    ALINHAMENTO Integração das informações obtidas, formando um conjunto que nortearão a composição da estratégia
  7. 7. ESTRATÉGIAS: FOCO E POSICIONAMENTO     VISÃO Desejo e a intenção do direcionamento da instituição para o futuro. Projeta resultados a longo prazo: * Racional>Fruto de uma análise apurada de aonde se quer chegar. * Emocional> Compromissos internos perante o sonho desejado. Cadeia positiva e sinérgica em prol do futuro a ser alcançado. exemplo: Ser referencial de excelência na educação básica.
  8. 8. PERSPECTIVAS EQUILIBRADAS  Direcionamento e foco de atenção: *Financeira> Planejamento estratégico e Plano orçamentário direcionado para o alcance da visão desejada. *Cliente e Mercado a)Identificação do público alvo; b)Compreender o que o cliente e o mercado esperam; c)Estabelecimento de metas relacionadas a satisfação dos clientes; d) Utilização de pesquisas. 
  9. 9. *Processos internos> Qualidades superiores nos procedimentos acadêmicos e administrativos. Exemplos: Currículos e protocolos *Tecnológico> Fator que mais acirra a concorrência- decai a vantagem competitiva das escolas tradicionais. *Aprendizado e Crescimento> A instituição como empresa deveria ser modelo de aprendizagem para toda a comunidade.investimento nas ações de formação acadêmica e administrativa.
  10. 10.  OBJETIVOS ESTRATÉGICOS * Resultados que se deve alcançar  Pontos de referência: alto desempenho,de dois a cinco anos;  Constituir desafios;  Rotina de atividades;  Considerar o custo para a concretização e benefícios a serem obtidos;  Relacionar com as perspectivas equilibradas;  Análise do impacto: reduzido, moderado ou elevado.
  11. 11. INDICADORES E METAS  Quantificam o desempenho dos processos, dos serviços, oferecidos e da instituição como um todo.  Ajudam a interpretar conceitos complexos,transformando-os em idéias mais simples. • Indicadores operacionais: .Números de horas de capacitação .Índice de atendimento no protocolo por número de alunos: pico e rotina .Índice de aproveitamento interno Indicadores de resultados: .Índice de satisfação dos clientes .Índice de evasão .índice de docentes doutores, mestres, especialistas e graduados 
  12. 12. ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS  Abrange a análise do que fazer e também do que não fazer para alcançar os objetivos.   Devem equilibrar de maneira, harmônica os riscos e resultados.  Considerar o impacto e as consequências que elas trarão ao próprio segmento educacional a longo prazo.
  13. 13. DESDOBRAMENTO E ATIVAÇÃO PLANOS DE AÇÃO  Prevêem atividades programadas, contendo detalhamento de como deverá ser realizada e concretizada a estratégia para atingir o objetivo. É o desdobramento das estratégias para as diversas áreas da empraza a curto, média e longo prazo.  É nesta fase que se indicam os responsáveis por cada etapa do plano, os prazos e os recursos necessários para o seu cumprimento, tais como: humanos,equipamentos, financeiros...
  14. 14.  Consistência e aprovação Nesta fase, o planejamento estratégico está concluído. Porém, antes de divulgá-lo e implementá-lo, seja verificada a sua consistência no âmbito interno, externo, de clientes e dos riscos. E que seja aprovado formalmente pela alta direção.
  15. 15.  Divulgação  Os objetivos a serem alcançados precisam ser comunicados a todos os membros da equipe para que a estratégia da escola seja bem sucedida, é imprescindível torná-la presente nas ações do cotidiano.
  16. 16.  IMPLEMENTAÇÃO  É necessário o foco e a determinação, com o foco obtém-se a atenção concentrada nos objetivos. Com a determinação surge a energia, manifestada no vigor, no compromisso profissional para a ação.
  17. 17.  Acompanhamento O processo estratégico não se finda com a sua elaboração e o início da implementação. É necessário que o gestor educacional tenha um controle sistemático, acompanhando e participando ativamente no desenvolvimento dos trabalhos, realizando comparações entre as situações alcançadas e as previstas.
  18. 18.  Nesta fase , considera-se o que é preciso fazer para aperfeiçoar o processo , pois todo o trabalho de planejamento necessita ser melhorado e incrementado para que, a cada ano, a equipe educacional possa formular estratégias mais condizentes com o futuro desejado.  Ao melhorar os processos ou inovar a sistemática de se fazer bem feito os gestores levarão a instituição a patamares superiores de excelência permitindo a liderança de mercado.

×