Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Formação em Contexto de Trabalho

775 views

Published on

actividade tap

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Formação em Contexto de Trabalho

  1. 1. A ADFP (Associação para o desenvolvimento e formação profissional) é uma IPSS (Instituição Privada de Solidariedade Social) sem fins lucrativos, reconheci- da como de Utilidade Pública desde 1989. Com sede em Miranda do Corvo, a ADFP estende o seu raio de acção a vários concelhos do distrito de Coimbra. Assegura Valências e Serviços Culturais nos concelhos de Coimbra, Penela, Lousã, Góis e Penacova. Congrega mais de 2.500 sócios. As pessoas que regu- larmente utilizam os nossos serviços ultrapassam as 3.400. Este conjunto integra as 250 pessoas (idosos, deficientes, doentes crónicos, mulheres maltratadas e crianças) que vivem nas residências da instituição. LOCAL: MIRANDA DO CORVO Apoia deficientes, doentes crónicos e inadaptados, crianças, jovens e idosos, pelo propósito de dar expres- são ao dever de solidariedade entre as pessoas, bem como pela completa integração do indivíduo na socie- DIA: 11 DE MARÇO DE 2010. dade Recusa ser um gueto de pessoas com carências. Pos- suí valências sociais, serviços de saúde, secções cul- HORA: 9, 15- !7,00 15- turais, recreativas e desportivas. Aposta numa lógica de desenvolvimento regional, ten- G dente à criação de riqueza, postos de trabalho e com- bate à pobreza. Tem como objectivo último promover a qualidade de vida (física, psíquica, económica e social) de vários gru- uia de orientação da pos sociais - crianças, jovens, adultos desfavorecidos, visita de trabalho. deficientes, doentes e idosos.» http://www.adfp.pt/sartigo/index.php?x=81, consultado em 8/03/2010)
  2. 2. OBJECTIVOS DA ACTIVIDADE : ACTIVIDADE: Conhecer os objectivos, a organização e a actuação tera- pêutica, pedagógica e recreativa da Fundação ADFP / 9 Horas e 15 minutos - Saída de Condeixa Quinta do Paiva Conhecer o trabalho dos técnicos, formadores e auxiliares da Fundação ADFP / Quinta do Paiva. 10 Horas – Chagada a Miranda. Recepção. Visita ao Conhecer os utentes da Fundação ADFP / Quinta do Paiva Centro infantil e à Unidade de Vida Apoiada da Adquirir conhecimentos sobre às áreas de competência ADFP com a coordenadora da Área de Infância, do curso TAP desenvolvidas na Fundação ADFP / Quinta Psicóloga Dalila Salvador. do Paiva Desenvolver a cooperação entre formandos e formadores. COMPETÊNCIAS VISADAS: VISADAS: 11 Horas – Visita ao Parque Biológico da Serra da Lousã / Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais – Identificar, diagnosticar, analisar e avaliar diferentes Área de Actividades Ocupacionais com a Técnica de domínios contextos, situações, problemas e comportamentos Turismo Silvianne Suilen e a Psicopedagoga Sofia sobre os quais seja necessário intervir; Santos. Definir estratégias, métodos e técnicas de intervenção face a cada situação diagnosticada; Identificar recursos, encaminhando, articulando, ou criando 13 Horas – Almoço (Restaurante Museu da Chanfa- novas soluções para as situações detectadas; na) Intervir junto de indivíduos, grupos, comunidades, ou populações com necessidades específicas, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e sócio-comunitário; 15, 30 Visita à Residência Geriátrica e Residência Planear, organizar e promover actividades de carácter edu- Assistida com a Técnica de Serviço Social Adélia Sá cativo, cultural, social, lúdico-pedagógico e sócio-terapêutico, Marta. Visita à Residencial com a Directora Glória em contexto institucional, na comunidade ou no domicilio, ten- do em conta as necessidades do grupo e dos indivíduos, Correia (antropóloga) e a psicóloga Patrícia Fernan- com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a sua inser- des, responsável pelo projecto Mente, para doentes ção e interacção sociais. Mentais. Procedimento de avaliação da actividade 17 Horas – Chegada a Condeixa. Formadores Formandos Instituição Avaliação dos Formandos Grelha de ava- Grelha de avalia- Grelha de avalia- liação de AFIE ção de AFIE do ção de AFIE do Relatório escrito da actividade e arti- do Curso TAP Curso TAP (versão Curso TAP (versão go no Jornal / Blogue TAP. (versão Forma- Formandos) instituições) dores) (Fonte: Ilídia Carneiro, http://dited.bn.pt/31359/2346/2854.pdf)

×