Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Sociologia - Relações Sociais

30,576 views

Published on

Published in: Education

Sociologia - Relações Sociais

  1. 1. Sociologia – Primeiro AnoRELAÇÕES SOCIAIS
  2. 2. Sociologia – Primeiro Ano Homem – Um ser socialSociabilidade  Capacidade natural da espécie humana paraviver em sociedadeSocialização  Processo de integração aos grupos e assimilaçãode seus hábitos, regras e costumes característicos. “É o processo pelo qual o indivíduo aprende a ser membro da sociedade” (Peter Berger)
  3. 3. Sociologia – Primeiro AnoNos grandes centros urbanos, o tribalismo se tornou uma dasformas de expressão dos novos tipos de sociabilidade.Exemplos desses novos grupos são os punks, os skinheads, astorcidas organizadas de futebol e as gangues da periferiaurbana.
  4. 4. Sociologia – Primeiro Ano Isolamento Social• A ausência de contatos sociais• As atitudes de ordem social podem envolver diferenças culturais, como as de costumes e de hábitos de vida, entre dois grupos, ou a impossibilidade de comunicação em razão das diferenças de língua• Preconceito (racial, religioso, de sexo, etc), tendo como exemplo o antissemitismo (contra judeus) e o apartheid (contra negros – África do Sul)• A timidez, o preconceito e a desconfiança também podem levar o indivíduo a um isolamento
  5. 5. Sociologia – Primeiro Ano Contatos sociaisMeios através dos quais as pessoas estabelecem relaçõessociais, criam laços de identidade, formas de atuação ecomportamentos.• Primários  Contatos diretos, com compartilhamento de experiência individuais (contatos familiares, de vizinhança, na escola, etc). As primeiras experiência sociais são desse tipo.• Secundários  Contatos impessoais (exemplos: Passageiros— Cobrador de ônibus, cliente—caixa do banco) e por meio de cartas, telefone, e-mail, etc.
  6. 6. Sociologia – Primeiro AnoTipos de contatos sociais de acordo com as situações de vida Lavrador/camponês • Vive num ambiente comunitário no qual as pessoas se conhecem e executam as mesmas atividades • Mantém relações com familiares e vizinhança numa comunidade com padrões mais uniformes – prevalecem os contatos primários • Mudanças em sua vida tendem a ser menos intensas
  7. 7. Sociologia – Primeiro AnoTipos de contatos sociais de acordo com as situações de vida Executivo/empresário • Vive num ambiente instável e movimentado • Diminuição dos contatos primários • Relações nos centros urbanos tendem a ser mais fragmentadas, impessoais e individualistas
  8. 8. Sociologia – Primeiro Ano Interação socialTroca de experiências, contatos e conhecimentos entre aspessoas, podendo modificar os comportamentos das pessoasenvolvidas. A interação é o meio através do qual ocorre asocialização. A interação social ocorre através de um processo de reciprocidade e por meio de interatividade.
  9. 9. Sociologia – Primeiro Ano Processos sociaisInteração social que gera mudanças e movimentos Cooperação Tipos de processos sociais ASSOCIATIVOS Acomodação Assimilação Competição DISSOCIATIVOS Conflito
  10. 10. Sociologia – Primeiro Ano Processos sociaisOs processos associativos estabelecemformas de cooperação, convivência econsenso no grupo. Geram, portanto,laços de solidariedade. Já osdissociativos estão relacionados aformas de divergência, oposição econflito, que podem se manifestar demodos diferentes.
  11. 11. Sociologia – Primeiro Ano Processos sociaisCooperação  Interação através da qual pessoas, grupos oucomunidades atuam conjuntamente para um mesmo fim. • Direta  Ações nas quais as pessoas trabalham juntas (ex.: mutirão) • Indireta  Mesmo atuando em atividades diferentes, as pessoas necessitam indiretamente umas das outras, pois não são autossuficientes (ex. Médico—lavrador: O médico necessita de alimentos produzido pelo lavrador, que necessita de atendimento prestado pelo médico)
  12. 12. Sociologia – Primeiro Ano Processos sociaisCompetição  “Interação que implica na luta por objetivosescassos; essa interação é regulada por normas, pode ser direta ouindireta, pessoal ou impessoal e tende a excluir o uso da força”.Quando a competição viola essas normas, transforma-se emconflito.• Indivíduos disputando melhores situações;• Resultados não podem ser igualmente obtidos;• Os lados em disputa objetivam os resultados e não buscam integração entre si.
  13. 13. Sociologia – Primeiro Ano Processos sociaisConflito  Quando a competição assume características deelevada tensão social, sobrevém o conflito. O conflito social é umtipo de interação que se desenrola no tempo e provoca mudançasna sociedade.Acomodação  Em alguns casos, o derrotado no conflito podeaceitar as condições impostas pelo vencedor para fugir à ameaçada destruição. A escravização de povos vencidos, comum naAntiguidade, é um caso típico de acomodação.Assimilação  É a solução definitiva e mais ou menos pacífica deum conflito social. Trata-se de um processo de ajustamento peloqual os indivíduos ou grupos antagônicos tornam-se semelhantes.Um exemplo de assimilação é o do imigrante que se integrainteiramente à sociedade que o acolhe.

×