Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

JT em Ação - Ed 12

95 views

Published on

Informativo EREM Joaquim Távora

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

JT em Ação - Ed 12

  1. 1. de parabéns pelo trabalho incansável de gestores e educadores, em busca de um futuro promissor para os jovens. Dia 02 de agosto, desembarcou no Recife, a Caravana da Educação que, além de tratar da PACTUAÇÃO de Me- tas/2018, envolve alunos da Rede Esta- dual e da comunidade escolar em ativi- dades nos Polos Cultural, Esportivo e Central. Participaram do evento, o Gover- nador Paulo Câmara, que se mostrou satisfeito, devido aos rumos da Educa- ção, no Estado; e o secretário de Educa- ção, Fred Amâncio, que confirmou a im- portância do evento para a comunidade escolar. A PACTUAÇÃO de Metas é um im- portante momento para discutir as pro- postas de 2018, com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE). Envolve a Secreta- ria de Educação, a Secretaria de Planeja- mento e Gestão (SEPLAG) bem como os gestores de todas as escolas ligadas à Gerência Regional de Educação (GRE). O encontro foi realizado na Escola de Refe- rência em Ensino Médio (EREM) Senador Paulo Pessoa Guerra. Educação em Pernambuco AGOSTO 2018 - Ano 2 - Nº 12 em AÇÃO... http://www.eremjt.wordpress.com
  2. 2. Informativo Ano 2 AGOSTO Nº 12 Pág. 02 Estamos contentes pela realização dessas atividades. Foi muito bom para os nossos estudantes, para a nossa Rede de Ensino. (O trecho é baseado no pronunciamento do atual Secretário de Educação). Na EREM Alberto Torres aconte- ceram as atividades do Polo Cultural. Dinâmicas de iniciativa dos próprios alunos, consistindo numa série de apresentações culturais: músicas, danças, peças de teatro – e oficinas. A EREM foi também palco do Polo Central, com o repasse de informa- ções sobre os projetos “ENEM, Tá Ligado?” e “PE no Campus”. Na Escola Estadual Presidente Humberto Castello Branco, ocorreu o Polo Esportivo, ocasião em que os estudantes participaram de competi- ções esportivas e lazer recreativo. O deputado federal Danilo Ca- bral; as secretárias executivas de educação Maria Medeiros (Educação Profissional) e Ana Selva (Desenvolv. da Educação); bem como a gestora da EREM Senador Paulo Pessoa Guerra, Filonila Cordeiro, marcaram presença na abertura da programa- ção.
  3. 3. Informativo Ano 2 AGOSTO Nº 12 Pág. 03 A primeira Conferência celebra os 10 anos de políticas de Educação Integral e Profissional. Gestão e docentes JT participaram, dias 25 e 26 de julho, no Centro de Convenções, da I Conferência de Edu- cação Integral. Em paralelo, ocorreram: o X Fórum de Educação Integral. O VIII Seminá- rio Estadual de Educação Profissional e a VI Mostra de inovações pedagógi- cas, celebrando os 10 anos de políticas de Educação Integral. Alguns de nossos educadores reali- zaram apresentações de projetos exe- cutados na Escola. Através da exposição do ban- ner sobre a Tabela Periódica, em Braille, a professora Paula Nas- cimento falou a respeito das adaptações feitas em Química Orgânica, para ministrar suas aulas com nosso aluno, Carlos Alberto Tiino. A professora Graziella Gattai: práticas de aulas para deficientes visuais, contemplando as disciplinas de Bio- logia e Matemática na EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Tra- balho, por sinal, indicado para compor o E-book, em comemoração aos 10 anos da Educação Integral e Pro- fissional. Parabéns, Grazzi! O professor Daniel Malheiros apresentou o Projeto Despertar e expôs, juntamente com os alunos, as luminárias construídas com canos de PVC, durante as aulas.
  4. 4. Informativo Ano 2 AGOSTO Nº 12 Pág. 04 2º colocado, o 2º Ano D enriqueceu a GINCANA CULTURAL da EREM JT, Apresentando os encantos da Espanha. Parabéns ao grupo Por tanta criatividade e organização! Boas vindas, oração, dinâmica, exibição de vídeo, análise de resul- tados dos alunos, apreciação da Planilha Macro, comparação entre pla- nilhas dos bimestres 1 e 2, apresentação do Projeto Futuras Cientistas e estudos, marcaram esse 1º encontro do 2º semestre. Dia 25 de julho, ocorreu, na EREM JT, o segundo ENCONTRO PEDAGÓGICO/2018, reunindo GESTÃO e DOCENTES, com o objeti- vo de analisar as competências propostas na terceira edição da BNCC para, a elas, adicionar sugestões de atuação prática, conforme as necessidades de nossa escola, bem como ela- borar contribuições que enriqueçam as dis- cussões sobre a educação brasileira. A ocasião foi aproveitada para, durante o intervalo, comemorar também os aniversarian- tes do 1º semestre. As professoras do Núcleo de Línguas participaram do evento. A madrinha da escola, Nereida Sales, esteve presente. Aos amigos aniversariantes, nossos parabéns, acompanhados dos votos de felicidades, saúde e sucesso, sempre!
  5. 5. Dia de finalizar as aulas das eletivas com um show de apresentações. Alunos e professores se confraternizam. Parabéns pelo desempenho! Informativo Ano 2 AGOSTO Nº 12 Pág. 05 Eletiva de MÚSICA E CANTO—profª Ângela Silva Eletiva: CAPOEIRA, CORPO, EXPRESSÃO E LIBERDADE (Profª Nadje Betmann) Eletiva: Aprendendo a aprender com novas tecnologias (Profª Malritânia ferreira)
  6. 6. Informativo Ano 2 AGOSTO Nº 12 Pág. 06 em AÇÃO... 2018 Ano 2 - Nº 12 Gestora:  Solange Moraes Assistente de gestão:  Joselma Brandão Designer/Redação:  Rosângela Medeiros Apoio:  Paulo Alexandre. Apontando Caminhos... O processo de ensino aprendizagem deve ser algo prazeroso, que nos dê vontade de continuar... (Mª Clara Fraga Lopes) Na Biblioteca JT, a educadora de apoio, Marciana Sales, realizou, para os alunos do 1º Ano, um exercício de Portugues: produçao de diversos ge- neros textuais, com a colaboraçao da professora Mª Clara Pinto. A atividade e uma proposta do Curso Comunidade de Aprendizagem, ofere- cido pela Secretaria de Educaçao, em parceria com o Instituto Natura, tendo como tema central: ATUAÇÕES EDU- CATIVAS DE ÊXITO. Deram suporte ao referido trabalho: Sheyla Gonçalves (coord. de Bibliote- ca), Gina Marques (Braillista) e Solan- ge Germano (ADLIN). A intençao e contribuir com o pro- cesso de construçao da aprendiza- gem, focando na busca de inovaçao e conhecimentos gratificantes. Rosangela Medeiros (Apoio Pedagogico). Para a prof.ª Mª Clara, a atividade é muito produtiva e ajuda os alunos menos interessados a se tornarem participativos. Solange Germano diz que a atividade produz interação e ajuda a entender melhor o conteúdo trabalhado em sala. Deveria ocorrer uma ou duas vezes por semana. Gina expressou o prazer que teve de participar da atividade, considerando-a de suma importância para todos. Estou à disposição para novos conhecimentos. Segundo Sheyla, a dinâmica de colaboração entre os alunos, possibilita resulta- dos melhores.
  7. 7. Informativo Ano 2 AGOSTO Nº 12 Pág. 07 2º colocado, o 2º Ano D enriqueceu a GINCANA CULTURAL da EREM JT, Apresentando os encantos da Espanha. Parabéns ao grupo Por tanta criatividade e organização! A busca incessante da braillista, Georgina Marques, para facilitar o aprendizado do nosso aluno Carlos Alberto Tiino, 3º A. Trabalho que dignifica e une, num processo de interação. Olá, amigos JT! Quero aproveitar para agradecer aos colegas: Ângela Silva, Jefferson Lima, Nadja Betmann e Rosângela Medeiros que me ajudaram na confecção dos materiais adap- tados. Esses materiais serão utilizados em Ed. Física, Química e Geografia, podendo servir, também para outras áreas, conforme dispo- nibilidade do educador. Obrigada, sinceramente, a todos! Gina. A prof.ª Nadja ensina Carlinhos a jogar xadrez, no tabuleiro adaptado para pessoas cegas. Através do QUADRO DE ÍMA serão trabalhados, em tempo real, as es- truturas orgânicas de Química e ou- tras fórmulas; diferentes tipos de triângulos ou pirâmides (gráficos) de alto relevo para trabalhar estatísti- cas, em Geografia; quebra-cabeça em triângulos para classificação das partes, e muito mais!
  8. 8. Informativo Ano 2 AGOSTO Nº 12 Pág. 08 2º colocado, o 2º Ano D enriqueceu a GINCANA CULTURAL da EREM JT, Apresentando os encantos da Espanha. Parabéns ao grupo Por tanta criatividade e organização! Encerramento da 1ª turma do Curso de Programação para Robótica, em parceria JT e UFRPE. Os alunos: Josiley Henrique da Silva e Tharcio Gabriel de Oliveira, 3º A - bol- sistas do PIBIC (Programa de Iniciação Científica), levaram o colega Carlos Al- berto Tiino ao Laboratório de Informáti- ca, com o objetivo de apresentar ao co- lega, que é deficiente visual, os equipa- mentos usados em Robótica. Na ocasião, o aluno teve experiên- cia tátil com o material e com alguns robôs montados e em funcionamento. Experiência que muito agradou ao estu- dante. A 1ª turma do Curso de Pro- gramação para Robótica, com duração de 60 horas, concluiu suas atividades, no dia 08 de agosto, após realização do teste prático, sob o acompa- nhamento do professor e co- ordenador de estágio supervi- sionado da UFRPE, Rodrigo Lins. Os certificados serão entre- gues, pela Universidade, aos concluintes, nos próximos di- as. Em setembro, terá início o novo curso de Programação de Jogos Digitais, também em parceria com a UFRPE. ROBÓTICA PARA CARLINHOS SÃO MUITAS AS EMOÇÕES...
  9. 9. Informativo Ano 2 AGOSTO Nº 12 Pág. 09 Parabéns à nossa querida amiga, Tânia Diôgo, por mais essa conquista! Parabenizamos nossa estimada professora, Tânia Diôgo, pela sua nova conquista: Doutorado em Letras/ Linguística, através da UFPE, obtendo, assim, o título de DOUTORA, com tese defendida, dia 07 de agosto, e aprovada, sob o título: Mobilidade discente na elabo- ração de planos de aula, em espanhol, no estágio supervisionado colaborativo. É com grande prazer que desejamos sucesso na sua nova caminhada. Que Deus continue iluminando seus passos, para o engrandecimento de todos aque- les que possam compartilhar do seu saber. Irenise Acioli. APRESENTAÇÃO DA DOUTORANDA INÍCIO DA DEFESA INÍCIO DAS APRECIAÇÕES FEITAS PELOS MEMBROS DA BANCADA. A EMOÇÃO de ouvir a leitura da ATA proferida por sua filha, MARIA CLARA MENEZES. Que maravilha! Agora é só relaxar, curtir a família, os amigos, a vida. Sei que essa titulação será bem aproveitada. Sucesso, sempre!
  10. 10. Informativo Ano 2 AGOSTO Nº 12 Pág. 10 Esporte: unindo povos, transformando vidas... O campeonato teve início dia 14 de agosto, às 14hs, mediante abertura oficial, realizada no pátio da Escola, de forma muito dinâmica: can- to do Hino apresentações artísticas. Parabéns aos atletas, à profª Nadja Betmann e à gestão, pelo evento realizado.

×