Successfully reported this slideshow.

Limeriques 2

1,031 views

Published on

Alunos da UME Olavo Bilac em Santos participam do concurso de Limeriques

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Limeriques 2

  1. 1. Tatiana BelinkyTatiana Belinky nasceu em 18 de março de 1919 em Petrogrado, atualSão Petersburgo, Rússia, mudando-se para Riga aos dois anos deidade. Seu pai, Aron, era comerciante e a mãe, Rosa, cirurgiã-dentista.A menina Tatiana aprendeu a ler no idioma materno, o russo, aosquatro anos de idade e até os dez já era fluente também em alemão.
  2. 2. Devido à perseguição aos judeus na Rússia Soviética, a famíliaBelinky, que era judia, resolveu se mudar para o Brasil, chegando aSão Paulo em 1929.
  3. 3. Na adolescência, em São Paulo, Tatiana trabalhou como secretária bilíngue.Em 1939, começou a estudar Filosofia na Faculdade São Bento, mas abandonou o cursoem 1940 em razão de seu casamento com o médico Júlio de Gouveia.
  4. 4. De 1948 a 1951, criou com o marido várias adaptações de histórias infantis para teatro. Nessas encenações, Tatiana fazia o roteiro e omarido, a direção. As peças eram encenadas em teatros da Prefeitura de São Paulo, com recursos da prefeitura.
  5. 5. Paralelamente à atividade como roteirista de teatro etelevisão, Tatiana Belinky deu início, em 1952, à atividade como tradutora literária, iniciada com suas adaptações de peças de teatro infantis e contos russos. Traduziu mais de 80 livros do russo, alemão, inglês e francês.
  6. 6. Em 1985, começou sua atividade como autora de livrosinfantis, publicando sua primeira obra em 1987 com o título Limeriques (poesias). Desde então, não parou de produzir poesia, prosa, ficção e livros didáticos.
  7. 7. Tatiana Belinky é autora premiada em literatura e teatro.
  8. 8. Bibliografiawww.1.folha.uol.com.brwww.chavegeral.com.brwww.verbo21.com.brwww.submarino.com.brwww.domvob.wordpress.comwww.quintamarcha.com.brwww.contoscantoseencantos.blogspot.comwww.vivaolivroinfantil.blogspot.comwww.jornalalef.com.brwww.educarparacrescer.abril.com.br/leitura/entrevista-tatiana-belinky-402431.shtmlTodos os acessos foram feitos em 22/05/2012Créditos: Professora Ana Paula Strafacci Teixeira

×