Módulo sistemas de e-Learning - Sessão síncrona 1

678 views

Published on

Pós-Graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial (b-Learning) - Politécnico do Porto / ISCAP

Published in: Education
  • Be the first to comment

Módulo sistemas de e-Learning - Sessão síncrona 1

  1. 1. Sessão Síncrona 1 O Moodle e as Ferramentas de Produção Novembro 2013 Paula Peres (pperes@iscap.ipp.pt)
  2. 2. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção Ferramentas web As ferramentas WEB podem suportar a implementação de atividades individuais, participativas ou colaborativas. Uma dada atividade poderá utilizar várias ferramentas, assim como uma mesma ferramenta poderá servir para implementar várias atividades. Podem ser utilizadas para auxiliar o alcance de qualquer objetivo cognitivo e para o desenvolvimento das competências transversais. Podem ser agrupadas em ferramentas de autor, partilha ou comunicação. Nem sempre a distinção entre estes grupos de ferramentas é clara. Existem ferramentas, que podem ser classificadas em mais do que um grupo, dependendo da utilização dada. Assim sendo, a classificação de seguida apresentada serve apenas como um referencial de atuação. http://www.mindmeister.com/42788574
  3. 3. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção Ferramentas de Produção As ferramentas de produção constituem espaços na WEB que suportam a implementação de atividades, essencialmente, de natureza individual, tais como, um teste, um glossário, um puzzle, um mapa de conceitos criado individualmente, um questionário, um referendo, etc. Poderão igualmente constituir espaços na WEB nos quais os alunos podem armazenar os seus trabalho, como apresentações, vídeos, podcasts, relatórios, composições, resultados de pesquisas, entre outros.
  4. 4. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção TESTE Section 1 lIÇÃO HOTPATATOE REFERENDO GLOSSÁRIO BASE DE DADOS Esta atividade permite criar e configurar testes, que podem conter perguntas de vários tipos: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; etc. . Estas perguntas são armazenadas numa base de dados por categorias, e podem ser reutilizadas dentro da mesma disciplina ou ainda em outras disciplinas. Os testes podem aceitar uma ou várias tentativas. Cada tentativa é avaliada de uma forma automática, podendo o professor optar por mostrar ao aluno alguns comentários ou mostrar a resposta correta ao aluno. Também é possível limitar o tempo que os alunos dispõem para realizar o teste.
  5. 5. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção
  6. 6. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção DICAS É possível avaliar qualquer nível de conhecimento. Pode recorrer a um ficheiro txt para facilitar a inserção de perguntas no moodle
  7. 7. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção TESTE LIÇÃO HOTPATATOE REFERENDO GLOSSÁRIO BASE DE DADOS A lição é uma das atividades mais interessantes. Basicamente, uma lição é constituída por um conjunto de páginas com materiais dirigidos aos alunos. Existem 3 tipos de páginas: • Página só com informação • Página (com informação) que termina com uma pergunta • Página com menu de navegação (estrutura hierárquica) A lição só avança para a página seguinte quando o aluno acertar na resposta.
  8. 8. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção
  9. 9. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção TESTE LIÇÃO HOTPATATOES Section 3 REFERENDO GLOSSÁRIO BASE DE DADOS O Hot Potatoes é constituído por um conjunto de programas de criação de páginas Web, permite criar exercícios interativos em online, de alguns tipos básicos, nomeadamente: JQuiz (exercícios de escolha múltipla) JCloze (texto em falta) JMatch (exercícios de associação) JMix (frases ou palavras desordenadas) JCross (palavras cruzadas)
  10. 10. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção
  11. 11. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção TESTE LIÇÃO HOTPATAOES REFERENDO Section 4 GLOSSÁRIO BASE DE DAOS Um referendo é uma atividade onde o professor coloca aos alunos uma questão de escolha múltipla (normalmente de opinião) e que estes devem "votar" numa das escolhas. O professor pode definir se os resultados devem ser mostrados aos alunos antes ou após responderem e se têm acesso a ver quem respondeu o quê. Também é possível definir se cada aluno pode modificar a sua escolha ou se esta fica bloqueada após a primeira votação.
  12. 12. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção Pensamento lateral Se estás numa corrida e ultrapassas o segundo classificado, em que lugar ficas?
  13. 13. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção TESTE O glossário permite aos participantes do curso criar e manter uma lista de definições como um dicionário. LIÇÃO HOTPATATOE REFERENDO GLOSSÁRIO Section 5 BASE DE DADOS A inserção de uma palavra no Glossário, permitirá criar automaticamente link nos textos do curso que levam aos itens definidos no glossário
  14. 14. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção Portfolio Solicitar aos alunos que utilizem o audacity para re-escrever e gravar as letras De uma musica famosa para um “karaoke” Registar no glossário Moodle: Exabis ePortfolio Block
  15. 15. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção TESTE LIÇÃO HOTPATATOE REFERENDO GLOSSÁRIO BASE DE Section 5 DADOS Esta ferramenta permite ao professor e/ou alunos construírem e pesquisarem numa base de dados sobre qualquer assunto. Esta atividade é possível de ser executada de modo colaborativo, permite criar bases de dados com diferentes formatos e estruturas.
  16. 16. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção Base de Dados com exercícios resolvidos Solicitar aos alunos que pensem criativamente numa personagem que tenham estudado. Pensar no tipo de musica que tivessem nos seus PC caso tivessem oportunidade na sua altura. Podem pensar em figuras históricas, atores, inventores, etc. Os alunos devem justificar as musicas que escolheram e porque se enquadra no perfil da personagem escolhida.
  17. 17. Sessão Síncrona1|Moodle e as Ferramentas de Produção __
  18. 18. Sessão Síncrona 1 O Moodle e as Ferramentas de Produção Novembro 2013 Paula Peres (pperes@iscap.ipp.pt)

×