Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Upcoming SlideShare
Estrutura da Notícia
Estrutura da Notícia
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 21 Ad

More Related Content

Viewers also liked (20)

Advertisement

More from Paula Oliveira Cruz (20)

Advertisement

Recently uploaded (20)

Noticia

  1. 1. A notícia
  2. 2. Partes Fixas: Edição ( ano, n.º, dia e data), preço, Director Título Caixa e Manchete (título da primeira página com maior destaque) Chamada Fotografia
  3. 3. O mesmo jornal, duas versões Duas linguagens
  4. 4. A mesma notícia, o mesmo jornal, duas versões
  5. 5. O que é uma notícia?  Narrativa curta oral ou escrita:  TV ou rádio/jornais, revistas  Acontecimento actual;  Com interesse geral;  A notícia contém sempre uma novidade.
  6. 6. Curiosidade  Origem da palavra “news” (notícia, em inglês)  North  East  West  South  As notícias devem vir dos quatro cantos do mundo
  7. 7. A NOTÍCIA “Um dia perguntaram a um jornalista: -O que é uma notícia? -Pois bem – disse ele – quando um cão morde um homem, não é notícia; mas quando um homem morde um cão, eis a notícia.” L. Gabriel – Robinet A notícia consiste numa narrativa curta, que pretende relatar, de forma objectiva e impessoal, um acontecimento real, actual, extraordinário e de interesse geral.
  8. 8. Estrutura da Notícia  Antetítulo – indica o assunto geral de que fala a notícia (facultativo);  Título – deve ser curto e preciso referindo o facto principal (obrigatório);  Subtítulo – refere factos particulares relevantes (facultativo);  Lead, Cabeçalho ou Entrada – o primeiro parágrafo da notícia funciona como um resumo desta. Deve ser muito bem redigido para conseguir atrair o interesse do leitor e responder a quatro questões fundamentais e obrigatórias: Quem?, Quando?, Onde?, O quê?;  Corpo da notícia – corresponde ao segundo parágrafo e seguintes (se existirem). Nele são dadas informações complementares, que servem para complementar o conhecimento dos factos. Normalmente responde às seguintes questões: Como?, Porquê? .
  9. 9. A notícia, ao contrário do conto, da novela ou do romance, condensa, no parágrafo inicial (lead, cabeçalho ou entrada), os elementos essenciais do facto,ou seja, o clímax do acontecimento. No corpo da notícia há um maior desenvolvimento e pormenorização dos factos que servem para melhor estruturar o conhecimento global da notícia. É habitual representar-se graficamente a notícia através da técnica da pirâmide invertida. Quem? Lead ou Cabeçalho O quê? clímax Onde? Quando? Corpo da Como? notícia Porquê? desenvolvimento
  10. 10. A Linguagem na Notícia Não pode distorcer os factos: Deve ser verdadeira e clara; Simples, do tipo corrente (não usar frases rebuscadas e longas); Permitir uma só interpretação; Ser escrita na 3º pessoa; Usar nomes e verbos, evitar os adjectivos valorativos. Recorrer prioritariamente a nomes e a verbos, evitando, sobretudo, os adjectivos valorativos; Usar, especialmente, frases do tipo declarativo.
  11. 11. Antetítulo Título Lead Corpo da notícia
  12. 12. As infografias são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica. As infografias servem de complemento à notícia.
  13. 13. antetítulo infografia Título Lead Corpo da notícia fotografia
  14. 14. imagem antetítulo Título Lead Corpo da notícia
  15. 15. Antetítulo Título Subtítulo Corpo da notícia Lead
  16. 16. Vai pagar 10 mil euros por ameaça a inspectora Um empresário de Areosa, Viana do Castelo, foi condenado O sócio terá afirmado ainda que sabia que a inspectora tinha em tribunal a pagar uma multa de 9.800 euros por um crime duas filhas, ameaçando vir a exercer retaliações caso a de ameaça na forma agravada sobre uma inspectora das empresa fosse multada. "Digo-lhe já que não preciso de pôr Finanças que levava a cabo uma inspeção à sua firma. nenhum gorro na cabeça, faço-o à luz do dia, por isso tenha muito cuidado como o que está a fazer", garantiu. Tudo sucedeu há cerca de um ano, quando a funcionária da Confrontada com este cenário, a inspectora abandonou de Direcção de Finanças de Viana do Castelo foi incumbida imediato a empresa, regressando "aflita e "em pânico" à pelos serviços tributários de inspeccionar e fiscalizar duas Direcção de Finanças. Só regressou para completar a sociedades da Mármores Longarito. Estava precisamente a fiscalização quando garantiu o apoio da PSP, que viria trabalhar num dos gabinetes disponibilizados pela gerência posteriormente a "assegurar a normalidade" da inspecção. da empresa, quando um dos sócios, António Longarito, a O tribunal consideraria "credível" a versão da acusação, a abordou. despeito do empresário ter jurado que não sabia que a ofendida tinha duas filhas e que não tinha proferido "as Após referir que não tinham dinheiro para pagar as coimas palavras em causa nos autos". (eventualmente altas) que lhes aplicassem, o responsável Na sequência do incidente, a inspectora viria a passar por adiantou ser um homem já com 72 anos, "com uma doença uma "fase depressiva", chegando mesmo a estar de baixa incurável", e por isso com poucos meses de vida pela durante algum tempo. O empresário já anunciou que vai frente., "Mas a senhora não vai ficar cá para assistir", terá a recorrer da sentença. visado o empresário, que ainda garantiu que se fosse para a in Jornal de Notícias, 5.10.09 cadeia não ficaria "muito tempo por lá".
  17. 17. antetítulo Viana do Castelo Vai pagar 10 mil euros Título por ameaça a inspectora Quem? Um empresário de Areosa Lead O quê? foi condenado em tribunal Quando? --- Onde? Viana do Castelo Como ? Corpo da Notícia Porquê?
  18. 18. Título Que qualidades deve ter o título? - Conter a informação básica para o leitor; - Ser atractivo, para despertar o interesse; - Ser breve.  Aparece no início da notícia, é o que chama a atenção para ler a notícia.  Não é muito longo, mas deve estar sempre em destaque ( letras gordas, negrito e com um tamanho superior ao resto na notícia).
  19. 19. Título Se o título não chamar a atenção das pessoas, nem for criativo, muitas delas não lêem a notícia, nem sequer chegam a ler o Lead. Assalto num banco do Porto Ladrão apanhado em flagrante a assaltar um banco no Porto Este dois títulos referem-se à mesma notícia, só que um deles motiva mais as pessoas a lê-la.
  20. 20. Lead  Geralmente é o primeiro parágrafo, responde a quase tudo o que os leitores desejam saber, diz :  com quem se passou ( sujeito);  O que aconteceu ( acção do acontecimento);  O sítio onde ocorreu (local da ocorrência);  Quando se passou (momento da ocorrência).  É uma espécie de resumo da notícia. A maioria das pessoas só lê o Lead da notícia e a partir daí decide se lê a notícia toda ou não. Este deve ser objectivo e chamativo, tal como o Título.
  21. 21. corpo da notícia  O corpo da notícia fala mais profundamente da notícia; geralmente quando a notícia fala de um tema interessante e os leitores têm tempo, gostam de ler esta parte da notícia, pois é mais detalhada, diz como se passou e porque é que se passou. Paula Cruz 2009/2010

×