Comunicação integrada de marketing para pequenos negócios de moda

1,181 views

Published on

Published in: Marketing
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,181
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
85
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Comunicação integrada de marketing para pequenos negócios de moda

  1. 1. Comunicação Integrada de Marketing para Pequenos Negócios de Moda PAULA DORSCH FEMME MARKETING E CONTEÚDO
  2. 2. MERCADO GLOBAL E RITMO ACELERADO  A indústria da moda tem um ritmo extremamente acelerado, consumindo novas ideias e tendências vertiginosamente.  Com os novos canais de comunicação e vendas on-line, o mercado tornou-se mais amplo e diversificado, como também cada vez mais competitivo.  Construir uma imagem forte é fundamental para qualquer marca de moda. A marca é a personalidade de uma empresa e o que ela espera representar para o cliente.  Devido às condições de mercado, a explosão da comunicação digital, consumidores mais exigentes e níveis mais acirrados de competição, é mais difícil para as marcas de moda, grandes e pequenas, competirem.
  3. 3. DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO  O crescimento dos canais de comunicação e acesso à diálogos de duas vias com o cliente significa que ainda é possível criar uma marca forte e focada capaz de atrair o consumidor moderno.  As marcas devem ouvir os clientes e responder de acordo, desenvolver produtos direcionados e personalizar o marketing e as campanhas promocionais.  Como os consumidores de moda são cada vez mais bombardeados com informações de marcas e etiquetas competindo pela sua atenção, eles estão cada vez mais hábeis em filtrar essas informações e pesquisar pelo que procuram.  Para uma marca de moda, há uma pressão para fornecer as informações certas no formato certo, na hora certa e para o público certo.
  4. 4. PÚBLICO CERTO?  É importante conhecer muito bem o seu público para poder montar criar uma identidade de marca e estratégias de resultados.  Características Demográficas (Sexo, idade, condições socioeconômicas, nível de instrução, tipos de família)  Características Geográficas (Bairro, cidade, região)  Características Psicográficas (Atividades, interesses, opiniões)  Características Comportamentais (Ocasião de compra, Benefícios Procurados, Utilização, Atitudes, ETC)
  5. 5. Quem é seu público?  Descreva seu público-alvo dando características humanas:  Onde ele vive?  Onde ele frequenta?  Que música ele ouve?  Quantos anos ele tem?  Qual o nível de instrução?  O que é prioridade na vida dele?  Quais os sentimentos eles buscam ao consumir seu produto/serviço?
  6. 6. TRAÇANDO ESTRATÉGIAS!  Após identificar e traçar uma identidade para o seu público é a hora de criar o Planejamento Estratégico de Comunicação e Marketing;  O Plano de Comunicação e Marketing começa com a descrição detalhada do seu público alvo e com o estabelecimento de objetivos de marketing:  Lançar uma marca no mercado;  Estabelecer uma identidade;  Gerar relacionamento;  Aumentar o ticket-médio;  Etc.  É um documento onde serão descritas todas as ações e plataformas de atração e relacionamento com o seu público-alvo;  É importante considerar a verba e os recursos humanos para execução de cada ação. Ser criativo é lindo mas não basta para ter RESULTADOS!
  7. 7. PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING  Público-alvo  Objetivos  Ações:  Campanhas (Outono/Inverno – Primavera/Verão, etc)  Produção de Site  Ações para datas comemorativas  Produção de Lookbook e Catálogo  Plano de e-mail marketing/newsletter  Endomarketing (Treinamento e motivacional de equipe)  Cronograma de Assessoria de Imprensa  Planos de relacionamento (eventos, programa de fidelidade, etc  Cronograma (atividade, deadline e responsável)
  8. 8. O PLANO NA PRÁTICA PARA PEQUENAS EMPRESAS O que uma marca com pouco orçamento para comunicação e marketing pode fazer para ser lembrada!
  9. 9. Mídias Sociais  Foursquare  O Foursquare é um aplicativo que permite compartilhar com seus amigos a sua localização e acumular “selos”. É interessante para empresas do segmento de moda pois é uma fonte de divulgação espontânea.  As marcas podem trabalhar com uma promoção de desconto para a primeira compra com check-in, por exemplo. Esse tipo de utilização do app gera interação com clientes, aproximação e fidelização.
  10. 10. Mídias Sociais  Instagram  O Instagram é apontado como o aplicativo com maior engajamento entre o público feminino. Principalmente para os negócios de moda destinados a classe C e B é um app imprescindível .  Além de fotos o aplicativo permite a postagem de vídeos de até 15s, uma excelente ferramenta para apresentar novas coleções, por exemplo.  Outra vantagem é que, diferente do Facebook, não tem o Edge Rank que limita a entrega de postagens.  É importante trabalhar as imagens com boa qualidade e conceito da marca.
  11. 11. @adorofarm @doramilaoficial @espacond @viamia @levis @havaianas
  12. 12. MÍDIAS SOCIAIS  Facebook  Conteúdo: o conteúdo do Facebook deve ser construtivo para as clientes que curtem a marca, além de produtos é importante fazer posts que estimulem o relacionamento e identificação das clientes com a marca;  Fotos: as fotos utilizadas em todas as mídias devem ser bem produzidas, com boa resolução e com a identidade da marca;  Engajamento: o engajamento é a principal métrica utilizada para medir o sucesso de uma marca. Embora ter muitas curtidas possa ser um número interessante ele não garante que a seguidora da fanpage se interessa pela marca e produtos.
  13. 13. MÍDIAS SOCIAIS  FÓRMULA SIMPLES DE ENGAJAMENTO número “falando sobre isso” ________________________ X 100 número de fãs Média boa 4 a 5. *dados fornecidos pelo Facebook Insights
  14. 14. MÍDIAS SOCIAIS  O uso de sorteios para promover a página diminui o engajamento e após um tempo o número de curtidas na fanpage começa a cair se o conteúdo não for relevante .  Frequência: é importante manter a frequência de postagens na fanpage de pelo menos três vezes ao dia para que as mensagens possam ser sempre vistas;  Relacionamento: é importante que tenha alguém responsável por responder as dúvidas que possam surgir na fanpage em poucas horas.
  15. 15. MÍDIAS SOCIAIS  Facebook ADS: campanhas de promoção da página com o ADS são extremamente importantes pois há a possibilidade de segmentar o que torna o público da página formado de potenciais clientes, diferente dos sorteios, por exemplo.  Além disso, com o ADS também é possível segmentar promoções para locais específicos ou públicos específicos. Por ex.: promoção para novas lojas inauguradas em outros bairros/municípios/cidades.
  16. 16. MÍDIAS SOCIAIS  Blog  O blog é uma excelente ferramenta de relacionamento com as clientes pois por meio dele reforça-se o posicionamento e identidade de marca tornando-a lembrada pelo público.  É importante ter uma frequência de publicações de, pelo menos, uma vez por semana com conteúdo planejado de acordo com as tendências de busca no site e interações no Facebook.
  17. 17. MARKETING DE RELACIONAMENTO  São as ações que buscam promover maior interação entre a empresa e seus clientes, além de criar uma nova dinâmica nesta relação.  Objetivos: criar vínculos buscando a satisfação do cliente e a rentabilidade da empresa; reforçar o bom atendimento com um bom pós-venda; trazer o cliente de volta a loja muito mais propenso a à compra.  Cadastro de clientes (Se não tiver um sistema utilize o Excel)  Coquetel de lançamento  Programa de Fidelidade que dê descontos para os clientes mais assíduos  Contato com os clientes em datas como aniversário, páscoa, natal, dia das mulheres
  18. 18. OUTROS  VITRINE: criar vitrines temáticas atrai a atenção dos potenciais clientes e ajudam a reforçar a identidade da marca e coleção;  FORMADORAS DE OPINIÃO: fazer parcerias com formadoras de opinião pode ser uma boa pois essas possuem um circulo de influência fiel ao que dizem;  WEBSITE: o site, mesmo com o crescimento das mídias sociais, ainda é importante pois o primeiro canal onde um cliente pode procurar sua marca é o Google. Ele servirá como um portal de compartilhamento de informações básicas.  Anúncios: outdoor, jornais, banners online, e demais veículos de publicidade.
  19. 19. FIM!
  20. 20. contato@essenciafemme.com.br Rua Gelú Vervloet dos Santos, nº 500, Ed. Omni Towers, Sala 1608, Jardim Camburi Assessoria de Marketing e Comunicação Marketing Digital Marketing de Relacionamento Eventos Corporativos (coquetéis, treinamento de equipe, etc) Cursos, workshops e palestras na área de Moda e Comunicação Consultoria de Marketing e Comunicação para Pequenas empresas Treinamento em Mídias Sociais para empreendedores

×