Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

População brasileira

1,105 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

População brasileira

  1. 1. PopulaçãoBrasileiraPré-Vestibular ConstruçãoDisciplina: Geografia .Prof.ª: Paula Azevedo.
  2. 2. DEMOGRAFIA• Estudo de vários aspectos da população humana.• O conhecimento dos dados demográficos de um país é muito importante para que ele seja bem administrado.• Produção, consumo, emprego, saúde, educação e habitação são alguns dos itens que necessitam do conhecimento sobre as características da população para o desenvolvimento de suas políticas pública.• IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)• IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)
  3. 3. O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO CRESCIMENTO POPULACIONAL OU DEMOGRÁFICO NATALIDADE IMIGRAÇÃO MORTALIDADE População relativa ou densidade demográfica é o total de habitantes dividido pela área que ocupam ou é a média da distribuição da população total pelo território.BRASIL: 190.000.000 (habitantes) O Brasil possui baixa 8.547.000 (Km²) densidade demográfica , pois, está abaixo daDensidade demográfica = 22,3 média mundial. É um paíshab./km² populoso (grande população absoluta), masMundo: 6.500.000.000 (hab.) pouco povoado (baixa 194.000.000 (km²) densidade demográfica)DD = 43,6 hab./km²
  4. 4. O Crescimento da PopulaçãoBrasileira
  5. 5. DISTRIBUIÇÃO IRREGULAR: as regiões Sul, Sudeste e Nordeste concentram mais de80% da população em cerca de 36% do território nacional, enquanto as regiõesNorte e Centro – Oeste, possuem densidade demográfica de ~ 2,3 hab./kmª, em64% do território.
  6. 6. QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS PARA DESTRIBUIÇÃO POPULACIONAL IRREGULAR?ÍNDICE DE GINI: CONCENTRAÇÃO DE RENDA DE CADA GRUPO.IDH (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO): PARÂMETROS DE RENDA, EDUCAÇÃO EESPECTATIVA DE VIDA.
  7. 7. CARACTERÍSTICAS E DISTRIBUIÇÃO DAPOPULAÇÃO BRASILEIRA
  8. 8. A pirâmides etárias sãorepresentações gráficasda população classificadapor sexo e idade. No eixovertical (y) estãoindicadas as diversasfaixas etárias, enquantoque no eixo horizontal (x)está indicada aquantidade de população:as barras da esquerdarepresentam a populaçãomasculina e as barras dadireita representam apopulação feminina.
  9. 9. O estímulo à imigração e a maior qualificação profissional dos imigrantes significoua exclusão do negro e do mestiço do mercado de trabalho brasileiro.No começo do século 20, cerca de 90% dos operários da indústria paulista eramimigrantes de origem europeia. Eles formavam a maioria dos trabalhadores docomércio, dos serviços de transporte, das empresas de energia e dos correios etelégrafos.
  10. 10. Pardos: 42,6%Brancos: 49,7%Negros: 6,9%Indígenas: 0,3%Amarelos: 0,5%
  11. 11. Há décadas prevalece no território brasileiro o deslocamento populacional doNordeste para o Sudeste, sendo que esse fluxo migratório se dirige principalmentepara o Estado de São Paulo.De acordo com os dados do IBGE, os deslocamentos populacionais no Brasil, noperíodo 1995/2000, totalizaram 5.196.093 pessoas, cifra que é 3,7% superior aos5.012.251 observados entre 1986/1991.Cerca de 65% desse total é composto por deslocamentos ocorridos entre as regiõesbrasileiras (migração inter-regional) e 35% no interior destas regiões (migraçãointra-regional).
  12. 12. MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS:o aparecimento deconglomerados de cidades deuorigem a um novo tipo demovimento migratório: ummovimento diário, quepodemos chamar dedeslocamentos pendulares

×