Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Agricultura biológica

8,100 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Agricultura biológica

  1. 1. Agricultura Biológica • Conceito • Vantagens • Desvantagens
  2. 2. «A Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar do recurso a factores de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos.» Codex Alimentarius Comission, FAO/WHO, 1999 A Agricultura Biológica – é um tipo de agricultura que não recorre ao uso de fertilizantes químicos e pesticidas.
  3. 3. A agricultura Biológica caracteriza-se por ter uma base: Ecológica Baseia-se no funcionamento do ecossistema agrário e recorre a práticas – como rotações culturais, adubos verdes, luta biológica contra pragas e doenças - que fomentam o seu equilíbrio e biodiversidade . Holística Baseia-se na interacção dinâmica entre o solo, as plantas, os animais e os humanos , considerados como uma cadeia indissociável , em que cada elo afecta os restantes.
  4. 4. Sustentável Visa:         - Manter e melhorar a fertilidade do solo a longo prazo, preservando os recursos naturais do solo, água e ar e minimizar todas as formas de poluição que possam resultar de práticas agrícolas.         - Reciclar restos de origem vegetal ou animal de forma a devolver nutrientes à terra , minimizando deste modo o uso de recursos não-renováveis.
  5. 5. A agricultura biológica traz benefícios significativos: Preserva o ambiente, uma vez que não polui o ar, os solos e a água ; A melhor valorização dos produtos agrícolas , através de um mercado em franco crescimento; Protege a saúde, ao não recorrer a pesticidas químicos e adubos químicos; Produz alimentos de qualidade , através de um método que é benéfico para a saúde dos consumidores; e para a preservação do solo, da água, e da biodiversidade de espécies animais e vegetais; Produção de alimentos com elevado teor nutritivo, sabor e odor.  
  6. 6. Mas também há desvantagens... Os preços dos produtos biológicos são mais elevados que na agricultura de mercado; Os produtos biológicos são menos “aliciantes aos olhos” do consumidor; A produtividade é menor. Será então a Agricultura biológica uma prática a seguir?
  7. 7. Em Março de 2000 a Comissão Europeia criou um símbolo com a menção "Agricultura Biológica   A BIOCOOP é uma cooperativa de consumidores vocacionada para a comercialização e divulgação dos produtos provenientes de agricultura biológica. ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE AGRICULTORES BIOLÓGICOS DA BEIRA INTERIOR

×