Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A importância da pós-graduação para a Biblioteconomia

273 views

Published on

Palestra proferida no dia 12 de junho de 2017 durante a Semana Acadêmica do Curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

A importância da pós-graduação para a Biblioteconomia

  1. 1. A importância da pós-graduação na Biblioteconomia Paula Carina de Araújo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Federal do Paraná (UFPR) The Information School – University of Washington (UW) Bolsista Fulbright/CAPES
  2. 2. Paula Carina de Araújo Doutoranda em Ciência da Informação – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Visit Research - Fulbright/CAPES Visit Student – Information School na University of Washington Bibliotecária – Universidade Federal do Paraná (UFPR) Seattle Public Library, Outubro de 2016.
  3. 3. Bibliotecário Classificação Brasileira de Ocupações Disponibilizam informação em qualquer suporte; gerenciam unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação. Tratam tecnicamente e desenvolvem recursos informacionais; disseminam informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolvem estudos e pesquisas; realizam difusão cultural; desenvolvem ações educativas. Podem prestar serviços de assessoria e consultoria.
  4. 4. Pós-graduação no Brasil Lato-sensu Especializações (inclui o Master Business Administration (MBA)). Independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007. Os cursos de pós-graduação lato sensu a distância podem ser ofertados por instituições de educação superior, desde que possuam credenciamento para educação a distância.
  5. 5. Pós-graduação no Brasil Stricto sensu Compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.). Ao final do curso o aluno obterá diploma. São sujeitos às exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento previstas na legislação - Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.
  6. 6. Pós-graduação no Brasil Stricto sensu Mestrado Profissional Regulamentado pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009. Voltado para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Objetivo: contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas.
  7. 7. Pós-graduação no Brasil Stricto sensu Mestrado Acadêmico / Doutorado O Parecer CES/CFE 977 de 1965, cujo relator foi Newton Sucupira, fornece a base conceitual que define a pós-graduação stricto sensu - mestrados acadêmicos e doutorados. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
  8. 8. Pós-graduação no Brasil Mestrado Acadêmico / Doutorado São três os objetivos práticos que justificam a necessidade do oferecimento de mestrados e doutorados eficientes e de alta qualidade: formação de professorado competente que possa atender a demanda no ensino básico e superior garantindo, ao mesmo tempo, a constante melhoria da qualidade; estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio da preparação adequada de pesquisadores; assegurar o treinamento eficaz de técnicos e trabalhadores intelectuais do mais alto padrão para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores.
  9. 9. Pós-graduação no Brasil Crítica 1 Formação de professorado competente que possa atender a demanda no ensino básico e superior garantindo, ao mesmo tempo, a constante melhoria da qualidade. Estágio de docência – requisito somente para aluno bolsista Didática, preparação de aula, contexto educacional brasileiro, etc.
  10. 10. Pós-graduação no Brasil Crítica 2 Estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio da preparação adequada de pesquisadores. Maior investimento. Produção científica. É o foco da avaliação da pós-graduação. Pesquisador e docente no caso brasileiro.
  11. 11. Pós-graduação no Brasil Crítica 3 Assegurar o treinamento eficaz de técnicos e trabalhadores intelectuais do mais alto padrão para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores. Menor investimento. Foco na docência e pesquisa.
  12. 12. Razões para cursar pós-graduação no Brasil Biblioteconomia - Aperfeiçoamento profissional (especialização e mestrado profissional) - Crítica: por que escrever monografias de especialização e dissertação? - Os docentes tem vivência da prática? Como resolver? - Tornar-se um docente (mestrado e doutorado) - Ter um aumento no salário (servidores públicos especialmente) - Tornar-se um pesquisador (mestrado e doutorado)
  13. 13. Portanto... O nosso modelo de pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu deveria estar mais fortemente fundamentado em seus três objetivos, igualmente: Formar docentes, pesquisadores e profissionais que contribuam para o desenvolvimento do país.
  14. 14. Por que eu escolhi a pós- graduação? Incentivo da minha família para o estudo; Buscar a formação como docente; Aperfeiçoamento como pesquisadora; Incentivo financeiro; Aumentar a minha rede de contatos; Possibilidade de estar mais tempo envolvida na academia.
  15. 15. O que mais a pós-graduação pode proporcionar? Networking pessoal e profissional Intercâmbio Cultural e Acadêmico Diferentes visões de mundo Interesse por outras áreas do conhecimento Amigos
  16. 16. O modelo americano Mestrado e Doutorado são considerados cursos de pós-graduação. Exemplo : The Information School – University of Washington Master of Library and Information Science Master of Science and Informatin Management Ph.D in Information Science
  17. 17. O modelo americano Mestrado Projeto com aplicação prática. Doutorado Tese nos mesmos moldes do Brasil.
  18. 18. Apresentação do Capstone (Projeto Final) dos alunos de mestrado da The Information School - University of Washington
  19. 19. Minha experiência UFPR (2009-2011) Mestrado em Ciência, gestão e tecnologia da informação. Orientador: Newton Corrêa de Castilho Junior Dissertação: ”Contribuições da gestão da informação para o subprocesso de coleta do processo de inteligência competitiva” Ideia a partir da minha experiência profissional Busca por aplicação prática
  20. 20. Minha experiência UFPR (2009-2011) Networking com profissionais de outras áreas; Conhecimento sobre diferentes temáticas; Amigos Desejo de cursar o doutorado Visão crítica sobre a pós-graduação Turma de Mestrado 2009-2011
  21. 21. Minha experiência UNESP (2015-) Doutorado em Ciência da Informação. Orientador: José Augusto Chaves Guimarães Co-Orientador: Joseph Tennis Tese: ”Epistemologia da organização do conhecimento” Meu trabalho com produção científica Curiosidade pelo estudo da Filosofia
  22. 22. Minha experiência Fulbright/CAPES (2016-2017) Estágio Doutoral em Ciências Humanas, Sociais e Artes. Orientador: José Augusto Chaves Guimarães Supervisor: Joseph Tennis Projeto: ”Epistemologia da organização do conhecimento” Busca por conhecimento especializado para o método aplicado na tese. Intercâmbio acadêmico e cultural nos Estados Unidos.
  23. 23. Estágio Doutoral Fulbright/CAPES Short Term English Program 3 semanas de curso de inglês financiados pelo Departamento de Estado Americano; University of Washington; Estudantes do mundo todo (Colombia, Brasil, Coreia do Sul, Japão, China, Turquia); Turma do STEP Program, Setembro de 2016.
  24. 24. Estágio Doutoral Fulbright/CAPES Short Term English Program Conhecimento sobre o sistema de ensino superior americano; Explorar os pontos turísticos de Seattle, WA e aperfeiçoar o inglês. Ferry para Bainbridge Island, Setembro de 2016.
  25. 25. Dica! Invista no aprendizado de um segundo, terceiro... idioma o mais rápido possível. O inglês é essencial.
  26. 26. Estágio Doutoral Fulbright/CAPES Fulbright/CAPES Program Estudo independente; Reuniões periódicas com o supervisor; Participação em aula como aluno ouvinte; Participação em palestras nos mais diversos departamento no campus. Viver intensamente o ambiente universitário (post no blog Fulwriters) Prof. Joe Tennis e suas orientandas.
  27. 27. Estágio Doutoral Fulbright/CAPES Fulbright/CAPES Program Participação em Conferências como ouvinte a apresentando trabalho; Participação em grupos de leitura e pesquisa; Eventos culturais; Atividades acadêmicas e culturais para alunos internacionais; Atividades da comunidade, por meio da biblioteca pública por exemplo. March For Science, Abril de 2017.
  28. 28. Suzzallo Library
  29. 29. Seattle Public Library
  30. 30. Law Library
  31. 31. Dicas! Estabeleça seus objetivos. Se entre eles estiver cursar uma pós-graduação no Brasil: Invista já no aprendizado de um segundo idioma; Pesquise os diversos cursos e suas linhas de pesquisa; Busque leituras que irão te ajudar a decidir a temática da pesquisa;
  32. 32. Dicas! Se entre eles estiver cursar uma pós-graduação no exterior: Invista já no aprendizado de um segundo idioma; Pesquise os diversos cursos e suas linhas de pesquisa; Analise as cidades e as universidades; Monitore as oportunidades de bolsas de estudo; Monitore a abertura de editais nas universidades que você tem interesse; Busque leituras que irão te ajudar a decidir a temática da pesquisa;
  33. 33. Dicas! Bolsas de Estudos no Exterior: Fulbright Brasil http://fulbright.org.br/ CAPES http://capes.gov.br/ Intercâmbio https://www.estudarfora.org.br/intercambio-nos-eua-modalidades/ Embaixada dos EUA no Brasil https://www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.BR/
  34. 34. Paula Carina de Araújo paula.carina.a@gmail.com Green Lake Park – Seattle, WA.

×