Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto gelo

141,601 views

Published on

Projeto "Gelo"

Published in: Education
  • Login to see the comments

Projeto gelo

  1. 1. Projeto “Gelo” FEVEREIRO DE 2016 Grupo dos 3/4 anos – Sala dos bombeiros
  2. 2. Concluímos que O GELO TINHA DERRETIDO. Mas como? O que faz o gelo derreter? Esta foi uma questão que quisemos ver esclarecido, por isso iniciamos o nosso Projeto “Gelo” e com ele uma série de experiências e atividades.
  3. 3. PROBLEMA MOTIVO SOLUÇÃO O QUE ACONTECEU Porque derrete o gelo? “Por causa da luz.” “A luz é muito forte.” “O gelo tem que ficar no escuro.” Colocamos o gelo dentro do armário da Sofia (“é muito escuro). O gelo derreteu!
  4. 4. PROBLEMA MOTIVO SOLUÇÃO O QUE ACONTECEU Porque derrete o gelo? “Está parado.” “Tem que se mexer sempre para não derreter.” “Pode-se mexer com uma colher.” Dois cientistas estiveram a mexer o gelo durante um período de tempo. O gelo derreteu!
  5. 5. PROBLEMA MOTIVO SOLUÇÃO O QUE ACONTECEU Porque derrete o gelo? “O gelo derrete porque tem água dentro e ela saí.” “Temos que partir o gelo.” “Pode ser com um martelo.” Partimos o gelo com um martelo. O gelo derreteu!
  6. 6. PROBLEMA MOTIVO SOLUÇÃO O QUE ACONTECEU Porque derrete o gelo? “O gelo derrete porque há luz e por causa do escuro.” “Tem que ficar dentro de um saco.” “E bem fechado com uma mola.” Colocamos pedras de gelo dentro de um saco fechado. O gelo derreteu!
  7. 7. PROBLEMA MOTIVO SOLUÇÃO O QUE ACONTECEU Porque derrete o gelo? “O gelo ficou em água.” “Derreteu tudo.” “Não temos mais ideias.” “Não está muito frio por isso derrete.” “Tem que ficar no congelador.” Enchemos copinhos plásticos com água e tinta e colocamos no congelador. O gelo NÃO derreteu!
  8. 8. “O gelo derrete porque não está muito frio.” “O calor faz o gelo derreter.” “O gelo derretido é água.” “O congelador faz gelo.” “O congelador transforma a água em gelo.”
  9. 9. Depois desta descoberta…
  10. 10. PINTURA COMGELO COLORIDO Com a última experiência, água e tinta em copos plásticos que tínhamos colocado no congelador, fizemos lindas e divertidas pinturas.
  11. 11. O contrário de frio é… quente! O Gil, pai da Liana, veio até à nossa escola fazer pizza, que colocamos a assar no forno. Porque “o congelador faz as coisas ficarem frias, o forno faz as coisas ficarem quentes!”
  12. 12. Uma delicia que partilhamos com os construtores! Obrigada Gil!
  13. 13. Sessão decinemamatiné…“Frozen – oReino do gelo” Com cadeiras almofadas… pipocas… e um escurinho aconchegante, fomos até à Ancorensis Cooperativa de Ensino ver o filme Frozen.
  14. 14. … nem todos conseguimos ver o filme do início ao fim!
  15. 15. Com tinta branca congelada (colocamos previamente em cuvetes de gelo a congelar), desenhamos e pintamos um boneco de neve. A seguir, utilizamos cotonetes para pintar os pormenores.
  16. 16. Terminamos o nosso Projeto “Gelo” com a entrada da primavera e alguém a sugerir… “Temos que ir ver o que se passa na lua. Se ela é branca é porque tem gelo e neve.” Isto promete!

×