Viva apresentação start 2013 - recomendações - slide share

387 views

Published on

Dia 18 de outubro de 2013, a VIVA! apresentou as recomendações finais para a sustentabilidade do evento START 2013 | Seminário de Sustentabilidade (da Net Impact Porto Alegre), levando em consideração as expectativas dos stakeholders identificadas no engajamento do evento – o pré-START 2013.
O pré-START aconteceu no dia 08 de outubro, com a participação de Net Impacters, admiradores do evento START, especialistas sobre o tema sustentabilidade de empresas do RS e apoiadores do evento em 2013. Fizemos o engajamento com a parceria da empresa SUBSTANTIVA | Educação Corporativa, que utilizou a metodologia World Café, de co-criação, para inspirar, influenciar e instigar os participantes sobre o assunto. Ao final, a partir das especificidades e critérios apresentados pela VIVA!, a SUBSTANTIVA identificou as questões relevantes sobre a sustentabilidade do START 2013 para o público presente.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
387
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Viva apresentação start 2013 - recomendações - slide share

  1. 1. Sustentabilidade START 2013 NET IMPACT Porto Alegre
  2. 2. POLÍTICA DE GESTÃO PARA A NET IMPACT PORTO ALEGRE A VIVA! recomenda que a Net Impact – alinhada à implementação do sistema de gestão para a sustentabilidade do evento START 2013 – tenha como meta a estruturação de sua própria Política de Sustentabilidade Ambiental. Esta servirá de guia para que a Net Impact trabalhe de forma integrada, com coerência e com maior expertise para a criação e desenvolvimento de negócios e projetos que sejam comprometidos com a sustentabilidade, em Porto Alegre.
  3. 3. POLÍTICA DE GESTÃO PARA A NET IMPACT PORTO ALEGRE • Elaborar uma Política Ambiental, com princípios e diretrizes, que aborde todas as características ambientais aplicáveis, e que seja disponibilizada para interessados;
  4. 4. POLÍTICA DE GESTÃO PARA A NET IMPACT PORTO ALEGRE • Criar objetivos ambientais relacionados ao evento START 2013, que abordem os seguintes critérios: gestão das informações, gestão de resíduos, energia, qualidade do ar, água, aquisições, comunidade; 1. Identificar e envolver as principais partes interessadas do evento com questões de sustentabilidade; 2. Medir resíduos e implementar uma estratégia de gestão de resíduos; 3. Alocar os recursos necessários para que o evento seja sustentável; 4. Ampliar o nível de comunicação e informação entre os gestores do evento e os públicos envolvidos, sobre as questões de sustentabilidade; 5. Ampliar o impacto social do evento.
  5. 5. POLÍTICA DE GESTÃO PARA A NET IMPACT PORTO ALEGRE • Designar um ou mais membros da equipe para implementar as iniciativas de sustentabilidade ambiental relacionados ao evento START 2013; Situação atual: os organizadores se envolveram desde o planejamento, a partir da ações já realizadas no START 2012. • Exigir de fornecedores, por escrito: a política de sustentabilidade ambiental – assinado em declaração por um gerente de suporte – com um mínimo de práticas de gestão ambiental. Solicitar o fornecimento de um relatório, pósevento, das conquistas ambientais alcançadas em relação às metas estabelecidas. Situação atual: não houve possibilidade.
  6. 6. START 2013 Engajamento | Parceria Substantiva / VIVA!
  7. 7. START 2013 Engajamento Percepções de Stakeholders & Ações Net Impact (desde o planejamento) Informação pré-evento/Transevento e Pósevento: Relatório de Sustentabilidade Incentivo à alimentação inclusiva vegetarianos Incentivos à carona e utilização de meios de transporte coletivos ou alternativos (bicicleta) Apoiador: Fabíola Silvério (Gestão de resíduos) Sensibilização 1ª Região Tradicionalista + Convites às escolas locais
  8. 8. START 2013 Engajamento | Critérios relevantes
  9. 9. START 2013 Sustentabilidade START+ Especificidades + Critérios = Recomendações para o evento Informação Alimentação e Bebidas Comunicação e Marketing Acomodações Local Instalações Internas Transporte Audiovisual • Recomendações relacionadas ao critério INFORMAÇÃO, para cada especificidade Gestão de resíduos Comunidade • Recomendações relacionadas ao critério GESTÃO DE RESÍDUOS, para cada especificidade • Recomendações relacionadas ao critério COMUNIDADE, para cada especificidade
  10. 10. START 2013  Projeto voltado à gestão de resíduos da 1º Região Tradicionalista (influenciar projetos reais + visibilidade na mídia);  Convidar os professores das escolas da comunidade local (impacto na comunidade local);  Ações criadas para minimizar impactos ambientais.
  11. 11. OBRIGADA! Patricia Rabello patricia@vivasustentabilidade.com.br 51 8144 1624

×