Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Sistema digestivo

1,306 views

Published on

Ciências naturais - 9º ano

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Sistema digestivo

  1. 1. O corpo anseia por energia…
  2. 2. NutrientesBiomoléculas utilizadas no metabolismo dos seres vivos e que,no caso dos animais, são adquiridas através da ingestão de alimentos
  3. 3. Proteínas Constituem a base estrutural do nosso corpo e são indispensáveis para a formação e crescimento dos músculos, órgãos, pele e ossos.Também fornecem energia.Numa dieta equilibrada, as proteínasdevem contribuir com 10 a 15% do valorenergético diário.As proteínas existem em maiorquantidade nacarne, aves, peixe, ovos, produtoslácteos e soja.
  4. 4. Gorduras ou Lípidos Fornecem energia, Entram na constituição de todas as estruturas celulares do nosso corpo, Fornecem os ácidos gordos essenciais que noa ajudam a absorver as vitaminas A, D, E e KE ainda melhoram o sabor dos alimentos.Devemos evitar ingeri-las em doseselevadas, no máximo devem representar 30a 35% da ingestão calórica diária.Algumas fontes de gorduras são oazeite, manteiga, óleos vegetais, frutossecos oleaginosos, ovos, peixes gordos ecarnes gordas.
  5. 5. Hidratos de carbono ou açucares Fornecem o combustível que o nosso cérebro e o nosso corpo precisam para as suas actividades diárias. Recomenda-se um consumo entre 55 a 60% do valor energético diário. Inclui açúcares (presentes, por exemplo, na fruta e no açúcar de adição) e amidos (presentes, por exemplo, no pão, arroz, massas e batatas).Quanto aos açúcares, a sacarose é benéfica, jáque é um constituinte natural de muitosalimentos como a fruta.Pelo contrário, o açúcar adicionado aosalimentos ou às bebidas pode tornar-seproblemático, se for consumido em exagero.
  6. 6. Vitaminas Indispensáveis para o crescimento e para a manutenção do equilíbrio do organismo. Não fornecem energia, mas são essenciais em pequena quantidade para regular muitos dos nossos processos metabólicos.Têm funções diversas e específicase encontram-se numa grandevariedade de alimentos de origemanimal e vegetal.
  7. 7. Minerais Não fornecem energia, mas são imprescindíveis ao organismo humano em pequena quantidade. Fundamentais para a conservação e renovação dos tecidos, para o bom funcionamento das células nervosas (cérebro) e intervêm em muitas reacções que ocorrem no organismo.Existem em muitos alimentos de origem animale vegetal.Exemplo: o sódioAs principais fontes de sódio são os alimentosprocessados e o sal de cozinha.Deve ser consumido com moderação devidoaos seus efeitos nocivos nos vasossanguíneos e pressão arterial
  8. 8. ÁguaA água é a substância que existe emmaior quantidade no corpo humano,representando cerca de dois terços donosso peso corporal.É o nutriente necessário em maiorquantidade.Não fornece energia.Transporta nutrientes e outrassubstâncias no corpo humano,Serve como meio onde ocorrem muitasreacções do organismoAjudar a manter a temperatura corporal.
  9. 9. Função das enzimas Enzimasdigestivas Processo químico
  10. 10. Dentição definitiva e função dos dentes Processo mecânico
  11. 11. Deglutição – órgãos envolvidosFossas nasais ÚvulaBolo alimentar Língua Epiglote Faringe Laringe
  12. 12. Movimentos peristálticos no esófago
  13. 13. Digestão no estômago
  14. 14. Digestão no intestino delgado – órgãos envolvidos Fígado Vesícula biliar Pâncreas Intestino delgado
  15. 15. Estrutura interna do intestino delgado Vilosidade intestinal Capilar sanguíneo Capilar linfático Vaso linfático Capilar sanguíneo
  16. 16. O mito de que a laranja “ànoite é prata, à tarde éouro e à noite mata” foilançado pelos senhoresfeudais no final da idademédia para evitar osroubos do povo aospomares. Levaram apensar que as laranjascolhidas ou comidas ànoite eram fataisComer laranjas à noite faz malà saúde
  17. 17. É perigoso comer gelados durante a digestão Antigamente as pessoas não tinham muito dinheiro e os gelados eram muito caros, por isso os pais diziam às crianças que fazia mal comer gelados depois da refeição, por forma que não os pedissem . Devido à sua temperatura e teor de gordura, os gelados podem causar algum desconforto abdominal e aumentar a digestão pois fazem aumentar o pH do estômago, diminuindo a eficiencia das enzimas. Mas não fazem mal à saúde nem param a digestão!
  18. 18. O pequeno almoço é a refeiçãomais importante do dia Durante a noite o corpo não é alimentado com nutrientes e por essa razão precisa de uma boa dose de energia pela manhã. Quando as pessoas não tomam o pequeno almoço ficam sonolentas, fracas, agitadas e desatentas. Isto acontece porque o organismo na ausência de nutrientes consome as reservas de açúcar para conseguir manter o nível de energia. Este situação costuma acontecer especialmente nas crianças que se recusam muitas vezes a tomar o pequenos almoço. O pequeno-almoço assume um papel extremamente importante na nossa rotina diária.
  19. 19. Comer chocolate provoca acneO acne é causado pelo excesso de oleosidade da pelecausado pelas hormonas. Não há nenhuma relação directaentre o consumo de algum alimento e o acne.Apesar de ser o vilão das dietas, quando consumidomoderadamente o chocolate pode razer benefícios para asaúde, pois ele é fonte de vitaminas A, B, C, D, minaraiscomo potássio, ferro, sódio e flúor. Além disso, podeaumentar o nível da serotonina, hormona que traz asensação de bem-estar que ajuda a combater a depressãoe a ansiedade.
  20. 20. Tomar banho durante a digestão mata O banho só atrapalha a digestão , atrasando-a, se for muito quente ou muito frio, pois a energia que o organismo tem de dispender para realizar a digestão tem de ser redirecionada para regular a temperatura corporal. Nadar na piscina ou no mar é mais prejudicial, não tanto devido à temperatura da água mas devido ao esforço muscular que, esse sim, pode fazer parar

×