Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

I si ana carolina

579 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

I si ana carolina

  1. 1. Subprojeto de Iniciação Científica:
  2. 2. O objetivo geral deste subprojeto de pesquisa édesenvolver uma base de dados de suporte àavaliação dos impactos resultantes da inserção donovo em áreas críticas da cidade, ou seja, de umanova inserção formal em estruturas urbanasconsolidadas e dotadas de preexistência crítica emcidades.
  3. 3. 1. Revisão de literatura no tema representação gráfica e mapeamento urbano-arquitetônico digital, para suporte no mapeamento urbano- arquitetônico balizador de reflexões e decisões relacionadas à inserção de nova arquitetura em preexistência crítica.2. Investigação e definição de programa de representação adequado e a ser utilizado para o mapeamento.3. Seleção e agrupamento de informações de dados para a construção cartográfica.4. Aplicação de modelos de representação de dados espaciais.5. Produção de Mapeamento.6. Elaboração de relatórios.
  4. 4. Ana Clara Mourão Moura: Geoprocessamento aplicado aoplanejamento urbano e à gestão do patrimônio histórico deOuro Preto – MG.◙Desenvolve diferentes aplicações do geoprocessamento parao planejamento urbano;◙Cria um roteiro metodológico de aplicação de recursos degeoprocessamento na gestão do patrimônio arquitetônico eurbanístico;◙ Objetiva ampla análise do território enfocado, comintegração dos estudos de planejamento e gestão.
  5. 5. Shelby Doyle: Data Mapping, Modeling and ExperientialSimulation as Information Management tools in Urban Systemand Infrastruture Design.◘ Documenta e avalia as tecnologias de modelagem esimulação urbana;◘Métodos de simulação urbana e mapeamento empregadosna solução de problemas da cidade;◘ Softwares comentados: CityEngine, Google Maps, GoogleStreet View, Sim City, Urban Sim;
  6. 6. Google Street View:◘Produto de comunicação cartográfica baseada emnavegação virtual;◘ Ferramenta de auxílio à escrita virtual sobre a cidade;◘ Permite-nos explorar locais através de imagens de 360 ​grausao nível da rua, possibilitanto a visita em locais diversos portodo o planeta.
  7. 7. Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Sabará – MG. Fonte: Google Street View
  8. 8. Vista de uma das pontes da cidade em estudo. Fonte: Google Street View .
  9. 9. WikiMapps:◘Serviço criado a partir de mapas digitais (Google Maps)para o mapeamento colaborativo das informações;◘ site ou aplicação digital onde o mapa é usado comoinstrumento para receber eventos alimentados pelas pessoasde maneira coletiva;◘Tem por objetivo permitir que grupos de pessoascompartilhem informações associadas a localizaçõesgeográficas.
  10. 10. Visualização do mapa criado, ainda em fase de teste.Fonte: <http://wikimapps.com/index.php/a/4e9475863bfb1/show>
  11. 11. Modos de visualização do mapa criado podem ser selecionado. Na imagem acima, foi selecionado o modo híbrido. Fonte: <http://wikimapps.com/index.php/a/4e9475863bfb1/show>
  12. 12. O mapa pode ser editado; podem ser adicionados marcadores com informações escritas, imagens e vídeos. Fonte: <http://wikimapps.com/index.php/a/4e9475863bfb1/show>
  13. 13. Os dados e as bases cartográficas utilizados nesse subprojetoestão sendo disponibilizados pelo projeto de pesquisadesenvolvido no nível de pós-graduação, intitulada: “Antigo-Novo na arquitetura de Sabará-MG: abordagem a partir daatuação do IPHAN entre as décadas de 1940 e 1970”, emandamento e desenvolvida por Jaqueline Pugnal da Silva.

×