Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Dia da comunidade 2014

190 views

Published on

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Dia da comunidade 2014

  1. 1. Dia da Comunidade DIA DA COMUNIDADE – 6 DE JULHO EM VESSADAS AÇÃO PAROQUIAL DO DIA DA COMUNIDADE: O Local habitual da ação, em Vessadas, foi durante o ultimo ano devastado por intempéries que degradaram bastante aquele espaço. Como o tema desta ação é a Natureza, vamos ter um cuidado especial para com este espaço:  No dia 28 de Junho – CATEQUESE ESPECIAL – a catequese de infância e adolescência viverá uma catequese exterior para a sensibilização da Natureza.  No dia 2 de Julho, 4ªfeira – ACÃO DE REFLORESTAR O ESPAÇO – pelas 18h30, em Vessadas, vamos cuidar do espaço da Comunidade, dando-lhe outra vida, plantando árvores, colocando proteções, … Toda a comunidade está convidada a intervir nesta ação. Aparece! Traz a tua pá ou enxada, e contribui para melhorar e dar vida a este espaço da Comunidade.  DIA DA COMUNIDADE – dia 6 de Julho em Vessadas: o 11h00 – Acolhimento. o 11h30 – Eucaristia Campal o 12h30 – Almoço / Convívio o 15h00 – Tarde recreativa. Reconheçamos a Natureza como dom de Deus que somos chamados a proteger e a cuidar numa relação respeitosa e amiga. Dia da Comunidade JUNHO/JULHO 23ª ANO, Nº8A Natureza é o berço onde Deus criou o Homem, o jardim a ele entre-gue para o cultivar e nele exercitar a sua dignidade humana. (cf Gn , 11-12) "A Natureza é bela, o que tens feito por ela?”
  2. 2. Reflexão de um Cristão reconciliado com a Natureza Faz parte da reflexão do cristão reconciliado deixar a visão de que “eu sou o centro do universo”, pois, isso tem ajudado a aumentar as consciências mais consumistas. A mentalidade capitalista do consumismo assume o “Tenha mais e Seja melhor!”. A visão bíblica é que o ser humano é especial, porque Deus o criou à sua imagem e semelhança, por isso não precisa de TER para SER. Esta ideia impele-nos a consumir somente o que realmente precisamos; antes de comprar precisamos pensar se realmente é necessário, pois o que compramos está a gerar lixo e muitas vezes estes desperdícios oprimem-nos e atropelam o espaço dos outros. Os países que mais consomem são também os que mais geram lixo para o mundo. Consumir de maneira sustentável é construir um mundo cada vez melhor. Na vida diária temos diversas oportunidades de economizar recursos naturais principalmente água, mas, no nosso corre-corre diário não paramos para refletir a respeito dessas oportunidades. O ser humano sem Deus vai cada vez mais consumindo a vida natural, sem sequer se aperceber… Uma vez que consumi, o que devo fazer? É preciso criar uma mentalidade de reciclagem: as pilhas, garrafas, embalagens em geral, papel e outros estão a nossa mão em todos os momentos, (uma simples camisa que compramos gera uma quantia de lixo considerável). O que fazemos com isso? Precisamos começar a reciclar, a fazer da reciclagem um estilo de vida, isso fará o mundo melhor e deixará um bom legado para as nossas próximas gerações. Uma vez que, como Cristãos, decidimos receber vida ESPIRITUAL (ligação com Deus) que é o fundamento da fé Cristã, precisamos fazer essa vida transbordar em todas as áreas da nossa vida e uma delas é nosso relacionamento com toda a terra (NATUREZA). Precisamos ter uma mente renovada e atitudes sustentáveis, pois isso remete-nos ao Reino de Deus, o projeto inicial de Deus para nossas vidas. ASSEMBLEIA PAROQUIAL No próximo dia 10 de Julho, no salão paroquial de S. Silvestre, pelas 21h30 haverá a Assembleia Paroquial, com o objetivo de avaliar e analisar toda a vivência pastoral do ano que agora está a terminar. Será uma Assembleia para toda a Comunidade, onde todos podemos participar com os nossos contributos e dar as nossas sugestões para o próximo ano. Este ano, um faremos as assembleias de zona, de outro modo! Em cada zona, em local a definir, haverá um encontro (assembleia) de zona, onde cada zona vai analisar como sentiu a vida pastoral ao longo deste ano. Informa-te junto da equipa da tua zona, como, quando e onde será este encontro na tua Zona. Que ninguém deixe de fazer a sua Avaliação! Não esquecer que “… os leigos têm parte ativa na vida e ação da Igreja.” (cf. AA 10) Participa na Assembleia Paroquial! Dia 10 de Julho, 21h30, Salão de S. Silvestre

×