Três Elementos Básicos nas Mídias Sociais

0 views

Published on

#conceitos
Série de slides sobre conceitos da comunicação digital e mídias sociais.

Published in: Business

Três Elementos Básicos nas Mídias Sociais

  1. 1. imagem: hiren.info #Conceitos Três Elementos Básicos nas Mídias Sociais
  2. 2. >> Conteúdo sobre “Comunicação e Estratégia Digital” › O presente slide é o primeiro de uma série de apresentações exclusivas em torno de temas relacionados ao curso “Comunicação e Estratégia Digital: Gestão Avançada em Mídias Sociais”, oferecido pela PaperCliQ em parceria com a Trespontos. › Em breve, mais conteúdo de: #conceitos, #táticas, #plataformas e #tendências.
  3. 3. >> Três Elementos nas Mídias Sociais › Um bom método de se analisar as mídias sociais é partir de seus três elementos básicos: perfis/páginas, conexões e conteúdo. › As pessoas (perfis) e empresas (páginas), ligadas entre si através das conexões, trocam interações e conteúdo. › Cada um desses três elementos possui algumas peculiaridades e valores que podem ser observados em suas especificidades, mas sempre buscando ver o todo, o ambiente comunicacional.
  4. 4. >> Perfis / Páginas › O Perfil ou Página é aquela webpage que representa uma pessoa, organização ou campanha nas mídias sociais. › No Orkut, por exemplo, empresas são representadas em perfis iguais aos dos usuários comuns. Já no Facebook, as empresas podem (e devem, segundo os termos de uso), utilizar o recurso de “Páginas (também chamadas de Fan Pages)” para se apresentarem nesta mídia social. › Um perfil pode: › Ter Características Demográficas (sexo, região, idade etc); › Ser reconhecido como possuidor de uma Especialidade (profissão, temáticas sobre quais fala etc); › Reconhecido como Inclinado (tem interesses específicos); › Atualizado ou Desatualizado; › Possuir Credibilidade entre seus amigos, fãs ou seguidores; › Ser analisado quanto ao número de Conexões: muitos ou poucos amigos e fãs.
  5. 5. >> Conexões › Perfis e Páginas são ligados entre si através das Conexões, que nas mídias sociais significam uma relação de conhecimento mútuo, admiração/consumo, “seguimento” de conteúdo e outras. › Na grande maioria das mídias sociais, as Conexões são públicas ou semi- públicas. É possível ver quem são os amigos, fãs ou seguidores de outros perfis/páginas. › Conexões podem ter: › Direção: são unilaterais ou bilaterais? Para que uma conexão de “amigo” seja criada no Orkut, os dois perfis devem concordar. Já no Twitter, a relação é de “seguir”; › Iniciação: quem adicionou ou seguiu primeiro?; › Ênfase: em algumas mídias sociais, é possível analisar que conexões estão em destaque ou são mais reafirmadas (número de replies, por exemplo).
  6. 6. >> Conteúdo › O conteúdo é a informação criada e compartilhada entre pessoas e empresas nas mídias sociais. Postagens, tweets, recados, vídeos, atualizações, fotos, podcasts... o conteúdo multimidiático tem diversos formatos possíveis. › Não ter preconceito! As mensagens pessoais mais “simples” podem revelar padrões de consumo e apropriações da mídia social. › A depender dos objetivos, é possível analisar: › Densidade do conteúdo: frequência e qualidade de menções a termos chave; › Valência: se o conteúdo fala positivamente ou negativamente de termos (como marcas e produtos) relevantes; › Aproximação: proximidade qualitativa do conteúdo aos objetivos de comunicação; › Atribuição: quando o conteúdo é atribuído a um perfil, valores do perfil são utilizados na interpretação do conteúdo.
  7. 7. >> Analisando e Aplicando › As características citadas são algumas que podem ser analisadas na produção e execução de planejamentos, estratégias e táticas da gestão da comunicação em mídias sociais. › Exemplos: › Saber as Características Demográficas médias de Fãs ou Seguidores é essencial para saber se a comunicação alcançará os objetivos; › Um blog com maior Credibilidade percebida pode ser mais apropriado para ações de seeding; › Estudos mostram que a razão seguidos x seguidores influencia na probabilidade de novas conexões; › A métrica de Alcance “Número de amigos” pode ser aperfeiçoada ao agregar a % de amigos que iniciaram a Conexão; › A Densidade do conteúdo é vital para a otimização da presença, especialmente agora, em que mecanismos de buscas como Google coletam estas atualizações; › Classificar a Valência das respostas a diferentes tipos de conteúdos através do Índice de Valor de Sentimento permite aperfeiçoar a linha editorial dos perfis corporativos.
  8. 8. >> Veja mais
  9. 9. + Conteúdo: www.papercliq.com.br www.twitter.com/papercliq www.papercliq.com.br/blog [ www.slideshare.net/papercliq Tel.: (71) 3013-1432 Av. Tancredo Neves – Ed. Esplanada Tower, 939 – Sala 403 – Caminho das Árvores | CEP 41.820-021 | Salvador-BA

×