Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Redes Sociais Corporativas

11,326 views

Published on

Apresentação sobre Redes Sociais Corporativas e suas vantagens.

Published in: Business

Redes Sociais Corporativas

  1. 1. Redes Sociais Corporativas: Uma alternativa para a inovação em empresas
  2. 2. Redes sociais corporativas. O que são? As redes sociais corporativas são plataformas online que agregam pessoas com interesse em determinada empresa, marca ou grupo. Em um cenário inovador da web 2.0, em que é possível que a produção e a distribuição de conteúdo parta de qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, investir em redes sociais corporativas significa principalmente centralizar a produção de conteúdo relacionado à empresa ou ao grupo.
  3. 3. Por que adotar uma rede social corporativa para a sua empresa?  Inovação  Colaboração  Visibilidade  Integração interna  Engajamento do público
  4. 4. Inovação Inserir a sua empresa em uma rede social corporativa é um meio de mantê- la disponível para os consumidores e funcionários durante 24 horas por dia. A rede pode dispensar custos e tempo para publicar na web serviços de interesse de clientes e parceiros. Este é um investimento em um novo formato, que traz retornos para a marca.
  5. 5. Colaboração A coletividade de uma rede social corporativa possibilita a correção de erros, a complementação de ideias e a inserção de novas informações sobre a empresa. A possibilidade de interação entre os membros é fundamental para o engajamento na rede e a produção de conteúdo.
  6. 6. Visibilidade A reunião dos funcionários de uma empresa em uma rede social própria e a possibilidade de geração de conteúdo pelos internautas são estratégias que asseguram maior visibilidade à marca.
  7. 7. Integração interna As redes internas das empresas têm potencial para ser a principal forma pela qual os funcionários têm conhecimento sobre a organização e a sua rotina.
  8. 8. Engajamento do público A rede social corporativa possibilita a interação entre pessoas. Se a rede for aberta, a conexão poderá ser estabelecida entre diferentes nichos de clientes, consumidores e dos demais membros. A interação entre os usuários pode ainda ser facilitada por meio de aplicativos da própria rede.
  9. 9. Tipos de plataformas de redes sociais corporativas:  Sites de redes sociais gerais  Redes sociais customizáveis  Plataformas próprias
  10. 10. Sites de redes sociais gerais Sites de redes sociais também podem ser eficazes ferramentas de comunicação organizacional. Através das Comunidades do Orkut ou das Páginas do Facebook, por exemplo, uma empresa pode reunir funcionários e clientes e promover entre eles discussões de seu interesse.
  11. 11. Sites de redes sociais gerais Página oficial da Starbucks Coffee no Facebook.
  12. 12. Redes sociais customizáveis As redes sociais customizáveis são plataformas de redes sociais corporativas que podem ter o seu layout modificado pelo usuário. São práticas e podem ser adequadas às propostas desejadas. Os sites Ning e Elgg são dois exemplos de plataformas que oferecem este serviço.
  13. 13. Redes sociais customizáveis Ning da Revista Info. Elgg da comunidade francofônica que utiliza a plataforma.
  14. 14. Plataformas próprias As plataformas próprias de uma rede social corporativa são sites totalmente novos, criados especialmente para a marca. Exigem maior investimento, mas garantem grande visibilidade. Antes de uma empresa investir em sua própria rede, é aconselhável que se experimente as redes sociais costumizáveis previamente.
  15. 15. Plataformas próprias Pq?pedia, o site de rede social criado para a campanha da Pepsi que visa tirar qualquer dúvida dos internautas.
  16. 16. Participação As redes sociais corporativas podem ser compostas apenas por membros ou convidados, podem ser exclusivas para clientes ou podem ser mistas. Quer reunir todos os membros em único espaço da web? Vai lançar uma campanha e os consumidores precisam se reunir em uma rede? Precisa de um endereço onde seus funcionários e clientes produzirão conteúdo, criando uma espécie de fórum? A escolha de quem terá o acesso depende da proposta de cada rede.
  17. 17. Redes exclusivas para membros Nike Corre, rede criada pela marca Nike onde só atletas e outros profissionais, como blogueiros oficiais, podem criar conteúdo para o site.
  18. 18. Redes exclusivas para clientes Viajamos, rede criada pela Azul Linhas Áreas para ação promocional ocorrida em 2010.
  19. 19. Redes Mistas Fórum da IBM, onde qualquer pessoa pode fazer o seu cadastro e produzir conteúdo.
  20. 20. Fontes  MONTARDO, Sandra Portella. Conteúdo Gerado pelo Consumidor: Reflexões sobre sua apropriação pela Comunicação Corporativa. Trabalho aprsentado no GP Cibercultura, IX Encontro dos Grupos/Núcleos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1759-1.pdf Acessado em 26 jul 2010.  RightNow Technologies, Inc. Best Practices For Innovating In A Customer Community. Disponível em: http://www.rightnowtech.com/resources-wp-innovating-customer- community.php. Acessado em 02 ago 2010
  21. 21. Gabriela Baleeiro – Assistente de Produção de Conteúdo www.twitter.com/gvsbaleeiro + Conteúdo: www.papercliq.com.br www.papercliq.com.br/blog www.slideshare.net/papercliq www.twitter.com/papercliq Tel.: (71) 3013-1432 Av. Tancredo Neves – Ed. Esplanada Tower, 939 – Sala 403 – Caminho das Árvores | CEP 41.820-021 | Salvador-BA

×