Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Confiança no e-commerce
Objetivos

 Esta pesquisa foi realizada pela PaperCliQ em
outubro de 2009 e teve como objetivo principal
identificar quais...
Metodologia

- Desenvolvimento de um formulário disponibilizado online;
- Divulgação via listas de emails e redes sociais;...
Perfil

Os dados levantados nesta
pesquisa devem ser entendidos
levando-se em consideração o
perfil dos respondentes.

Em ...
Perfil

Entre os respondentes, os
produtos mais comprados via
e-commerce      são:     Livros,
Eletrônicos,         Passag...
Resultados
 Os principais receios apontados no momento de realizar uma compra online
 foram: não receber o produto; ter di...
Resultados
 Por outro lado, os aspectos que dão maior segurança no momento de
 fechar a compra são: conhecer anteriormente...
Resultados
 94% dos respondentes julgam a opinião de outro internauta como importante ou
 muito importante.
Resultados
93% dos respondentes já leram a
avaliação de um produto feita por
outro internauta.


78% afirmam que buscam pe...
Resultados
 As redes sociais (61,93%) são as principais fontes de informação online
 sobre um produto. Em seguida, vem os ...
Resultados
 Os eletrônicos (85,80%) são os produtos em que a opinião de outro usuário
 tem maior valor. Em seguida, vêm os...
Resultados
 95% dos respondentes acreditam que o fato de poderem expressar na
 internet livremente sua opinião sobre uma l...
Resultados

Com essa pesquisa, conseguimos perceber que os internautas que
realizam compras através da internet dão grande...
>>> Entre em Contato
                           +
       www.papercliq.com.br
 www.papercliq.com.br/blog
www.slideshare.ne...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Pesquisa sobre Confianca no E-Commerce

4,103 views

Published on

Pesquisa sobre a importância da confiança no comércio eletrônico. Realizada pela PaperCliQ em 10/2009.

Published in: Business, Technology
  • Olá, tudo bem?

    Primeiramente, gostaria de parabenizar toda a equipe da PaperCliQ pelo excelente trabalho relalizado nessa apresentação. Ótima pesquisa!

    O material é bastante pertinente para empreendedores, consumidores e pesquisadores do e-commerce. Tais pesquisas, a meu ver, são de suma importância, pois o sucesso cada vez mais é representado pelo fato de conhecer bem o seu cliente e fidelizá-lo.

    Por fim, gostaria de pedir a autorização de veicular essa apresentação através do meu perfil aqui no SlideShare. Obviamente, darei todos os créditos à equipe da PaperCliQ pelo excelente trabalho. Ok?

    Abraços!
    Deomari Fragoso
    http://www.twitter.com/deomari_fragoso/
    http://bit.ly/LinkedIn-Deomari
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Pesquisa sobre Confianca no E-Commerce

  1. 1. Confiança no e-commerce
  2. 2. Objetivos Esta pesquisa foi realizada pela PaperCliQ em outubro de 2009 e teve como objetivo principal identificar quais os aspectos ligados à confiança do consumidor no momento de realizar uma compra online.
  3. 3. Metodologia - Desenvolvimento de um formulário disponibilizado online; - Divulgação via listas de emails e redes sociais; - Não houve pré-seleção dos respondentes, ou definição prévia do perfil desejado; - Respostas recebidas durante duas semanas; - 176 pessoas responderam o questionário.
  4. 4. Perfil Os dados levantados nesta pesquisa devem ser entendidos levando-se em consideração o perfil dos respondentes. Em sua maioria, foram pessoas jovens (16-25 anos), com renda familiar entre R$ 1.500 e R$ 4.000, usuários ativos de internet e que já realizaram uma compra online ao menos uma vez. Houve um equilíbrio no que se refere ao gênero dos entrevistados.
  5. 5. Perfil Entre os respondentes, os produtos mais comprados via e-commerce são: Livros, Eletrônicos, Passagens, Informática, Eletrodomésticos, Saúde e Cosméticos . Esses dados estão consoantes com o encontrado no relatório Webshoppers, realizado pela ebit, que mostra que os produtos mais comprados pela internet são: Livros e Revistas; Saúde, Beleza e Medicamento; Informática.
  6. 6. Resultados Os principais receios apontados no momento de realizar uma compra online foram: não receber o produto; ter dificuldades numa eventual troca; e receber o produto num estado inadequado.
  7. 7. Resultados Por outro lado, os aspectos que dão maior segurança no momento de fechar a compra são: conhecer anteriormente a loja; ter a opinião de outro internauta sobre a loja; e ter facilidade de contato com a loja a qualquer momento.
  8. 8. Resultados 94% dos respondentes julgam a opinião de outro internauta como importante ou muito importante.
  9. 9. Resultados 93% dos respondentes já leram a avaliação de um produto feita por outro internauta. 78% afirmam que buscam pela opinião de outro internauta antes de fechar uma compra 54% já avaliaram ao menos um produto na internet 37% já avaliaram uma loja online.
  10. 10. Resultados As redes sociais (61,93%) são as principais fontes de informação online sobre um produto. Em seguida, vem os sites das lojas (60,80%) e os blogs pessoais (53,41%)
  11. 11. Resultados Os eletrônicos (85,80%) são os produtos em que a opinião de outro usuário tem maior valor. Em seguida, vêm os produtos de informática (78.98%) e os eletrodomésticos (39,20%).
  12. 12. Resultados 95% dos respondentes acreditam que o fato de poderem expressar na internet livremente sua opinião sobre uma loja, colabora para que as empresas de e-commerce melhorem seus serviços.
  13. 13. Resultados Com essa pesquisa, conseguimos perceber que os internautas que realizam compras através da internet dão grande importância à opinião de outros usuários. Esse fenômeno é comum fora da internet, quando um consumidor procura pela informação de outros consumidores antes de efetivar uma compra, mas no mundo digital ganha uma proporção maior, já que a opinião de um internauta pode influenciar a decisão de compras de consumidores que estão fora do seu ciclo de relacionamento pessoal. Os e-consumidores vão à internet buscar por informações antes de decidir a compra, navegam pelos sites das lojas, mas complementam essas informações nas redes sociais e blogs, mostrando estarem interessados no relato da experiência de uso do produto.
  14. 14. >>> Entre em Contato + www.papercliq.com.br www.papercliq.com.br/blog www.slideshare.net/papercliq

×