Cobertura Coletiva do Social Media Brasil 2011

5,765 views

Published on

Relatório demonstrativo realizado pela PaperCliQ em parceria com o Seekr. Estudo tem como objetivo de mostrar a cobertura do Social Media Brasil 2011 realizada por usuários de mídias sociais.

Published in: Business, Technology

Cobertura Coletiva do Social Media Brasil 2011

  1. 1. Cobertura Coletivanas Mídias Sociais
  2. 2. Inteligência Coletiva“é uma inteligência distribuída por toda parte,incessantemente valorizada, coordenada emtempo real, que resulta uma mobilização efetivadas competências” Pierre Lévy (1999, p. 28),
  3. 3. Este relatório demonstrativo tem como principal objetivo apresentar alguns conteúdos,percepções e dicas compartilhadas por internautas ao longo do Social Media Brasil 2011,evento que aconteceu em São Paulo nos dias 3 e 4 de Junho. Abaixo, seguem osparâmetros de pesquisa utilizados neste material:Objeto de Estudo: Social Media Brasil 2011 nas Mídias Sociais.Termos usados na coleta de dados:Social media BR, #socialmediabr, @socialmediabr, Socialmediabr, Social media Brasil 2011,#smbr2011.Período de pesquisa03/06/2011 até 06/06/2011.Ambientes de buscaBlogs, Flickr, Vimeo, Youtube, Facebook e Twitter.
  4. 4. 1. Palavras
  5. 5. blogs FacebookAo lado segue um gráfico de volume das três Mídias Sociais 6% 10%mais utilizadas pelos usuários ao longo do evento.Twitter: cobertura do evento, comentários e percepções dosusuários.Facebook: fotos e comentários sobre o evento.Blogs: Posts sobre apresentações e avaliações sobre a 3ªedição do Social Media Brasil; Twitter 84% 667 menções analisadas
  6. 6. Palavras-Chave Entre as palavras-chave mais citadas ao longo do Social Media Brasil 2011, nota-se um maior volume de termos vinculados ao tema do evento, além de termos sobre pontos específicos vide “Sem Wi-fi”.
  7. 7. 2. Imagens
  8. 8. Fotos Compartilhadas Os usuários compartilharam fotos ao longo do evento. Em geral, foram utilizadas , principalmente, ferramentas para smartphones, a exemplo do Instagram ou ferramentas vinculadas ao Facebook e Twitter como Twitpic e PicPlz.
  9. 9. FotosCompartilhadas
  10. 10. Fotos Compartilhadas Algumas organizações, palestrantes e participantes presentes no evento divulgaram coberturas fotográfica completas das apresentações . As coberturas foram divulgadas em diferentes mídias, como Facebook, Flickr entre outras.
  11. 11. Vídeos Compartilhados Seguem alguns vídeos compartilhados nas mídias sociais pelos usuários.
  12. 12. Vídeos Compartilhados
  13. 13. 3. Percepção
  14. 14. Posts de Cobertura Diversos blogs/blogueiros compartilharam suas experiências e percepções sobre o evento. Em geral, os posts versaram sobre as atrações e sobre a importância do evento para o networking.
  15. 15. Posts de Cobertura
  16. 16. Posts de Cobertura
  17. 17. Posts de Cobertura
  18. 18. Posts de Cobertura Alguns usuários não se contentaram em falar apenas das palestras, fazendo uma análise completa do evento, levantando seus seus pontos fortes e fracos.
  19. 19. 3. Apresentações
  20. 20. Apresentações disponibilizadas pelos palestrantesAinda durante o evento, algumas apresentações foramdisponibilizadas na web e logo ganharam visibilidade atravésdo compartilhamento entre os usuários.
  21. 21. Apresentações disponibilizadas pelos palestrantesAlguns blogs/sites reuniram todas as apresentaçõesdisponíveis no Social Media Brasil e divulgaram na internet.Dias após o evento, a organização do SMBR tambémdivulgou os slides em seu site oficial.
  22. 22. 4. Dicas e Reflexões
  23. 23. Dicas e Reflexões Compartilhadas As empresas usam as mídias sociais com um pensamento de mídia.1 Falta pensar o social #SMBR2011 Os profissionais de mídias sociais precisam estudar antropologia e2 sociologia para entender mais os resultados do monitoramento #SMBR2011 O momento mágico para as empresas nas mídias sociais: quando elas3 finalmente entendem o que seu público deseja! #SMBR2011
  24. 24. Lição da primeira palestra do #smbr2011: Transmedia Storytelling é4 sobre narrativas e não sobre plataformas tecnológicas... "Se a história é ruim não adianta estar em 3005 plataformas" @Maumota #smbr Tendência 01: internet das coisas - o social aplicado ao real - como o6 mundo físico migra para o virtual #smbr A menor distância entre duas pessoas é uma história! Nunca7 subestime uma narrativa... #SMBR2011 (via @marcelo_roca)
  25. 25. Trabalhe o EGO do seu público... faça com que eles linkem para você8 de forma espontânea #smbr A influência das #mídiassociais na decisão de compra: o papel do9 formador de opinião é promover consumo consciente. #smbr2011 "Chama aquele moleque da portaria. Ele sabe tuitar..."10 (@claudir_segura). As empresas precisam levar #mídiassociais a sério. #SMBR2011 "Precisamos parar de consumir estatística americana sobre11 comportamento social" (@claudir_segura). Temos que nos "entender" melhor #smbr2011
  26. 26. "Mídias sociais não tira férias, não tem final de semana. O12 monitoramento e a resposta devem ser full time" (@LucianoPalma ) #SMBR2011 Erro grave, achar que só link Follow é que13 importa. #smbr2011 #linkbuilding http://www.linkbuilding.com.br Reclame aqui recebe apenas 7000 reclamações por dia. A maior parte14 do tráfego é pesquisa. #SMBR2011 Excelente artigo de @samegui | Ética nas Novas Mídias e o Social15 Media Brasil 2011 - http://migre.me/4IOKI
  27. 27. Sobre o SeekrUm laboratório de idéiasFundado em 2010, o Seekr foi criado com a idéia de que as empresas precisam estaratentas ás mídias sociais. Assim, construímos uma plataforma de monitoramento destinadaa ajudar as empresas a fazerem exatamente isso.Somos uma empresa empreendedora com experiência em negócios de mídias sociais, porisso criamos a nossa plataforma focada nas necessidades de mercado. Estamos semprepreocupados em ouvir nossos clientes e todos profissionais de internet e Social Media, poistemos a certeza que somente assim conseguiremos melhorar sempre.Mas ouvir é só o começo!As empresas precisam medir, analisar e informar sobre todos os seus conteúdos em mídiassociais. É preciso se envolver e interagir com o mercado e as comunidades Online. O Seekrfornece a capacidade de fazer tudo isso, e incorporar todas as áreas que a mídia socialpossui: atendimento ao cliente, vendas, relações públicas, marketing e gestão.
  28. 28. Sobre a PaperCliQA PaperCliQ é uma agência de comunicação e estratégia digital. Entre os principais serviços da empresa,que busca desenvolver ou melhorar o posicionamento de organizações em ambientes digitais, estão:› Planejamento Estratégico de Comunicação em Mídias Sociais;› Consultoria em Gestão da Comunicação em Mídias Sociais;› Produção de Conteúdo e Relacionamento em Mídias Sociais;› Monitoramento Online;› Mensuração Online;› Criação e Gestão de Redes Sociais Online Corporativas;› Otimização de Conteúdo;› Links Patrocinados;› CoolHunting;› Workshops e treinamentos.
  29. 29. + Conteúdo: @PaperCliQ www.papercliq.com.brwww.papercliq.com.br/blog Tel.: (71) 3013-1432 Av. Tancredo Neves – Ed. Esplanada Tower, 939 – Sala 403 – Caminho das Árvores | CEP 41.820-021 | Salvador-BA

×