Co-Criação

9,979 views

Published on

#táticas
Co-Criação

Published in: Business
1 Comment
9 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
9,979
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6,526
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
1
Likes
9
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Co-Criação

  1. 1. #táticas Co-Criação
  2. 2. >> Conteúdo sobre “Comunicação e Estratégia Digital” › Dando continuidade à série de apresentações exclusivas em torno de temas relacionados ao curso “Comunicação e Estratégia Digital: Gestão Avançada em Mídias Sociais”, oferecido pela PaperCliQ em parceria com a Trespontos, estes slides versarão sobre táticas de co-criação. › Confira mais conteúdo de: #conceitos, #táticas, #plataformas e #tendências.
  3. 3. >> Táticas co-criação › A primeira vez que o termo surgiu foi em 2004, tendo sido proposto por Prahalad e Ramaswamy, no best-seller "O futuro da Competição". › A partir de definições de autores como Brown (2009), a co-criação pode ser entendida como uma forma de inovação em que há um processo conjunto de criação de valor: a coletividade, seja interna ou externa às organizações, atua a partir de sua criatividade, experiência e/ou conhecimento em busca de um objetivo em comum.
  4. 4. >> Táticas co-criação › Ao longo dos últimos anos, o processo de co-criação esteve presente de diferentes formas nas organizações: melhoria ou desenvolvimento de produtos e serviços, personalização de experiências etc. › A Fronteer Strategy (2009), mais preocupada com a estratégia, e menos com os objetivos e desafios a serem selecionados, estabeleceu uma sistematização sobre os tipos de co-criação existentes: Cube de especialistas, Multidão de pessoas, Coligação de partidos e Comunidade de espíritos afins.
  5. 5. >> Táticas co-criação › A escolha de cada modelo tático, que serão descritos a seguir, depende diretamente dos desafios e objetivos de comunicação e marketing das organizações. A. Clube de especialistas - são escolhidos os participantes que solucionarão questões específicas, o que demanda um conhecimento preciso dos envolvidos no processo. A qualidade dos selecionados é fundamental para o sucesso da iniciativa. B. Multidão de pessoas - Também conhecido como crowdsourcing, parte da seguinte máxima: boas idéias podem estar em qualquer lugar. A participação é aberta para qualquer usuário. C. Coligação de partidos – Processo mais complexo, em que diferentes equipes somam suas expertises e/ou investimentos em prol de um objetivo comum. D. Comunidade de espíritos afins – Envolve a união de pessoas com interesses em comum para, juntas, alcançarem um objetivo.
  6. 6. >> O que é co-criação? http://mystarbucksidea.force.com http://www.fiatmio.cc/ http://www.openplanetideas.com/
  7. 7. >> Táticas co-criação › 10 Dicas rápidas que, em diferentes modelos de atuação, podem melhorar as plataformas de co-criação e fomentar a participação dos usuários: 1) Criação de perfis e possibilidades de interconexão; 2) Existência de categorias para as ideias; 3) Sistema de votação, com exibição de rankings diferenciados; 4) Possibilidade de ‘favoritar’ ideias preferidas; 5) Atribuição de status aos usuários (Ex. badges, destaque da semana); 6) Espaços para comentários; 7) Botões de compartilhamento em mídias sociais; 8) Exposição de atividades recentes na plataforma, com opção para visualizar exclusivamente o que foi feito por um usuário específico; 9) Bonificação, ainda que simbólica, para os que trouxerem outros participantes para a plataforma; 10) Possibilidade de fazer buscas por usuário, categoria, data etc.
  8. 8. >> Veja mais
  9. 9. + Conteúdo: www.papercliq.com.br www.twitter.com/papercliq www.papercliq.com.br/blog [www.slideshare.net/papercliq Tel.: (71) 3013-1432 Av. Tancredo Neves – Ed. Esplanada Tower, 939 – Sala 403 – Caminho das Árvores | CEP 41.820-021 | Salvador-BA

×