10 Tendências em Comunicação Digital e Mídias Sociais para 2011

20,615 views

Published on

10 Tendências em Comunicação Digital e Mídias Sociais para 2011.

Published in: Business
2 Comments
36 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
20,615
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6,113
Actions
Shares
0
Downloads
164
Comments
2
Likes
36
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

10 Tendências em Comunicação Digital e Mídias Sociais para 2011

  1. 1. Tendências emcomunicação digital emídias sociais para 2011
  2. 2. #1 Comércio Social O crescimento do comércio eletrônico, da confiança dos consumidores e do uso das mídias sociais vai consolidar ainda mais o comércio social. Compra e venda de bens e serviços na web passam a ser mais influenciadas pelas mídias sociais e até as utilizam como plataforma.
  3. 3. #2 Pesquisa e Análise de Mercado Mais e mais usuários utilizando a internet. Esta grande massa de indivíduos que podem se expressar transformaram a web e as mídias sociais em um grande laboratório de pesquisa de mercado. Empresas e políticos perceberam isso em 2010 com diversas iniciativas de Monitoramento de Marcas e Conversações. Em 2011, as possibilidades aumentam e as práticas se diversificarão.
  4. 4. #3 Mais plataformas de anúncios Além de AdWords, Yahoo e plataformas de grandes portais brasileiros, as mídias sociais ganharão mais espaço e receita com publicidade em sentido estrito. A plataforma do Facebook e sua segmentação mais afinada forçará o mercado brasileiro a se aperfeiçoar. A plataforma de anúncios e analytics do Twitter fará o mesmo pelo microblog.
  5. 5. #4 Telas de todos os tamanhos A tendência constante de multiplicação de telas continua. Desktops, notebooks, netbooks, celulares, smartphones, tablets, totens digitais e a integração disso tudo junto: grandes empresas, agências e produtoras já produzem em diversos formatos por padrão.
  6. 6. #5 Aplicativos e SaaS A união dos aplicativos (tanto os mobile quanto os para mídias sociais) ao modelo de negócio Software as-a- Service está ganhando terreno no país. A comodidade de tais aplicativos e aumento da renda dos brasileiros estão criando um mercado viável para os desenvolvedores.
  7. 7. #6 Co-Criação e Customização O conceito de prosumer (producer + consumer) não se refere mais, como nos últimos anos, apenas à comunicação e mídia. Os usuários letrados em comunicação digital são emissores mas agora também são produtores direta ou indiretamente. Dão opinião, produzem em conjunto ou especificam cada detalhe de produtos únicos para consumo próprio.
  8. 8. #7 Medir de Verdade O papel da mensuração da comunicação, campanhas e reputação vai crescer. A falsa crença na dificuldade de se mensurar comunicação digital em mídias sociais está declinando.
  9. 9. #8 Performance e Competição A chamada badgeficação das mídias sociais é uma tendência de uso de recursos de competição. Desenvolvedores perceberam estas dinâmicas há anos, com competições de quem tem mais amigos, fãs ou seguidores. O Foursquare popularizou o uso de badges para que as competições entre usuários sejam mais divertidas e complexas.
  10. 10. #9 Segmentação das Profissões Com o amadurecimento do mercado em comunicação digital e mídias sociais, o termo “analista de mídias sociais” (que nunca disse muita coisa), vai ser menos frequente. De um lado, a compreensão da integração das plataformas vai criar mais profissionais multi-ambientes, de outro lado o crescimento do mercado digital vai pedir também profissionais especializados em tarefas específicas.
  11. 11. #10 Mais investimento A fatia do investimento em plataformas digitais ainda representa menos de 10%, mas cresce com solidez. Algumas grandes empresas ousam e mostram que investimentos de até mais de 50% em digital dão resultado.
  12. 12. + Leiamais:- Social Commerce- Comércio Social e Facebook como plataforma de compras- Monitoramento e Comportamento do Consumidor- Plano de Mensuração em Mídias Sociais- Ferramentas de Mensuração e Análise- Mensuração de Mídias Sociais baseadas em Geolocalização- Netnografia: antropologia aplicada ao estudo de comunidades online- Co-criação, Crowdsourcing e Social Commerce- Mídias Sociais e Mercado de Trabalho- Mercado da Comunicação Digital e Mídias Sociais Imagens: http://migre.me/2U2sb; http://www.watblog.com/tag/market-research; http://en- us.nielsen.com/forms/thank_you_report/Understanding- the-Value-of-a-Social-Media-Impression-A-Nielsen-and- Facebook-Joint-Study; www.everystockphoto.com
  13. 13. + Conteúdo: www.papercliq.com.br www.twitter.com/papercliq www.papercliq.com.br/blog [www.slideshare.net/papercliq Tel.: (71) 3013-1432 Av. Tancredo Neves – Ed. Esplanada Tower, 939 – Sala 403 – Caminho das Árvores | CEP 41.820-021 | Salvador-BA

×