Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aluminio

671 views

Published on

Fonte:http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/aluminio/

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Aluminio

  1. 1. ALUMÍNIO
  2. 2. 1.O alumínio é um elemento químico de símbolo Al e número atômico 13 com massa 27 u . Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. 2.Símbolo: Al 3.Ponto de fusão: 660,3 °C 4.Configuração eletrônica: [Ne] 3s2 3p1 5.Número atômico: 13 6.Descobrimento: 1825 7.Massa atômica: 26,981539 ± 0,0000008 u 8.Descobridor: Hans Christian Ørsted
  3. 3. Ocorrência O alumínio impuro constitui cerca de 8% do solo da Terra, e se apresenta na forma da criolita (fluoretos de alumínio de sódio), bauxita (hidróxidos de alumínio com argila) ou ainda, granitos e outros sais silicatados e oxigenados. Praticamente todo o alumínio produzido provém da própria bauxita, pois os outros minérios tornam o processo mais inviável, seja pela escassez ou pela dificuldade de romper as ligações químicas, exigindo altas temperaturas.
  4. 4. Reservas Em 2001, o mundo possuía cerca de 31,3 bilhões de toneladas em reservas de bauxita (o Brasil foi responsável por mais de 8% disso), sendo que destes, 137 milhões de toneladas foram conseguidos no mesmo ano corrente. A quantidade de alumínio extraído, também em 2001, corresponde 17% do total da produção da bauxita.
  5. 5. Aplicações As aplicações do alumínio são muito amplas, como: na fuzilaria de barcos, aviões e metrôs; em embalagens (revestimento interno de caixas de papel, papel alumínio, latas); construção civil (esquadrias para portas, janelas, pontes); ligas metálicas para absorção de grandes impactos; caldeiras industriais e recipientes criogênicos (à temperaturas de - 200°C).
  6. 6. Descoberta Físico e químico dinamarquês: Hans Christian Oersted – obtenção do Alúmen (alumínio impuro) em 1825; Pedagogo e químico alemão: Friedrich Wöhler – obtenção do alumínio isolado em 1827.
  7. 7. GRUPO: MONICA OTAVIO “DIFÍCIL NÃO É LUTAR POR AQUILO QUE SE QUER, E SIM DESISTIR DAQUILO QUE SE MAIS AMA. EU DESISTI. MAS NÃO PENSE QUE FOI POR NÃO TER CORAGEM DE LUTAR, E SIM POR NÃO TER MAIS CONDIÇÕES DE SOFRER BOB MARLEY

×