Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A Filosofia do Budismo

2,002 views

Published on

Trabalho realizado na feira multidisciplinar da Escola Castelo Branco em 2012! Dividindo parte do conhecimento adquirido...

Published in: Education
  • Be the first to comment

A Filosofia do Budismo

  1. 1. O Budismo Desconhecido por muitos e tido como filosofia de vida para seus adeptos, o Budismo é uma doutrina criada por Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda, por volta doséculo VI a.C. Por anos ficou restrito à Ásia, terra de seu criador, mas com o passardos séculos, com as inovações tecnológicas e com a exploração de novos territórios, o Budismo se espalhou pelo mundo.
  2. 2. BudaDo ponto de vista da doutrina budista clássica, a palavra “Buda" denota não apenas ummestre religioso que viveu em uma época em particular, mas toda uma categoria de seres iluminados que alcançaram tal realização espiritual. Pode-se fazer uma analogia com a designação "presidente da república" que refere-se não apenas a um homem, mas atodos aqueles que sucessivamente ocuparam o cargo. As escrituras budistas tradicionais mencionam pelo menos 24 Budas que surgiram no passado, em épocas diferentes.
  3. 3. Budismo no Brasi O Budismo no Brasil tem características singulares em relação ao de outros países. O país abriga a maior colônia dejaponeses e descendentes fora do Japão, e essa comunidade nipônica trouxe, consigo, uma variedade de sacerdotes e instrutores budistas em distribuiçãosignificativamente. No entanto, o budismoé relativamente pouco difundido entre os atuais descendentes de japoneses noBrasil, que, em sua maioria, são católicos.
  4. 4. Templo Budista de TrêsCoroas,Rio Grande do Sul.Templo Budista Zu Lai, emCotia, São Paulo.
  5. 5. Os três principaisramos do BudismoTheravada Escola mais praticada no Sri Lanka, Camboja e TailândiaMaaiana Praticado na China, Japão, Coréia e VietnãVajrayana Também chamado de lamaísmo, é o Budismo Tibetano
  6. 6. Escola Theravad a Fundada na Índia e relativamente conservadora, é a mais antiga escola Budista. Theravada significa literalmente “Ensino dos Sábios” ou “Doutrina dosAnciões”. Atualmente, o número de budistasTheravada é superior a 100 milhões em todo o mundo.
  7. 7. Escola Maaiana Poucas coisas podem ser ditas com certeza sobre esta escola, especialmente sobre suas primeiras formas, indianas, além de que é a forma de budismo praticada na China, no Vietnã, Coreia e Japão. O Maaiana pode ser descrito como um feixe atado de maneira pouco firme, de diversos ensinamentos, que conseguiu englobar as diversas e contrastantes ideiasencontradas naqueles diversos ensinamentos dos elementos que o compõem.
  8. 8. Escola VajrayanaSegundo a tradição budista Vajrayana, os meios hábeis cultivados nesta escola permitem aopraticante um caminho acelerado a iluminação. Nesta suposta aceleração reside uma das diferenças entre esta e as outras escolasbudistas. O Budismo Vajrayana, entretanto, não propõe que as escolas Theravada ou Maaianaestejam erradas, ao contrário, considera estaspráticas como fundamentos essenciais sobre os quais a prática Vajrayana pode ser construída.
  9. 9. A “roda da vida” é o diagrama tibetano querepresenta o Ciclo de Nascimento e Morte. Toda roda está repleta de desenhos e no centro estão desenhados um porco, uma galinha e uma cobra.
  10. 10. Dalai Lama Dalai Lama é o título de uma linhagem de líderes religiosos, reconhecido por todas asescolas do Budismo tibetano. Também foram os líderes políticos do Tibete do início do Séc XVIIaté 1959. O Dalai Lama é também o líder oficial do governo tibetano. O atual Dalai Lama é muitas vezes chamado de "Sua Santidade" por ocidentais, embora este pronome de tratamento não exista no tibetano. Tibetanospodem referir-se a ele através de epítetos tais como Gyawa Rinpoche que significa "grande protetor", ou Yeshe Norbu, a "grande joia".
  11. 11. "Minha religião é o amor“ Tenzin Gyatso – Atual Dalai Lama

×