Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Planejamento anual de artes ensino fundamental

152,498 views

Published on

Planejamento anual de artes ensino fundamental

  1. 1. PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTESENSINO FUNDAMENTALA maior conquista do ser humano, é a “sabedoria” que ele adquiri.(Dri) Taquarussu- MS 2.011
  2. 2. PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTALPROFESSORA: ADRIANA HENRIQUES CRIVELLIANO: 2 TURNO: MATUTINO TURMA: AOBJETIVO Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidãoartística do educando. Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenaçãomotora. Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música. Expressar-se ecomunicar-se através das artes visuais. Estimular a sensibilidade artística dos alunosatravés da arte. Compreender e saber identificar a arte como fato históricocontextualizando com diversas culturas.METODOLOGIAOs objetivos serão alcançados através do desenvolvimento dos conteúdos de formaglobalizada utilizando – se estratégias metodológicas baseadas na teoria sócia –interacionista, contemplando atividades lúdicas, expressando-se nas linguagensartísticas em atitude de busca pessoal e/ou coletivas, estimulando a percepção, aimaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciare fruir produções em artes. O professor será o mediador, promovendo intervençõesconstantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças. As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapasem seu desenvolvimento do conhecimento. O ambiente da sala de aula será umespaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando semreceber ensinamentos prontos e estereotipados. As atividades pedagógicas serãopensadas pelo professor partindo de situações reais, envolvendo os alunos aparticiparem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa para aturma. A fim se alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégia metodológicas dotrabalho, atividades permanentes, seqüenciadas, ocasionais e projetos didáticos.CONTEÚDOSPonto, linha, forma, cor e texturaDatas comemorativasBrinquedos e músicas popularesHistória em quadrinhosMúsica popular brasileira regional e nacionalDesenho, pintura, dobradura, recortes e colagem. Desenho livre e ou dirigido.
  3. 3. Teatro e dramatizações (teatrinhos com fantoches e dedoches)Expressão corporal – danças. Canções folclóricas e popularesArtes visuais. Confecção de cartõesAVALIAÇÃO:A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno. Através doconhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala,participação, interação e organização.Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-seque o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS :Referencial Curricular de Educação Básica da Rede Estadual de Ensino.Ensino Fundamental.
  4. 4. PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES DO ENSINO FUNDAMENTALPROFESSORA: ADRIANA HENRIQUES CRIVELLIANO: 5 TURMA: A TURNO: MATUTINOOBJETIVO:Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora. Desenvolver oesquema corporal e o gosto pela música. Conhecer e adquirir hábitos e procedimentosespecíficos para desenvolver aptidão artística do educando. Expressar-se ecomunicar-se através das artes visuais. Estimular a sensibilidade artística dos alunosatravés da arte. Compreender e saber identificar a arte como fato históricocontextualizando com diversas culturas.METODOLOGIA:Basear a arte como fato histórico, analisando os elementos da linguagem visual dasobras de artes. Contemplando atividades lúdicas, expressando-se nas linguagensartísticas em atitude de busca pessoal e/ou coletivas, estimulando a percepção, aimaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciare fruir produções em artes. O professor será o mediador, promovendo intervençõesconstantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças. As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapasem seu desenvolvimento do conhecimento. O ambiente da sala de aula será umespaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando semreceber ensinamentos prontos e estereotipados. As atividades pedagógicas serãopensadas pelo professor partindo de situações reais, envolvendo os alunos aparticiparem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa para aturma. A fim se alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégia metodológicas dotrabalho, atividades permanentes, seqüenciadas, ocasionais e projetos didáticos.CONTEÚDOS:Formas de expressão.Desenhos, pintura, colagem, modelagem, dobradura, imitação canções,representações e outras que devem se desenvolvidas no decorrer dos bimestres.Ponto, forma, linha, textura, cores primária, secundária e terciária, fria, quente eneutra, proporção, movimento, perspectiva, ritmo, luz e sombra.
  5. 5. Folclore em Mato Grosso do Sul.Música em Mato Grosso do Sul.Folclore e literatura de Mato Grosso do Sul.AVALIAÇÃO:A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno. Através doconhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala,participação, interação e organização.Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-seque o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual da Ensino.Ensino Fundamental.
  6. 6. PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES DO ENSINO FUNDAMENTALPROFESSORA: ADRIANA HENRIQUES CRIVELLIANO: 6 TURMA: A TURNO: MATUTINOOBJETIVO:METODOLOGIA:CONTEÚDO:AVALIAÇÃO:
  7. 7. PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES DO ENSINO FUNDAMENTALPROFESSORA: ADRIANA HENRIQUES CRIVELLIANO: 7 TURMA: A TURNO: MATUTINOOBJETIVO:METODOLOGIA:CONTEÚDO:AVALIAÇÃO:
  8. 8. PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES DO ENSINO FUNDAMENTALPROFESSORA: ADRIANA HENRIQUES CRIVELLIANO: 9 TURMA: A TURNO: MATUTINOOBJETIVO:METODOLOGIA:CONTEÚDO:AVALIAÇÃO:
  9. 9. PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES DO ENSINO FUNDAMENTALPROFESSORA: ADRIANA HENRIQUES CRIVELLIANO: 1 Ensino Médio TURMA: A TURNO: MATUTINOOBJETIVO:METODOLOGIA:CONTEÚDO:AVALIAÇÃO:

×