Badain Jaran Desert

1,173 views

Published on

Published in: Travel, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,173
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
29
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Badain Jaran Desert

  1. 1. Badain Jaran, o deserto dos lagos misteriosos
  2. 3. Na perspectiva actual, é fácil imaginar a dificuldade em entender como uma paisagem deserta, árida, sem chuva, e dominada por mega dunas de areia, esteja salpicada de lagos que se mantêm durante séculos de modo inverosímil. Alguém decidiu baptizar tal deserto, como Badain Jaran , qualquer coisa como o deserto dos  “lagos misteriosos”.
  3. 7. O deserto de Badain Jaran situa-se a norte da China, na Região Autónoma da Mongólia Interior. O deserto detém uma característica única: é o lugar que tem algumas das dunas fixas mais altas do mundo, e entre elas, lagos relativamente grandes. Para além disso, as dunas mantêm-se húmidas no seu interior, o que explica a resistência à erosão do vento.
  4. 11. As chuvas chegam apenas os 40 mm anuais, pelo que é impossível que sirvam para sustentar o nível da água nos lagos. O mistério resolveu-se há alguns anos: os lagos emergem das fontes de água subterrânea que fluem das montanhas a centenas de quilómetros de distância: os montes Qilian, a uns 350 quilómetros de distância. É algo parecido com um gigantesco rio subterrâneo que não tem outra opção senão atravessar o deserto.
  5. 12. jeep
  6. 15. O resultado é um deserto magnífico salpicado de lagos
  7. 19. Enquanto alguns lagos são de formacão recente, outros antigos possuem uma salinidade elevada. A paisagem é imponente se considerarmos que algumas das dunas que rodeiam os lagos, podem chegar aos 500 metros de altura.

×