Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

ApresentaçãO1

5,576 views

Published on

Published in: Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

ApresentaçãO1

  1. 1. Trabalho realizado por: Márcia Cabaços nº19 8ºC Fábio Rosado nº9 8ºC Vasco Caupers nº24 8ºB
  2. 2. Introdução Nós escolhemos este trabalho de Ciências Físico-químicas, no âmbito da disciplina de Área de Projecto porque achámos um tema interessante, e assim decidimos investigar o assunto. Esperamos que gostem e fiquem a saber mais como nós.
  3. 3. O que são ultra-sons?
  4. 4. Ultra-som é um som que tem uma frequência maior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber e ouvir, que é de aproximadamente 20.000 Hz.
  5. 5. Alguns animais, como o cão, golfinho, morcego, gato e a baleia têm um limite de compreensão sonora maior ao do ouvido humano e podem, assim, ouvir ultra-sons.
  6. 6. Existem "apitos" próprios nestas frequências que servem a estes princípios, e também para comunicar com os animais.
  7. 7. Um som é caracterizado por oscilações (vibrações) no ar. O ser humano habitual mediano consegue distinguir, ou ouvir, sons na faixa de frequência que se estende de 20 Hz a 20.000 Hz aproximadamente.
  8. 8. Acima deste intervalo, os sinais são conhecidos como ultra-sons e abaixo dele, infra-sons.
  9. 9. Este cone pode "vibrar" a frequências de áudio e com isto impulsionar o ar desenvolvendo ondas de pressão que ao alcançarem o ouvido humano, são avaliados como sons audíveis.
  10. 10. À medida que a frequência das vibrações aumenta, a vastidão (amplitude) das vibrações vai-se reduzindo.
  11. 11. Aplicações dos ultra-sons
  12. 12. Os ultra-sons têm várias aplicações em áreas tão distintas como a pesquisa de petróleo ou de medicina. A sua utilização baseia-se no facto de estes se reflectirem, ou seja, de voltarem para trás quando incidem em certas superfícies.
  13. 13. Exemplo: -As ecografias realizadas usualmente na gravidez, são um poderoso meio de diagnóstico de anomalias de diversos órgãos, e usam ultra-sons com frequências da ordem dos milhões de Hertz! -Na indústria usam-se para detectar fendas nos materiais metálicos ou outros defeitos no fabrico de peças de determinadas máquinas; pois as eventuais deformações reflectem os ultra-sons de modo diferente das zonas perfeitas, permitindo assim detectá-las e localizá-las.
  14. 14. Os ultra-sons nos animais! Na natureza, várias espécies de animais, tais como os morcegos ou as baleias, usam métodos semelhantes para localização, orientação e até para comunicarem entre si. Podemos dizer que estes possuem “sonares naturais”
  15. 15. Exemplo: -Os morcegos são mamíferos caracterizados por se deslocarem na escuridão. O processo que lhes permite realizar esta proeza denomina-se de localização por eco. Enquanto o morcego se desloca emite vários sons de curta duração (impulsos) de frequência muito elevada (entre 25.000 Hz e 50.000Hz). Ao encontrarem obstáculos estes ultra-sons são reflectidos e constituem informações do meio circundante para o morcego.
  16. 16. Exemplo (continuação): -Os golfinhos também utilizam este sistema para “verem” o mundo à sua volta. Os golfinhos produzem dois tipos de sons, um tipo de sons serve-lhes para comunicarem entre si. O outro tipo de sons permite-lhes fazer o reconhecimento da área em que se encontram. O tempo que o eco demora a regressar, a diferença de intensidade e de frequência entre o som emitido e o som reflectido são os dados que permitem ao golfinho uma “visão” pormenorizada do oceano.
  17. 17. Tendo em conta o SONAR, como se pode determinar a profundidade de um local?
  18. 18. O termo SONAR é uma sigla com origem na língua inglesa –Sound Navigation and Ranging- que significa Sistema de Navegação e Localização por som. Nesta técnica produzem-se e emitem-se ultra-sons. Os ultra-sons penetram bem na água, sendo pouco absorvidos por esta.
  19. 19. Ao encontrarem obstáculos, os ultra-sons são reflectidos e a análise dos sons reflectidos permite concluir acerca do tipo de obstáculo e da distância a que ele se encontra. Com este método o Homem arranjou um modo de imitar um sistema que os outros animais possuem como dote natural.
  20. 20. Conclusão Nós gostámos muito realizar este trabalho. Já conhecíamos várias coisas sobre o tema e agora ficámos a saber ainda mais. Esperamos que tenham gostado como nós gostámos de o realizar.
  21. 21. Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Ultra-som http://nautilus.fis.uc.pt/personal/mfiolhais/FGbioII/B2_05.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecolocaliza%C3%A7%C3%A3o Manual de Físico-Química, 8º ano Pires Isabel e Ribeiro Sandra. Enciclopédia da Ciência 2 - Ciência Físico-Químicas “Mundos”. Suaro, Filipe. Ciências Físico-químicas “Terra.lab”.Lisboa-Editora

×