Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Palestra Espírita - Bem e mal sofrer

8,526 views

Published on

(O Evangelho segundo o Espiritismo. Cap. V. Item 18. Allan Kardec)

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

Palestra Espírita - Bem e mal sofrer

  1. 1. E.S.E. Cap. V (Allan Kardec) | Item 18
  2. 2. SOFRER: 1. Ser atormentado, afligido por. 2.Suportar, aguentar. 3. Admitir, consentir. 4. Passar ouexperimentar coisa desagradável ou trabalhosa. 5. Dorfísica ou moral. 6. Ser acometido de doença.> Relação com angústia e aflição.Fonte: Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa(Aurélio Buarque de Holanda Ferreira)
  3. 3. PROVAÇÃO: É A LUTA QUE ENSINA AO DISCÍPULOREBELDE E PREGUIÇOSO A ESTRADA DO TRABALHO E DAEDIFICAÇÃO ESPIRITUAL.EXPIAÇÃO: PENA IMPOSTA AO MALFEITOR QUECOMETE UM CRIME.Q 246 – Qual a diferença entre prova e expiação?Fonte: O consolador – Emmanuel / Chico Xavier
  4. 4. As expiações e provações têm por fim, na suavivência, provocar o arrependimento, a conscientizaçãodos sofrimentos causados, fazendo a pessoa arrepender-se, a conhecer-se.A evolução espiritual é consequência.
  5. 5. • Agente de desenvolvimento e progresso;• Significado da dor nos seres inferiores;• A dor moral aprimora os sentimentos. Fonte: “O problema do ser, do destino e da dor” (Léon Denis. Cap. 26)
  6. 6. Fonte: “O problema do ser, do destino e da dor”(Léon Denis. Cap. 26)
  7. 7. Bíblia | Evangelho de Mateus | Cap. 5
  8. 8. O que Jesus quis dizer com:"Bem-aventurados os aflitos, o reino dos céus lhes pertence.”?
  9. 9. RESIGNAÇÃO: Paciência diante da ingratidão, daadversidade, do infortúnio.São os bons sentimentos que alimentamos em nossocoração. É compreender a necessidade de não nosrevoltarmos, de sermos bons, a fim de sermosfelizes.“A resignação é o consentimento do coração.”Fonte: Wikipédia (Enciclopédia Virtual).(MACKENZIE, J. L. (S. J.). Dicionário Bíblico. São Paulo: Paulinas, 1984.“O Homem Novo” de J. Herculano Pires.
  10. 10. (“O Homem Novo” de J. Herculano Pires.)
  11. 11. Sendo as dores de hoje o resgate de nossas dividas passadas, osofrimento constitui forma e oportunidade abençoada de quitaçãodaquelas dívidas. Portanto, é feliz aquele que salda débitos com a justiçadivina.
  12. 12. Moderando nossos desejos, evitando a inveja, ociúme, a ambição, dando à vida material o valorrelativo que lhe é peculiar, acima de tudo aceitando-acom resignação, e praticando o bem ao próximo.
  13. 13. Segundo Lacordaire (Havre, 1863 – ESE. Cap. V)tal bem-aventurança pode ser traduzida como:“Bem-aventurados os que têm ocasião deprovar sua fé, sua firmeza, suaperseverança e sua submissão à vontade deDeus, porque terão centuplicada a alegriaque lhes falta na Terra, porque depois dolabor, virá o repouso.”
  14. 14. GLORIFIQUEMOS“Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória paratodo o sempre.” – Paulo (FILIPENSES 4:20)Quando o vaso se retirou da cerâmica, dizia sempalavras:- Bendito seja o fogo que me proporcionou asolidez.Quando o arado se ausentou da forja, afirmavaem silêncio:- Bendito seja o malho que me deu forma.
  15. 15. Quando a madeira aprimorada passou a brilharno palácio, exclamava, sem voz:- Bendita seja a lâmina que me cortoucruelmente, preparando-me a beleza.Quando a seda luziu, formosa.. no templo,asseverava no íntimo:- Bendita seja a feia lagarta que me deu vida.Quando a flor se entreabriu, veludosa e sublime,agradeceu, apressada:- Bendita a terra escura que me encheu deperfume.
  16. 16. Quando o enfermo recuperou a saúde, gritou,feliz:- Bendita seja a dor que me trouxe a lição doequilíbrio.Tudo é belo, tudo é grande, tudo é santo na casade Deus.Agradeçamos a tempestade que renova, a lutaque aperfeiçoa, o sofrimento que ilumina.A alvorada é maravilha do céu que vem após anoite na Terra.Que em todas as nossas dificuldades e sombrasseja nosso Pai glorificado para sempre.Fonte Viva (Emmanuel – Chico Xavier) - Lição 11

×