O que é fonema e grafema

25,252 views

Published on

O que é Fonema?
Já os Fonemas não são sons, fonema é uma abstração do som, é uma palavra técnica, tal como átomo, gene aminoácido etc.


Cada letra ou um pequeno grupo de letras possui um som elementar, mas seu nome não é som, seu nome consagrado na linguística é fonema. Ou seja fonema é antes uma abstração do som.

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
25,252
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
57
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O que é fonema e grafema

  1. 1. O que é fonema e grafema? Grafema é letra, símbolo gráfico utilizado para constituir palavras. Fonema é a unidade sonora utilizada para formar e distinguir palavras. O grafema é a representação gráfica do fonema. Na palavra "casa", temos 4 letras e 4 fonemas, mas em "guerra" temos 6 letras e 4 fonemas. O que é Grafema? Grafemas são aquelas letras simples, onde cada letra representa um grafema como na palavra "casa", cada letra é um grafema, onde cada letra possui um "som" elementar. A palavra casa corresponde sucessivamente aos sons "k", "a", "z" e "a", portanto temos 4 letras e 4 grafemas. Temos também os grafemas complexos, grupos de letras, que no português não são mais do que duas, que pronunciamos como um "som" elementar. Por exemplo a palavra "chá" que tem seu primeiro som inicial composto pelas letra "ch" que tem o mesmo som inicial da letra "x" e depois "á" que tem o som de "a", portanto 3 letra e 2 sons. A Palavra CHÁ possui 3 letras e 2 Grafemas. A palavra CASA possui 4 letras e 4 Grafemas.
  2. 2. Grafemas são portanto, mais exatamente, as letras ou grupos de letras que correspondem a um fonema (MORAIS, 2013 pg 21) O que é Fonema? Já os Fonemas não são sons, fonema é uma abstração do som, é uma palavra técnica, tal como átomo, gene aminoácido etc. Cada letra ou um pequeno grupo de letras possui um som elementar, mas seu nome não é som, seu nome consagrado na linguística é fonema. Ou seja fonema é antes uma abstração do som. Os fonemas representam movimentos articulatórios complexos, por exemplo: O "b" representa o conjunto de movimentos articulatórios que são efetuados quando dizemos /ba/, /be/, ao pronunciar esta silabas repare no que você fez com a boca. Se a tinha aberta, fecharia, Onde Ficou os lábios? Leia mais em: http://metodofonico.com.br/metodo-fonico/o-que-e-fonema-e-grafema/ #Alfabetização #educação #metodofonico #paisefilhos

×