Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Juízo investigativo

781 views

Published on

Juízo investigativo

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Juízo investigativo

  1. 1. As Profecias de Daniel
  2. 2. SONETO Ao Dia Do Juízo O alegre do dia entristecido O silêncio da noite perturbado O resplendor do sol todo eclipsado. E o luzente da lua desmentido! Soe a trombeta da maior altura, A que vivos e mortos traz o aviso Da desventura de uns, d´outros ventura. Gregório de Matos Rompa todo o criado em um gemido Que é de ti mundo? Onde tens parado? Se tudo nesse instante está acabado. Tanto importa o não ser, como haver sido. Acabe o mundo, porque já é preciso, Erga-se o morto, deixe a sepultura, Porque é chegado o dia do juízo.
  3. 3. “Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos. (At. 17:31). Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. (Rom 14:10). “No dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho. (Rom 2:16). Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. (Heb 10:30).
  4. 4. Juízo Investigativo “Continuei olhando, até que foram postos tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros... e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino... o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído”. Daniel 7:9-14 (ARA).
  5. 5. “E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o Santuário será Purificado.” Daniel 8:14 (ARA).
  6. 6. “Deus, sentado em Seu Trono para julgar o mundo, ao mesmo tempo Juiz, Defensor, Autoridade e Testemunha, abre os livros de registros; os mesmos são lidos, e a assinatura de cada homem é encontrada ali. Soa a grande trombeta; uma vozinha suave é ouvida; anjos estremecem e dizem: Este é o dia do Julgamento. (...) No Dia da Expiação é selado o destino daqueles que viverão, e daqueles que morrerão” (Enciclopédia Judaica – Dia da Expiação).
  7. 7. Paralelismo Profético
  8. 8. “Há um Deus no Céu que Revela o Futuro...”
  9. 9. BABILÔNIA (605 – 539 a.C) MEDO-PÉRSIA (539 – 331 a.C) GRÉCIA (331 – 168 a.C) ROMA (168 – 476 d.C)
  10. 10. DANIEL 2 DANIEL 7 DANIEL 8 INTERPRETAÇÃO Ouro Leão ------- Babilônia  Prata Urso Carneiro Medo-Pérsia Bronze Leopardo Bode Grécia ------- 4 Cabeças 4 Chifres Grécia Dividida Ferro Animal Terrível Chifre Pequeno Roma Pagã Ferro / Barro 10 Chifres -------- Tribos Bárbaras -------- Chifre Pequeno Chifre Robustecido Roma Papal A Pedra Tribunal Celeste Purificação do Santuário Juízo Investigativo
  11. 11. DANIEL 7 ESTRUTURA DE GÊNERO LITERÁRIO 1. Bestas e Chifres (v. 1-8) [PROSA]. 2. Ancião de Dias (v. 9-10) [VERSO]. 3. Bestas e Chifres (v. 11-12) [PROSA]. 4. FILHO DO HOMEM (V. 13-14) [VERSO]. 5. Explicação Geral do Anjo (v. 14-22) [PROSA]. 6. Explicação Detalhada do Anjo (v. 23-27) [VERSO]. 7. Epílogo (v. 28) [PROSA].
  12. 12. O Chifre Pequeno (Expansão Horizontal) (v. 8) "O bode [Grécia] se engrandeceu sobremaneira; e, na sua força, quebrou-se-lhe o grande chifre [império Helenístico de Alexandre Magno], e em seu lugar saíram quatro notáveis [as divisões do Império Helenístico], para os quatro ventos do céu [pontos cardeais, as direções da bússola]. (v. 9) "DE UM DELES saiu um chifre pequeno [Antíoco ou Roma?] e se tornou muito forte para o sul, para o oriente e para a terra gloriosa".
  13. 13. O Chifre Pequeno (Expansão Vertical) (v. 10-12) “Cresceu até atingir o exército dos céus; a alguns do exército e das estrelas lançou por terra e os pisou. Sim, engrandeceu-se até ao príncipe do exército; dele tirou o Contínuo e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo. Um exército lhe foi entregue contra o Contínuo, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou”.
  14. 14. Elucidando os Significados CHIFRE PEQUENO: HORIZONTAL (ROMA PAGÃ). VERTICAL (ROMA PAPAL). O EXÉRCITO = POVO DE DEUS. O PRÍNCIPE DO EXÉRCITO = CRISTO. O SANTUÁRIO = TABERNÁCULO CELESTIAL. O CONTÍNUO = ?
  15. 15. O QUE É O “CONTÍNUO”? Duas Hipóteses: 1. O Paganismo Romano. 2. O Ministério Sumo-sacerdotal de Cristo.
  16. 16. O QUE É O “CONTÍNUO”? Vi então em relação ao "contínuo" (Dan. 8:12), que a palavra "sacrifício" foi suprida pela sabedoria humana, e não pertence ao texto, e que o Senhor deu a visão correta àqueles a quem deu o clamor da hora do juízo. Quando houve união, antes de 1844, quase todos eram unânimes quanto à maneira correta de se entender o "contínuo"; mas na confusão desde 1844, outras opiniões têm sido abrigadas, seguindo-se trevas e confusão. O tempo não tem sido um teste desde 1844; e nunca mais o será”. Primeiros Escritos, p. 75.
  17. 17. O QUE É O “CONTÍNUO”? “A. G. Daniells: [...] peguei Primeiros Escritos e o li para ela, e daí lhe falei da controvérsia. Passei longo tempo com ela. Era um daqueles dias em que ela se sentia feliz e serena, e então lhe expliquei tudo completamente. Disse: ‘Aqui a senhora diz que lhe foi mostrado que a posição sobre o ‘contínuo’ defendida pelos irmãos estava correta. Agora’, continuei, ‘há duas partes aqui neste ‘contínuo’ que a senhora menciona. Uma é este período de tempo, os 2.300 anos, e a outra é o ‘contínuo’ em si.’
  18. 18. O QUE É O “CONTÍNUO”? “Repassei tudo com ela, e cada vez ela dizia, tão logo chegava a esse [período de] tempo: ‘Ora, eu sei o que me foi revelado – que o período de 2.300 dias estava fixado, e que não haveria tempo definido após isso. Os irmãos estavam corretos ao chegarem à data de 1844.’
  19. 19. O QUE É O “CONTÍNUO”? “Então eu deixava esse ponto, e prosseguia sobre o tema do ‘contínuo’. ‘Ora, irmão Daniells’, ela dizia, ‘eu não sei o que é esse ‘contínuo’, se é o paganismo ou o ministério de Cristo. Isso não é o que me foi mostrado.’. E ela fugia daquela zona nebulosa imediatamente. Então, quando eu retornava aos 2.300 anos, ela se aprumava e declarava: ‘Este é o ponto do qual jamais podemos nos desviar. Digo-lhe que nunca poderá se desviar do período de 2.300 anos. Foi-me revelado que este tempo estava fixado.’” Conferência Bíblica de 1919. Report of Bible Conference for July 30, 1919, p. 1206.
  20. 20. SERVIÇO “CONTÍNUO” (LUGAR SANTO) a) Sacrifício contínuo – Êx. 29:38, 42; Núm. 28:3, 24. b) Holocaustos contínuo - I Crôn. 16:40. c) Fogo do altar continuamente acesso – Lev. 6:13. d) Contínua oferta de cereais – Núm. 4:16 e) Lâmpadas continuamente acessas – Êx. 27:20; Lev. 24:2. f) O pão contínuo da proposição – Êx. 25:30; Núm. 4:7; II Crôn. 2:4. g) O peitoral sacerdotal para memória contínua – Êx. 28:29. h) Incenso perpétuo – Êx. 30:8. i) Contínuo serviço do santuário - I Crôn. 23:31.

×