Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Estrutura do santuário

1,290 views

Published on

Estrutura do santuário

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

Estrutura do santuário

  1. 1. A Estrutura do Santuário no Apocalipse
  2. 2. O Santuário Terrestre
  3. 3. “Ora, a primeira aliança também tinha preceitos de serviço sagrado e o seu santuário terrestre. Com efeito, foi preparado o tabernáculo, cuja parte anterior, onde estavam o candeeiro, e a mesa, e a exposição dos pães, se chama o Santo Lugar.” Hebreus 9: 1-2.
  4. 4. “Por trás do segundo véu, se encontrava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos, ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança; e sobre ela, os querubins de glória, que, com a sua sombra, cobriam o propiciatório”. Hebreus 9: 3-5.
  5. 5. O Santuário Celeste
  6. 6. O SENHOR está no Seu santo templo; nos céus tem o SENHOR Seu trono; os Seus olhos estão atentos, as Suas pálpebras sondam os filhos dos homens. (Salmos 11:4).
  7. 7. “Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem.” Hebreus 8:1 e 2.
  8. 8. “Do templo celestial, morada do Rei dos reis, onde milhares de milhares O servem, e milhões de milhões estão diante dEle (Dan. 7:10), templo repleto da glória do trono eterno, onde serafins, seus guardas resplandecentes, velam o rosto em adoração; sim, desse templo, nenhuma estrutura terrestre poderia representar a vastidão e glória. Todavia, importantes verdades relativas ao santuário celestial e à grande obra ali prosseguida em prol da redenção do homem, deveriam ser ensinadas pelo santuário terrestre e seu cerimonial”. Patriarcas e Profetas, p. 367.
  9. 9. O Santuário Celestial tem duas divisões (Santo e Santíssimo), como o Santuário Terrestre?
  10. 10. As Portas do Santuário
  11. 11. “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas.” Apocalipse 4:1.
  12. 12. “Também fez Salomão todos os utensílios do Santo Lugar do SENHOR: o altar de ouro e a mesa de ouro (...) os castiçais de ouro finíssimo (...) os recipientes para incenso e os braseiros, de ouro finíssimo; as dobradiças para as portas da casa interior para o Santo dos Santos e as das portas do Santo Lugar do templo, também de ouro.” 1 Reis 7:48-50.
  13. 13. Um Trono
  14. 14. “Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, Alguém sentado.” Apocalipse 4:2.
  15. 15. O Arco-Íris
  16. 16. “Pela fé, olhemos para o arco-íris que está ao redor do trono, tendo atrás de si a nuvem de pecados confessados. O arco-íris da promessa é uma certeza a cada alma humilde, contrita e crente de que sua vida é uma com Cristo e de que Cristo é um com Deus. A ira de Deus não cairá sobre uma alma que nEle procura refúgio. Deus mesmo declarou: ‘Vendo Eu sangue, passarei por cima de vós’. (Êx. 12:13). ‘E estará o arco nas nuvens, e Eu o verei, para Me lembrar do concerto eterno’. (Gên. 9:16)”. Ellen White. Testemunhos para Ministros, p. 157
  17. 17. “No céu, a aparência do arco-íris rodeia o trono e sobre a cabeça de Cristo. Ezequiel 1:28, Apocalipse 4:2, 3. Quando o homem pela sua grande impiedade convida os juízos divinos, o Salvador, intercedendo junto ao Pai, aponta para o arco nas nuvens, para o arco-íris ao redor do trono, como um gesto de misericórdia para com o pecador arrependido”. Ellen White From Eternity Pass, p.64.
  18. 18. “Assim como o arco nas nuvens é formado pela união da luz solar e da chuva, assim o arco-íris que circunda o trono representa o poder conjunto da misericórdia e justiça. Não é só a justiça que deve ser mantida; pois isto apagaria a glória do arco-íris da promessa sobre o trono; os homens poderiam ver somente a penalidade da lei. Se não houvesse justiça nem punição, não haveria estabilidade para o governo de Deus. É a mistura de juízo e misericórdia que torna completa a salvação”. Ellen White Maranata, p. 326.
  19. 19. O Candelabro de Ouro
  20. 20. “Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas [lâmpadas] de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.” Apocalipse 4:5.
  21. 21. “Segundo tudo o que Eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.” Êxodo 25:9. “O candelabro era feito de ouro batido desde o seu pedestal até às suas flores; segundo o modelo que o SENHOR mostrara a Moisés, assim ele fez o candelabro.” Números 8:4.
  22. 22. “Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.” Apocalipse 1:20. “Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete lâmpadas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.” Apocalipse 4:5.
  23. 23. O Altar de Ouro
  24. 24. “O sexto anjo tocou a trombeta, e ouvi uma voz procedente dos quatro ângulos do altar de ouro que se encontra na presença de Deus.” Apocalipse 9:13.
  25. 25. “Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono; e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos. E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto.” Apocalipse 8:3-5.
  26. 26. A Mesa dos Pães
  27. 27. “Foi-me então ordenado que observasse os dois compartimentos do santuário celestial. A cortina, ou porta, foi aberta, e foi-me permitido entrar. No primeiro compartimento vi o castiçal com sete lâmpadas, a mesa dos pães da proposição, o altar de incenso e o incensário.” Primeiros Escritos, p. 251.
  28. 28. O Altar de Bronze
  29. 29. “Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas (Sangue – Lv. 17:11) daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.” Apocalipse 6:9.
  30. 30. “Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono; e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos. E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto.” Apocalipse 8:3-5.
  31. 31. “Saiu ainda do altar outro anjo, aquele que tem autoridade sobre o fogo, e falou em grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: Toma a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas!” Apocalipse 14:18.
  32. 32. “Farás também o altar de madeira de acácia: de cinco côvados será o seu comprimento, e de cinco a largura, será quadrado o altar, e de três côvados a altura. Dos quatro cantos farás levantar-se quatro chifres, os quais formarão uma só peça com o altar; e o cobrirão de bronze.” “Oco e de tábuas o farás; como se te mostrou no monte, assim o farão.” Êxodo 27:1, 2 e 8.
  33. 33. “Foi-me dado um caniço semelhante a uma vara, e também me foi dito: Dispõe-te e mede o santuário de Deus, o seu altar e os que nele adoram; mas deixa de parte o átrio exterior do santuário e não o meças, porque foi ele dado aos gentios; estes, por quarenta e dois meses, calcarão aos pés a cidade santa.” Apocalipse 11:1 e 2.
  34. 34. “Também edificou altares a todo o exército dos céus nos dois átrios da Casa do SENHOR.” 2 Reis 21:5. “Fez mais o pátio dos sacerdotes e o pátio grande, como também as portas deles, as quais cobriu de bronze.” 2 Crônicas 4:9.
  35. 35. O Lugar Santíssimo
  36. 36. “Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no Seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada.” Apocalipse 11:19.
  37. 37. O Fim do Tempo da Graça
  38. 38. “Depois destas coisas, olhei, e abriu-se no céu o santuário do tabernáculo do Testemunho, e os sete anjos que tinham os sete flagelos saíram do santuário, vestidos de linho puro e resplandecente e cingidos ao peito com cintas de ouro. Então, um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da cólera de Deus, que vive pelos séculos dos séculos. O santuário se encheu de fumaça procedente da glória de Deus e do seu poder, e ninguém podia penetrar no santuário, enquanto não se cumprissem os sete flagelos dos sete anjos. Ouvi, vinda do santuário, uma grande voz, dizendo aos sete anjos: Ide e derramai pela terra as sete taças da cólera de Deus.” Apocalipse 15:5-16:1.
  39. 39. “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” Hebreus 4:16. “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela Sua carne.” Hebreus 10:19 e 20 (ARC).
  40. 40. O Trono de Deus
  41. 41. O que representava o Trono de Deus no Santuário Terrestre?
  42. 42. “Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que Eu te ordenar para os filhos de Israel.” Êxodo 25:22.
  43. 43. “Mandou, pois, o povo trazer de Siló a arca do SENHOR dos Exércitos, entronizado entre os querubins; os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca da Aliança de Deus.” 1 Samuel 4:4.
  44. 44. “Dispôs-se e, com todo o povo que tinha consigo, partiu para Baalá de Judá, para levarem de lá para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o Nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que Se assenta acima dos querubins.” 2 Samuel 6:2.
  45. 45. “O peso do ouro refinado para o altar do incenso, como também, segundo a planta, o ouro para o carro dos querubins, que haviam de estender as asas e cobrir a arca da Aliança do SENHOR. Tudo isto, disse Davi, me foi dado por escrito por mandado do SENHOR, a saber, todas as obras desta planta.” 1 Crônicas 28:18.
  46. 46. “A arca do tabernáculo terrestre continha as duas tábuas de pedra, sobre as quais se achavam inscritos os preceitos da lei de Deus. A arca era mero receptáculo das tábuas da lei, e a presença desses preceitos divinos é que lhe dava valor e santidade. Quando se abriu o templo de Deus no Céu, foi vista a arca do Seu testemunho. Dentro do santo dos santos, no santuário celestial, acha-se guardada sagradamente a lei divina - a lei que foi pronunciada pelo próprio Deus em meio dos trovões do Sinai, e escrita por Seu próprio dedo nas tábuas de pedra.” O Grande Conflito, p. 433.
  47. 47. “Pôs-se o rei Davi em pé e disse: Ouvi-me, irmãos meus e povo meu: Era meu propósito de coração edificar uma casa de repouso para a arca da Aliança do SENHOR e para o estrado dos pés do nosso Deus, e eu tinha feito o preparo para a edificar.” 1 Crônicas 28:2.
  48. 48. “Ouvimos dizer que a arca se achava em Efrata e a encontramos no campo de Jaar. Entremos na sua morada, adoremos ante o estrado de Seus pés. Levanta-Te, SENHOR, entra no lugar do Teu repouso, Tu e a arca de Tua fortaleza.” Salmos 132:6-8.
  49. 49. “Justiça e direito são o fundamento do Teu trono; graça e verdade Te precedem.” Salmos 89:14. “Nuvens e escuridão O rodeiam, justiça e juízo são a base do Seu trono.” Salmos 97:2.
  50. 50. “No lugar santíssimo vi uma arca, cujo cimo e lados eram de ouro puríssimo. Em cada uma de suas extremidades estava um lindo querubim, com as asas estendidas sobre ela. Tinham o rosto voltado um para o outro, e olhavam para baixo. Entre os anjos havia um incensário de ouro. Por cima da arca, onde os anjos estavam, havia uma glória extraordinariamente fulgurante, com a aparência de um trono em que Deus habitava. Jesus ficou ao lado da arca e, ao ascenderem para Ele as orações dos santos, o incenso ardia e, com o incenso, Ele oferecia as orações a Seu Pai.” Ellen White. Vida e Ensinos, p. 91.
  51. 51. “Dois lindos querubins, um em cada extremidade da arca, achavam-se com suas asas estendidas por sobre ela, e tocando uma na outra por cima da cabeça de Jesus, estando Ele diante do propiciatório. Seus rostos estavam voltados um para o outro, e olhavam abaixo, para a arca, representando todo o exército angélico a olhar com interesse para a lei de Deus. Entre os querubins havia um incensário de ouro; e, subindo a Jesus as orações dos santos, oferecidas pela fé, e apresentando-as Ele a Seu Pai, uma nuvem de fragrância subia do incenso, assemelhando-se a fumo das mais lindas cores.
  52. 52. Por sobre o lugar em que Jesus Se achava, diante da arca, havia uma glória extraordinariamente brilhante, para a qual não podia olhar; parecia-se com o trono de Deus. Subindo o incenso para o Pai, a excelente glória vinha do trono a Jesus, e dele se derramava sobre aqueles cujas orações tinham subido como suave incenso”. Ellen White. Primeiros Escritos, 252.
  53. 53. Os Querubins
  54. 54. A arca do santuário terrestre era o modelo da verdadeira arca no Céu. Lá, ao lado da arca celestial, permanecem anjos vivos, um em cada extremidade, e cada um deles, com uma asa estendida para o alto, cobre o propiciatório, enquanto a outra asa se dobra sobre o corpo, em sinal de reverência e humildade”. Ellen White. História da Redenção, p. 153).
  55. 55. Quantos Tronos?
  56. 56. “Vi o Pai erguer-Se do trono e num flamejante carro entrar no santo dos santos para dentro do véu, e assentar-Se. Então Jesus Se levantou do trono e a maior parte dos que estavam curvados ergueram-se com Ele. Não vi um raio de luz sequer passar de Jesus para a multidão descuidada depois que Ele Se levantou, e eles foram deixados em completas trevas. Os que se levantaram quando Jesus o fez, conservavam os olhos fixos nEle ao deixar Ele o trono e levá-los para fora a uma pequena distância”.
  57. 57. “Então Ele ergueu o Seu braço direito, e ouvimo- Lo dizer com Sua amorável voz: “Esperai aqui; vou a Meu Pai para receber o reino; guardai os vossos vestidos sem mancha, e em breve voltarei das bodas e vos receberei para Mim mesmo.” Então um carro de nuvens, com rodas como flama de fogo, circundado por anjos, veio para onde estava Jesus. Ele entrou no carro e foi levado para o santíssimo, onde o Pai Se assentava”. Ellen White. Primeiros Escritos, p. 54-56.
  58. 58. Conclusão
  59. 59. Sendo em visão concedida a João uma vista do templo de Deus no Céu, contemplou ele ali ‘sete lâmpadas de fogo’ (Apoc. 4:5) que ardiam diante do trono. Viu um anjo, “tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono”. Apoc. 8:3. Com isto permitiu-se ao profeta ver o primeiro compartimento do santuário celestial; e viu ali as ‘sete lâmpadas de fogo’ e o ‘altar de ouro’ representados pelo castiçal de ouro e o altar de incenso no santuário terrestre. Novamente, ‘abriu-se no Céu o templo de Deus’ (Apoc. 11:19), e ele olhou para dentro do véu interno, no santo dos santos. Ali viu a ‘arca do Seu concerto’, representada pelo escrínio sagrado construído por Moisés a fim de conter a lei de Deus.” Patriarcas e Profetas, pp. 356 (GC, p. 414).

×