Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Instituto Observatório Social - apresentação institucional

412 views

Published on

Published in: Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Instituto Observatório Social - apresentação institucional

  1. 1. Institucional Instituto Observatório Social (IOS) é um centro de estudos de geração de conhecimento para o mundo sindical e o mundo do trabalho, com abrangência nacional e internacional. Fundado em 1997, o IOS realiza pesquisas e estudos especializados com metodologias e processos participativos e que contribuem para a ação sindical, o diálogo social e o desenvolvimento sustentável.
  2. 2. Temas de estudo
  3. 3. Programas e projetos Responsabilidade Social Empresarial O IOS analisa e acompanha o movimento de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) em seu conjunto tomando como primeira referência a incorporação das diretrizes da OIT. O Instituto também fez parte da delegação brasileira para a construção da ISO 26000, específica para RSE.
  4. 4. Programas e projetos Promoção dos Direitos Trabalhistas na América Latina O IOS possui tem dois projetos em andamento, em parceria com DGB-BW (Instituto Alemão), Secretaria Relações Internacionais da CUT, Confederação Nacional do Metalúrgicos e Confederação Nacional dos Químicos. Objetivo é a organização de redes, utilizando a formação como método. Participam 11 empresas alemãs químicas e metalúrgicas no Brasil, com ações também na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai.
  5. 5. Programas e projetos Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo Ao lado da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Instituto Ethos e da ONG Repórter Brasil, o IOS realiza o monitoramento anual das empresas signatárias do Pacto. Atualmente, o Pacto conta com a adesão voluntária de mais de 400 empresas de diversos setores.
  6. 6. Áreas de atuação Pesquisa Formação Tecnologia da Informação Jornalismo investigativo Comunicação
  7. 7. Pesquisa A área de pesquisa é a essência do Observatório Social. Desde 2011, todas as pesquisas do IOS têm como referência teórica o conceito de Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Dentro destas diretrizes, os estudos realizados pelo IOS tratam dos direitos à negociação coletiva, liberdade de associação, discriminação no local de trabalho, trabalho infantil e forçado, saúde e segurança no trabalho.
  8. 8. Formação O IOS trabalha com a disseminação da informação e com a formação de líderes sindicais. Para isso, faz uso de ferramentas como plataforma de Ensino a Distância, oficinas, seminários e a conferência anual Pesquisa e Ação Sindical. Entre os temas de formação estão: ● Globalização e seus impactos para o mundo do trabalho e para o sindicalismo ● Redes Sindicais e concepção e estrutura sindical ● Normas e Instrumentos Internacionais sobre trabalho ● Negociação Coletiva em empresas Multinacionais
  9. 9. Tecnologia da Informação A principal ferramenta de tecnologia de informação desenvolvida pelo IOS é o Conexão Sindical. Criado em 2003, é uma rede social com mais de 3 mil usuários entre sindicatos e empresas de todos os continentes. Oferece grupos de discussão e plataformas de EAD integradas.
  10. 10. Jornalismo investigativo A Revista Observatório Social busca mobilizar a sociedade e gerar mudanças a partir de temas de grande repercussão. Entre os reconhecimentos recebidos estão: 2010 – Prêmio Fiema de Jornalismo Ambiental reportagem Devastação S/A 2009 – Prêmio Esso de Jornalismo – Honra ao Mérito na categoria Informação Científica, Tecnológica e Ecológica – Devastação S/A 2006 – Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos – A Idade da Pedra: crianças trabalham na mineração e beneficiam multinacionais 2003 – Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Informação Científica, Tecnológica ou Ecológica – Mineração Predatória na Amazônia
  11. 11. Comunicação O IOS produz diferentes materiais, impressos e multimídia, com o objetivo de levar informação ao trabalhador. Entre eles estão boletins informativos, cartilhas e documentários.
  12. 12. www.observatoriosocial.org.br observatorio@os.org.br Rua Dona Brígida, 299 – Vila Mariana São Paulo – SP CEP: 04111-080 Tel: +55(11) 3105-0884 Fax: +55 (11) 3107-0538

×