Guia de Cargos - Processo Seletivo 2013/1

720 views

Published on

Guia de Cargos - Processo Seletivo 2013/1

Published in: Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
720
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Guia de Cargos - Processo Seletivo 2013/1

  1. 1. PROCESSO SELETI O 2013/1
  2. 2. O que é o Núcleo UFMG Jr.?O Núcleo é uma instância do MEJresponsável por: Representar as Contribuir para Fomentar aempresas filiadas o crescimento criação de novasperante a UFMG das EJs EJs na UFMG
  3. 3. Mas antes de tudo representamostodas essas empresas
  4. 4. VOCÊ TAMBÉM PODE SER NÚCLEOEdital aberto para os cargos de: Assessoria Coordenação Gerência
  5. 5. COMO FAZER PARTE Assessoria, Gerência e CoordenaçãoEnvie um e-mail paradiretoria@nucleoufmgjr.com.br Período parainformando: manifestação de interesse: 29/01 - 17/02 Nome Divulgação do 1ª, 2ª e 3ª EJ resultado: 04/03 opção de Telefone cargo E-mail
  6. 6. GUIA DE CARGOS Assessoria e Gerência
  7. 7. ADMINISTRATIVO FINANCEIRO Paula CostaA Diretoria Administrativo-Financeira tem como objetivogarantir a sustentabilidade financeira do Núcleo UFMGJr., garantindo sua Eficiência Operacional dos processos,sempre monitorando-os e buscando sua otimização. Écompetência dessa Diretoria zelar pela Gestão do Con-hecimento de modo que o conhecimento adquirido nãose perca.Essa Diretoria também tem por objetivo disseminar o Movi-mento Empresa Júnior na UFMG, trabalhando com o Fo-mento a novas empresas e orientação aos alunos que jáiniciaram o processo de abertura da EJ.
  8. 8. ASSESSOR DE ADM. FINANCEIRO Conhecimento AgregadoO assessor administrativo-financeiro irá trabalhar com - Maior conhecimento sobre documen-o controle financeiro do tação necessária ao funcionamento deNúcleo, acompanhando uma EJ; - Maior conhecimento sobre planeja-todas as diretorias, e o con- mento financeiro;trole dos documentos da in- - Prática em reuniões de acompanha-stituição, buscando o apri- mento;moramento das ferramen- Requisitostas já existentes. Nesse se-mestre iremos também es- - Comprometimento;truturar um suporte às EJs - Profissionalismo;voltado à diretoria Adm-Fin - Organização; - Pró-atividade.das empresas.
  9. 9. ASSESSOR DE EFICIÊNCIA OPERACIONAL Conhecimento AgregadoO Assessor de Eficiência Op-eracional será responsável - Maior conhecimento sobre otimizaçãopelo acompanhamento de processos;dos processos estratégicos - Maior conhecimento sobre formula- ção de indicadores e estabelecimentodo Núcleo UFMG Jr. Dessa de metas;forma, auxiliará a Diretora - Conhecimento de todas as áreas doAdministrativo-Financeira no Núcleo UFMG Jr; - Gerenciamento de rotina.alcance da Eficiência Op-eracional da instituição.Esse assessor terá contatocom metodologias deacompanhamento e otim-ização de processos, trabal-hando com as possíveis mel-horias na atual ferramentade acompanhamento deprocessos.
  10. 10. ASSESSOR DE FOMENTO Conhecimento AgregadoO Assessor de Fomento irátrabalhar diretamente com - Maior conhecimento sobre documen-os alunos interessados em tos institucionais;abrir empresas juniores, aux- - Maior experiência com contato com os alunos e professores;iliado em todo o processo - Experiência em apresentações em pú-de criação das empresas e blico;disseminando o espírito doMovimento Empresa Júnioraos novos empresários. Esseassessor deverá mostrar aalunos e professores as van-tagens de fazer parte doMEJ, sempre contextuali-zando com o curso emquestão.
  11. 11. GERENTE DE ADM. FINANCEIRO Conhecimento AgregadoO gerente administrativo-financeiro será responsável - Maior conhecimento na áreapor acompanhar e geren- administrativo-Financeira;ciar as atividades dos asses- - Conhecimento em Gerenciamento de rotina;sores Administrativo- - Maior conhecimento em elaboraçãoFinanceiros, de Eficiência de documentos institucionais;Operacional e de Fomento, - Maior conhecimento sobre otimização de processos;supervisionando-os e dandorepasses a Diretora.O Gerente terá contatocom todas as áreas da dire-toria em questão, além deestar envolvido com asoutras diretorias, empresasjuniores e aspirantes a EJ.
  12. 12. COMUNICAÇÃO Yuri OliveiraA Diretoria de Comunicação é responsável por manter eotimizar a comunicação do Núcleo UFMG Jr. com as Em-presas Juniores filiadas ao mesmo e com a UFMG. Estáligada também à integração entre as EJs e seus em-presários.A divulgação de atividades do Núcleo e a difusão de suamarca ficam a cargo dessa Diretoria, bem como a atual-ização de seus meios de comunicação.
  13. 13. ASSESSOR DE PUBLICIDADE Conhecimento AgregadoO assessor de publicidade éresponsável pelo gerencia- - Prática em programas de edição grá-mento da parte gráfica da fica, como Illustrator e Photoshop;comunicação, desde a - Aprendizado em técnicas de publici- dade e criação;criação das peças (como - Aprimoramento de comunicaçãocartazes, teasers, folhetos, verbal e escrita.etc.) até a finalização.Também está ligado à otim- Requisitosização das formas de co-municação do Núcleo e - Experiência em edição gráfica;com a melhoria de suas fer- - Comprometimento e pontualidade.ramentas.
  14. 14. ASSESSOR DE RELAÇÕES PÚBLICAS Conhecimento AgregadoO assessor de relaçõespúblicas fica responsável - Gerenciamento de redes sociais;pelo gerenciamento das - Aprimoramento da comunicaçãomídias sociais do Núcleo verbal e escrita; - Aprendizado em técnicas dedivulga-UFMG Jr., como o Facebook ção e negociação;e o Twitter. Ficará respon- - Aprendizado em técnicas de publici-sável pela atualização do dade, relações públicas e planeja- mento.boletim eletrônico doNúcleo e envolvido com Requisitosprogramas de integração - Boa comunicação e escrita;entre as EJs. - Comprometimento e pontualidade.
  15. 15. ASSESSOR DE JORNALISMO Conhecimento AgregadoO assessor de jornalismo lidacom notícias, dados, novi- - Maior contato com informações edades e a divulgação de in- novidades do Núcleo e das EJs;formações tanto do Núcleo - Aprendizado em técnicas de jornal- ismo;quanto das EJs. É respon- - Aprimoramento de comunicaçãosável por redigir notícias verbal e escrita.sobre assuntos, eventos eacontecimentos relevantes Requisitosàs empresas filiadas. Alémdisso, terá contato com - Boa escritamídias externas ao Núcleo, - Interesse e comprometimentoobjetivando proporcionaruma maior visibilidade aoMEJ.
  16. 16. ASSESSOR DE T.I. Conhecimento AgregadoO assessor de T.I. deve ga-rantir o bom funcionamento - Prática em programação;do fórum e do site do - Gerenciamento de redes de comuni-Núcleo. Terá a responsabili- cação.dade de gerenciar essasredes, realizando sua ma-nutenção e constante atu-alização. Requisitos - Conhecimento em programação de sites.
  17. 17. DESENVOLVIMENTO Rafael César NolascoA Diretoria de Desenvolvimento do Núcleo UFMG Jr.busca acompanhar o desempenho das empresas filiadase realizando ações que visem o crescimento destas.Para isso, a Diretoria de Desenvolvimento atua no suportedireto às empresas filiadas, diagnosticando, analisando asituação das EJs e executando ações visando seu benefí-cio, além de realizar ações que propiciem a troca de ex-periências e conhecimento os membros das EJs filiadas.Além disso, neste semestre será colocado em prática oPrograma de Geração de Negócios, visando trazer maisclientes para o MEJ UFMG.
  18. 18. GERENTE DE DESENVOLVIMENTOO Gerente de Desenvolvimento Conhecimento Agregadoirá trabalhar gerenciando a - Conhecimento a respeito das EJs daatividade dos assessores e Coor- UFMG;denadores de Setoriais, além de - Práticas de gestão em diversas áreas;ações visando a integração e - Gestão de pessoas;Desenvolvimento Colaborativo. - Gestão de projetos;Ele irá: - Planejamento tático-operacional;- Ser responsável pelo suporte - Networking.por meio de benchmarkings ori-entados, auxiliando na divulga- Requisitosção, direcionando as deman-das e verificando os resultados; - Liderança; - Comprometimento;- Gerenciar o trabalho dos Coor- - Pró atividade;denadores de Setoriais; - Planejamento e Organização;-Trabalhar as ações visando a in- - Paixão;tegração e transferência de - Profissionalismo;conhecimento, avaliando os re-sultados e acompanhando suaexecução.
  19. 19. ASSESSOR DE DESENVOLVIMENTO Conhecimento AgregadoO assessor será responsávelpela execução do processo - Conhecimento a respeito das EJs dade suporte por meio de UFMG;benchmarkings orientados, - Práticas de gestão em diversas áreas; - Gestão de projetos;se reunindo com as EJs tuto- - Networking.ras e tutoradas e acompan-hando as ações por meiode metodologia própria. RequisitosAlém disso, o assessorpoderá ficar responsável - Comprometimento;por executar ações relacio- - Pró atividade;nadas à integração e trans- - Paixão; - Profissionalismo;ferência de conhecimento - Foco em Resultados;entre as empresas do - Busca por Inovação;Núcleo UFMG Jr.
  20. 20. GERENTE DE MERCADO Conhecimento AgregadoNeste semestre, o NúcleoUFMG Jr. irá iniciar o seu Pro- - Conhecimento a respeito das áreas degrama de Geração de atuação das empresas do MEJ UFMG;Negócios, visando trazer - Conhecimento de mercado; - Práticas de marketing;mais clientes e projetos para - Negociação;as empresas filiadas. O Ger- - Networking.ente de Mercado será o re-sponsável pela execução Requisitosdo plano, que prevê açõescomo: - Comprometimento;- Elaboração e divulgação - Pró atividade;de uma carta de serviços - Profissionalismo; - Foco em Resultados;de todas as EJs filiadas; - Busca por Inovação;- Prospecção de parcerias; - Relacionamento interpessoal;- Participação em eventos.
  21. 21. ASSESSOR DO XII SÁBADO JR. Conhecimento AgregadoO Sábado Jr. é um eventopromovido semestralmente - Planejamento e organização de even-pelo Núcleo UFMG Jr. que tos;visa promover a capacita- - Trabalho em equipe; - Relacionamento interpessoal;ção e integração dos em- - Networkingpresários juniores das em-presas filiadas. Os Assessoresdo XIII Sábado Jr. irão par- Requisitosticipar da organização doXIII Sábado Jr., trabalhando - Comprometimento;nas áreas de infra-estrutura, - Pró atividade;conteúdo e programação, - Profissionalismo; - Foco em Resultados;comunicação, integração - Planejamento e Organizaçãoe financeira do evento. - Trabalho em equipe;
  22. 22. PRESIDÊNCIA Felipe CésarA presidência é a Diretoria responsável por garantir agestão interna do Núcleo UFMG Jr., sua representativi-dade na Universidade, no MEJ e na sociedade e seu for-talecimento como instituição de representação e desen-volvimento das EJs da UFMG. Além disso, também é re-sponsável pelas ações relacionados à gestão de pessoase desenvolvimento do corpo executivo do Núcleo.
  23. 23. ASSESSOR DE GESTÃO Conhecimento AgregadoO Assessor de Gestão trab-alha em contato direto com - Conhecimento sobre Planejamento Es-a estratégia do Núcleo tratégico;UFMG Jr. O assessor irá atuar - Visão sistêmica; - Análise crítica de planejamento;no acompanhamento e co- - Contato com ferramentas de Gestão àbrança dos indicadores es- vista.tratégicos e dos Planos deAção das Diretores, bem Requisitoscomo na manutenção deferramentas de controle ne- - Senso crítico;cessárias para garantir a Ex- - Comprometimento;celência em Gestão do - Pró atividade; - Planejamento e Organização;Núcleo UFMG Jr. - Profissionalismo; - Foco em Resultados.
  24. 24. ASSESSOR DE GESTÃO DE PESSOAS Conhecimento AgregadoOs Assessores de Gestão dePessoas serão responsáveis por - Experiência em Gestão de Pessoas;potencializar o trabalho do - Práticas de RH;Núcleo através do trabalho - Desenvolvimento de talentos;centrado na Motivação, Integ- - Experiência com ferramentas e práti-ração e Desenvolvimento dos cas de feedback.Membros do Corpo Executivo.São responsáveis por todas aspráticas de GP do Núcleo RequisitosUFMG Jr., e terão em mãos di-versas ferramentas (como - Habilidade de comunicação;Avaliação de Desempenho e - Profissionalismo;Pesquisa de Clima) para reali- - Comprometimento;zar o acompanhamento dos - Trabalho em equipe; - Experiência com Gestão de Pessoas.membros durante o semestre.O acompanhamento incluianálise de habilidades trabal-hadas, desempenho e repassede feedbacks.
  25. 25. ASSESSOR DE PARCERIAS Conhecimento AgregadoO Assessor de Parcerias seráo responsável pelo geren- - Negociação;ciamento e captação de - Rede de contatos externos;parcerias do Núcleo UFMG - Abordagem estratégica de parceiros; - Gerenciamento de Parcerias;Jr. Terá contato com ferra- - Oratória.mentas e processos relacio-nados à prospecção deparceiros. RequisitosSerá o principal articuladorentre o Núcleo e diversas - Habilidade de comunicação oral e es-empresas, convergindo as crita;necessidades das nossas - Planejamento e Organização; - Profissionalismo;EJs em propostas de parce- - Flexibilidade de horários;rias sólidas e consistentes. - Automotivação.
  26. 26. ASSESSOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS Conhecimento AgregadoO Assessor de Relações Insti-tucionais será responsável - Conhecimento organizacional dapelo contato entre o Núcleo UFMG;UFMG Jr. e a UFMG, assim - Negociação com IES; - Aprendizado sobre relação institucio-como pelas práticas de nal;Governança Corporativa. - Conhecimento em Governança Cor-Atuará na criação e ma- porativa.nutenção de processos rela- Requisitoscionados à aproximaçãodo Núcleo com diversos - Habilidade de comunicação escrita eórgãos da UFMG, auxiliando oral;a assegurar nossos interesses - Planejamento e Organização; - Comprometimento;e fortalecer a nossa - Pró atividade;imagem perante a Institu- - Profissionalismo.ição.
  27. 27. GUIA DE CARGOS Coordenação
  28. 28. COORDENADOR DO COMITÊ DE RSE Conhecimento AgregadoO Comitê de RSE surgiu pelanecessidade de se discutir o - Conhecimento na área de Respon-conceito de responsabili- sabilidade Social;dade social empresarial - Condução e realização de reuniões; - Networking.dentro das nossas empresas epara que, juntas, pensem emações e realizar um trabalhoem conjunto da que Requisitospodemos ter para impactarcada vez mais a sociedade. - Comprometimento;O coordenador do comitê - Pró atividade; - Profissionalismo;de RSE tem como função or- - Planejamento e Organizaçãoganizar as reuniões, definir as - Trabalho em equipe;pautas e propor açõe a - Bom relacionamento interpessoal;serem trabalhadas naquele - Visão de “fora da caixa”.semestre pelas EJs do NúcleoUFMG Jr.
  29. 29. SETORIAISAs Setoriais são grupos de discussão, pesquisa e estudosobre práticas relacionadas a uma determinada área.Elas são uma ferramenta para troca de experiências econhecimentos entre empresários juniores de empresasdistintas, sendo assim um excelente meio para formaçãoe integração de empresários juniores, impactando assimno desenvolvimento e colaboração dentro do MEJUFMG.Este semestre as Setoriais de cada um dos 4 temas acon-tecerão mensalmente, sendo que em cada semanaacontecerá uma Setorial.
  30. 30. COORDENADOR DE SETORIAL DE MARKETING Conhecimento AgregadoO Coordenador da Setorialde Marketing será respon- -Conhecimento na área de Marketing;sável pelo planejamento e -Condução e realização de reuniões;organização das reuniões -Networking.de setoriais, zelando pela in-tegração e conteúdo. Paraas Setoriais de Marketing,poderão ser levados temas Requisitosrelacionados à área, como -Comprometimento;comunicação, prospecção -Pró atividade;de clientes, publicidade, -Profissionalismo;práticas comerciais, análise -Planejamento e Organização -Trabalho em equipe;de mercado e relaciona- -Bom relacionamento interpessoal;mento com clientes. -Visão de “fora da caixa”.
  31. 31. COORDENADOR DE SETORIAL DE PRESIDÊNCIA Conhecimento AgregadoO Coordenador da Setorialda Presidência será respon- -Conhecimento nas áreas relacionadas;sável pelo planejamento e -Condução e realização de reuniões;organização das reuniões -Networking.de setoriais, zelando pela in-tegração e conteúdo. Paraas Setoriais da Presidência,poderão ser levados temas Requisitosrelacionados à área, como -Comprometimento;liderança, planejamento es- -Pró atividade;tratégico, prospecção e ge- -Profissionalismo;renciamento de parcerias, -Planejamento e Organização -Trabalho em equipe;relacionamento institucional -Bom relacionamento interpessoal;e representatividade. -Visão de “fora da caixa”.
  32. 32. COORDENADOR DE SETORIAL DE PROJETOS Conhecimento AgregadoO Coordenador da Setorialde Projetos será responsável - Conhecimento na área de Gerencia-pelo planejamento e orga- mento de Projetos;nização das reuniões de - Condução e realização de reuniões; - Networking.setoriais, zelando pela integ-ração e conteúdo. Para asSetoriais de Projetos,poderão ser levados temas Requisitosrelacionados à área, como -Comprometimento;gerenciamento de tempo, -Pró atividade;custos, escopo, negocia- -Profissionalismo;ção, relacionamento com -Planejamento e Organização -Trabalho em equipe;stakeholders, planejamento -Bom relacionamento interpessoal;e execução de projetos. -Visão de “fora da caixa”.
  33. 33. COORDENADOR DE SETORIAL DE RH Conhecimento AgregadoO Coordenador da Setorialde RH será responsável pelo -Conhecimento na área de Recursosplanejamento e organiza- Humanos;ção das reuniões de setori- -Condução e realização de reuniões; -Networking.ais, zelando pela integra-ção e conteúdo. Para asSetoriais de Projetos,poderão ser levados temas Requisitosrelacionados à área, como -Comprometimento;treinamento e desenvolvim- -Pró atividade;ento de membros, recruta- -Profissionalismo;mento e seleção, motiva- -Planejamento e Organização -Trabalho em equipe;ção e coaching. -Bom relacionamento interpessoal; -Visão de “fora da caixa”.
  34. 34. Durante o Processo Seletivo, a Diretoria do NúcleoUFMG Jr. entrevistará os candidatos para realizar umaseleção mais criteriosa.Entraremos em contato om os candidatos para marcaras entrevistas.As inscrições terminam no dia 17/02, sendo que esseprazo pode ser prorrogado caso existam vagas rema-nescentes.O resultado do Processo Seletivo será divulgado no dia04/03.

×