Acessibilidade e Usabilidade

1,670 views

Published on

Apresentação de Trabalho, sobre usabilidade e acessibilidade, conceitos, e exemplos de como faz diferença a aplicação desses dois conceitos juntos.

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,670
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
62
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Acessibilidade e Usabilidade

  1. 1. Acessibilidade e Usabilidade
  2. 2. Acessibilidade:É a Flexibilidade do acesso ás funcionalidades de um determinadoproduto ou local por TODAS as pessoas.Usabilidade:É o sinônimo de Facilidade de uso.
  3. 3. Para que exista uma inclusão social digital,a Usabilidade é a Acessibilidade são condições Básicas.
  4. 4. "O poder da web está em sua universalidade.Ser acessada por todos, independente de deficiência, é um aspecto essêncial."Tim Berners-Lee, diretor do W3C e inventor da Word Wide Web.
  5. 5. Acessibilidade na Web Quem Precisa disso? João, Sem Visão Maria, Pouca VisãoOs programas utilizados são leitores de telas, como o Virtual Vision, Jaws, Window Bridge e outros, que falam as informações escritas na tela .
  6. 6. Acessibilidade na Web Quem Precisa disso? Arthur, com dificuldades John ,com Paralisia Cerebral de coordenação motora Consigo Navegar no seu site sem o mouse?
  7. 7. Acessibilidade na Web Quem Precisa disso? Quem acessa através de dispositivos móveis.
  8. 8. Acessibilidade na Web Quem Precisa disso?Eles, Nós, TODOS.
  9. 9. Excluir essas pessoas é desperdício social e econômico.
  10. 10. Como tornar websites acessíveis? * Conhecendo as necessidades especiais * Seguindo os Padrões Web * Seguindo as diretrizes da WCAG * Escrevendo texto preciso e conciso * Testando em situações reaisComo tornar websites usáveis? * Conhecendo os usuários e o contexto de uso * Priorizando pessoas ao invés de tecnologias * Seguindo padrões de interação * Seguindo recomendações de pesquisadores * Comunicando claramente * Testando em situações reais
  11. 11. Pontos fracos do movimento de Acessibilidade * Carência de métodos de pesquisa. * Apego excessivo à diretrizes. * Tecnocentrismo. * Desconsideração de aspectos subjetivos da experiência de uso.Pontos fracos do movimento de Usabilidade * Exclusão de deficientes em pesquisas com usuários. * Consideração da Acessibilidade como um serviço extra. * Desconsideração do valor de mercado da Acessibilidade. * Desconsideração de aspectos subjetivos da experiência de uso.
  12. 12. Princípios para o Design de Interação * Simplicidade: Menos é mais. * Empatia: Sentir o que o usuário sente. * Estética: Fazer o usuário se sentir bem. * Imersão: Criar experiências fluidas.
  13. 13. Simplicidade Estética Empatia
  14. 14. Imersão
  15. 15. Obrigado a Todos!Alunas:Núbia CarolineNeodemes GomesDisciplina: Interface Usuário Máquina.Professora: Daniela

×