Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Slides Audacity - Profª Elisabete Bianchi

1,160 views

Published on

Published in: Technology, Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Slides Audacity - Profª Elisabete Bianchi

  1. 1. Audacity - editor de áudio - EMEF José Protázio Soares de Souza Profa. do LIE: Elisabete Bianchi Grupo de professores 2009 e 2010 http://liejoseprotazio.bogspot.com
  2. 2. O trabalho iniciou em sala de aula, onde criaram a sequência das histórias e a organizaram em quadros e balões de fala. No LIE, os alunos utilizaram o Impress para reproduzir digitalmente o que haviam criado no papel, agora elaborando a apresentação visual da história, acrescentando imagens em cada quadro. Prontos, os slides foram exportados para JPG. Após, ensaiaram a leitura expressiva da história que criaram e, no programa Audacity, tiveram suas vozes gravadas. Então, editaram um vídeo no programa KDEnlive, importando e organizando a sequência de quadros e sincronizando as imagens com o áudio. Quadrinhos Sonoros – 5º ano
  3. 3. Os alunos estudaram as plantas em sala de aula e complementaram os estudos no LIE, com uma webquest. Esta webquest tem a opção de texto ou áudio, possibilitando a comunicação com os alunos que ainda não dominam o código da escrita. A webquest propôs a incorporação de dois personagens que os instigaram a investigar sobre os componentes das plantas, a alimentação e respiração das plantas, plantas ornamentais, medicinais, tóxicas e carnívoras. MAMÃE CORUJA: Um dos personagens a era a “mamãe coruja”, que tinha viajado e deixado alguém para cuidar de sua casa. A tarefa era a de gravar uma mensagem “telefônica” lembrando os cuidados necessários para com as plantas, explicando a importância disso. Webquest Plantas – 2º ano
  4. 4. RADIALISTAS: Na incorporação do personagem “jornalista”, a tarefa era a de gravar um programa de rádio sobre plantas, onde cada bloco do programa abordava um assunto específico: plantas ornamentais, medicinais, tóxicas e carnívoras. Para cada tarefa, os alunos seguiram a seqüência de audição e visualização de vídeos e alguns jogos educativos como forma de pesquisa, e a gravação de áudio como forma de organização, aplicação e manifestação dos conhecimentos adquiridos. O programa Audacity foi utilizado na gravação e edição, sendo que a edição foi realizada pela professora do LIE.
  5. 5. Webquest Vandalismo – 6º ano Estudos sobre patrimônio em sala de aula foram estendidos em discussões relacionadas ao vandalismo, no LIE, a partir de uma webquest. Os alunos puderam identificar atos de vandalismo que a sociedade vem enfrentando, conhecer as questões legais envolvidas e debater possíveis encaminhamentos para este problema. Os alunos tiveram como tarefa: 1º) em grupo, inventar e descrever, em texto jornalístico, um ato de vandalismo; 2º) trocar o texto criado com outro grupo; 3º) escolher um personagem para “incorporar” (pai, professor, policial, colega, um membro da comunidade,…), que deverá resolver a situação problema; 4º) buscar informações e debater sobre como resolver a situação problema dentro da legalidade; 5º) elaborar um texto jornalístico que informe a solução encontrada por seu personagem; 6º) gravar, no programa Audacity, o comentário rádio jornalístico sobre como o problema foi resolvido.
  6. 6. História de Caxias do Sul e da Festa da Uva em vídeo – 6º ano A história de Caxias do Sul e da Festa da Uva foi estudada em sala de aula, onde organizaram um texto para ser contado em vídeo. No LIE, os alunos gravaram o áudio, utilizando o Audacity e editaram o vídeo no Kdenlive.
  7. 7. Dublagem com diálogo recriado – 5º ano Os alunos estudaram a criação de diálogos textuais em sala de aula e também utilizando os recursos do LIE. Uma das criações no LIE foi a dublagem de um vídeo, trocando o diálogo original por um outro, elaborado pelos alunos. O novo diálogo foi gravado utilizando o programa Audacity. Para editar o vídeo, retirando o áudio original e colocando o novo, foi utilizado o programa Kdenlive. Os alunos precisaram sincronizar o tempo da fala oral ao tempo da fala visual, desenvolvendo a oralidade, o ritmo, a expressão, o improviso, a criação e a organização sequencial de ideias para que o diálogo, fizesse sentido.

×