SlideShare a Scribd company logo
1 of 18
ÁSIA
Mapa político da Ásia.
GEOGRAFIA FÍSICA DA ÁSIA LOCALIZAÇÃO A Ásia está localizada a oeste do meridiano de Greenwich, ou seja, no oriente, o continente está situado no hemisfério norte.  ÁREA De todos os continentes existentes a Ásia se estabelece como o maior, sua área é de 44 milhões de quilômetros quadrados.
LIMITES DE FRONTEIRAS DA ÁSIA Os limites de fronteira que existem no continente asiático são: ao norte Oceano Glacial Ártico, ao sul Oceano Índico, a leste Oceano Pacífico, a oeste Mar Vermelho, que o separa do continente africano, o Mar Mediterrâneo e os Montes Urais que o separa da Europa.
POPULAÇÃO DA ÁSIA Além de ser o maior continente do mundo, abriga cinco dos dez países mais populosos do planeta, são eles:  - China (1,3 bilhões habitantes), - Índia (1,1 bilhão), - Indonésia (234 milhões), - Paquistão (169 milhões), - Bangladesh (150 milhões), - Japão (127 milhões).  O produto da soma de todos os paÍses citados representa, aproximadamente, 60% do total da população do planeta.
REGIONALIZAÇÃO DA ÁSIA Devido a sua extensão territorial, o continente abrange diversas características naturais, econômicas e culturais. Para facilitar as análises de todos os temas foi feita a regionalização do continente, a partir desse processo o continente asiático ficou dividido em Ásia boreal (onde se encontra a parte asiática da Rússia), Ásia Central (Onde está o Casaquistão, o Usbequistão, o Turcomenistão, o Quirquistão e o Tajiquistão), Oriente Médio (abriga, em grande maioria, países árabes e mulçumanos), Ásia austral (abrange a Índia e o sudeste asiático) e Extremo Oriente (composto por China, Mongólia, Taiwan, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão).
OCUPAÇÃO DA ÁSIA O processo de ocupação e exploração do continente asiático por parte das potências européias ocorreu no século XIX.  No entanto, esse processo não aconteceu de maneira igual dentro da Ásia, variou de uma região para outra.  Até o século XIX os asiáticos quase não mantinham contato com os povos europeus, salvo os viajantes comerciantes.
EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS DA ÁSIA A distinção em relação ao processo de exploração no interior do continente se dava diante da ocupação do Sudeste Asiático e do Oriente Médio.  A inserção de uma nova cultura a partir da colonização européia gerou reflexos diretos no modo de vida de muitas civilizações.
ÁSIA    -   AGRICULTURA O cultivo tradicional do arroz despertou nos europeus um grande interesse nas terras do Sudeste Asiático, no qual se desenvolvia o plantio dessa cultura há muitos séculos. Diante do interesse dos europeus nessa região da Ásia, houve muitos conflitos para determinar a posse da mesma para exploração. Com condições climáticas (quente e chuvoso) viáveis ao plantio de culturas tropicais, os europeus implantaram as plantations (monocultura de exportação). Em territórios dominados por franceses era produzido o arroz. Em domínios ingleses a extração era da seringueira e, em regiões controladas por holandeses, era desenvolvido o cultivo da cana-de-açúcar.
ÁSIA – PROCESSOS HISTÓRICOS COLONIZAÇÃO Durante o processo de colonização da Ásia os europeus enfrentaram resistência por parte de algumas nações, dentre elas a indiana e a chinesa. Ambas possuíam uma estrutura social bastante organizada, além de um numeroso exército.  CULTURA E  RELIGIÃO  A fidelidade aos princípios religiosos e a conduta moral das civilizações citadas, incrementou ainda mais a resistência à inserção de outra cultura.
ÁSIA – CONFLITOS Apesar dos esforços dessas civilizações em proteger sua identidade e suas riquezas, as mesmas foram derrotadas pelos europeus.  Isso é explicado pelo fato das nações européias serem experientes em combates e por possuir um exército bem treinado.  Assim, as nações européias dominaram tais territórios e os exploraram. Após esses fatos o continente foi descolonizado após a Segunda Guerra Mundial.
Nem mesmo a Muralha da China evitou que seu país fosse invadido e explorado pelos europeus.
ÁSIA – INDEPENDÊNCIA Para estruturar as colônias européias no mundo foram necessários mais de quatro séculos, contando a partir do período das feitorias até a segunda metade do século XX. A independência do continente asiático se deu por duas causas: o enfraquecimento das nações europeias após a Segunda Guerra Mundial e a eclosão de movimentos de luta pela independência.
O processo de descolonização asiático contou com o apoio norte-americano e soviético. Isso é explicado pelo fato de que naquele momento desenrolava-se a Guerra Fria.  Desse modo, ambos desejavam expandir suas áreas de influência do capitalismo e do socialismo, respectivamente, isso nos países que iriam emergir com a independência.
A descolonização asiática sucedeu quase que simultaneamente com a Segunda Guerra Mundial. Muitas colônias se tornaram independentes entre 1945 e 1950, das quais podemos citar: Índia, Paquistão, SriLanka, Filipinas, Indonésia, Vietnã, Laos.  A China promoveu a revolução socialista, em conseqüência disso pôs fim na dominação inglesa, alemã e japonesa em seu território. Em 1945, a Coréia deixou de se submeter aos domínios japoneses.  Essa ex-colônia japonesa se dividiu em 1948, formando dois países: Coréia do Norte e Coréia do Sul.
O Camboja tornou-se independente da França em 1953. A Malásia e Cingapura conseguiram se libertar da colonização inglesa entre os anos de 1957 e 1965.								 As colônias onde hoje se encontra o Oriente Médio se submeteram aos domínios europeus por muito tempo. Países como Líbano e Síria tiveram suas independências oficializadas em 1943 e 1946, respectivamente.
O restante dos países que integram o Oriente Médio obteve a independência somente após a Segunda Guerra Mundial. Com exceção do Irã, que teoricamente nunca foi colônia de nenhuma metrópole européia.							 Em razão de muitos anos de intensa exploração por parte das metrópoles européias, as colônias se tornaram independentes, no entanto herdaram muitos problemas de caráter socioeconômico, os quais são percebidos até os dias atuais.
Mapa político e história da Ásia

More Related Content

Viewers also liked

Viewers also liked (7)

Luxus immobilienmakler muenchen_bogenhausen
Luxus immobilienmakler muenchen_bogenhausenLuxus immobilienmakler muenchen_bogenhausen
Luxus immobilienmakler muenchen_bogenhausen
 
Basis Telefontraining
Basis Telefontraining Basis Telefontraining
Basis Telefontraining
 
Summify Pitch
Summify PitchSummify Pitch
Summify Pitch
 
Управление проектами в SEO
Управление проектами в SEOУправление проектами в SEO
Управление проектами в SEO
 
Sukawi undip unwahas jurnal
Sukawi undip unwahas jurnalSukawi undip unwahas jurnal
Sukawi undip unwahas jurnal
 
Ad watch
Ad watchAd watch
Ad watch
 
Don't use git
Don't use gitDon't use git
Don't use git
 

Similar to Mapa político e história da Ásia

Asia aspectos naturais - 9B
Asia aspectos naturais - 9BAsia aspectos naturais - 9B
Asia aspectos naturais - 9BNádya Dixon
 
Imperialismo e Primeira Guerra
Imperialismo e Primeira GuerraImperialismo e Primeira Guerra
Imperialismo e Primeira GuerraAlan
 
áFrica contexto histórico-social e aspectos gerais da atualidade
áFrica   contexto histórico-social e aspectos gerais da atualidadeáFrica   contexto histórico-social e aspectos gerais da atualidade
áFrica contexto histórico-social e aspectos gerais da atualidadeUiles Martins
 
A chegada dos europeus na áfrica
A chegada dos europeus  na áfricaA chegada dos europeus  na áfrica
A chegada dos europeus na áfricaNelia Salles Nantes
 
Colonialismo e imperialismo
Colonialismo e imperialismoColonialismo e imperialismo
Colonialismo e imperialismoOvelha Ranhosa
 
Reacao africana perante a ocupacao do imperialismo
Reacao africana perante a ocupacao do imperialismoReacao africana perante a ocupacao do imperialismo
Reacao africana perante a ocupacao do imperialismomutisse ancha veronica
 
O choque das civilizações
O choque das civilizaçõesO choque das civilizações
O choque das civilizaçõesDoug Caesar
 
Hist 9 ficha 1 colonialismo
Hist 9 ficha 1 colonialismoHist 9 ficha 1 colonialismo
Hist 9 ficha 1 colonialismoIsabel Alexandra
 
Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelma
 Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelma Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelma
Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelmaJOSYNEL
 
Evolução da população mundial 1950-2050 – O caso da Ásia - 2
Evolução da população mundial 1950-2050 – O caso da Ásia - 2 Evolução da população mundial 1950-2050 – O caso da Ásia - 2
Evolução da população mundial 1950-2050 – O caso da Ásia - 2 GRAZIA TANTA
 
Imperialismo
ImperialismoImperialismo
ImperialismoAlexia 14
 
Exercícios imperialismo e neocolonialismo - terceiro ano
Exercícios imperialismo e neocolonialismo - terceiro anoExercícios imperialismo e neocolonialismo - terceiro ano
Exercícios imperialismo e neocolonialismo - terceiro anojacoanderle
 

Similar to Mapa político e história da Ásia (20)

Asia aspectos naturais - 9B
Asia aspectos naturais - 9BAsia aspectos naturais - 9B
Asia aspectos naturais - 9B
 
SUDESTE ASIÁTICO
SUDESTE ASIÁTICOSUDESTE ASIÁTICO
SUDESTE ASIÁTICO
 
Neocolonialismo
NeocolonialismoNeocolonialismo
Neocolonialismo
 
Imperialismo e Primeira Guerra
Imperialismo e Primeira GuerraImperialismo e Primeira Guerra
Imperialismo e Primeira Guerra
 
áFrica contexto histórico-social e aspectos gerais da atualidade
áFrica   contexto histórico-social e aspectos gerais da atualidadeáFrica   contexto histórico-social e aspectos gerais da atualidade
áFrica contexto histórico-social e aspectos gerais da atualidade
 
Resumos hist
Resumos histResumos hist
Resumos hist
 
A chegada dos europeus na áfrica
A chegada dos europeus  na áfricaA chegada dos europeus  na áfrica
A chegada dos europeus na áfrica
 
Colonialismo e imperialismo
Colonialismo e imperialismoColonialismo e imperialismo
Colonialismo e imperialismo
 
Continente Asiatico
Continente AsiaticoContinente Asiatico
Continente Asiatico
 
Reacao africana perante a ocupacao do imperialismo
Reacao africana perante a ocupacao do imperialismoReacao africana perante a ocupacao do imperialismo
Reacao africana perante a ocupacao do imperialismo
 
Neocolonialismo
NeocolonialismoNeocolonialismo
Neocolonialismo
 
O choque das civilizações
O choque das civilizaçõesO choque das civilizações
O choque das civilizações
 
Hist 9 ficha 1 colonialismo
Hist 9 ficha 1 colonialismoHist 9 ficha 1 colonialismo
Hist 9 ficha 1 colonialismo
 
Imperialismo
ImperialismoImperialismo
Imperialismo
 
Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelma
 Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelma Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelma
Fim dos_imperios_coloniais_na_africa_e_na_asia- nelma
 
Evolução da população mundial 1950-2050 – O caso da Ásia - 2
Evolução da população mundial 1950-2050 – O caso da Ásia - 2 Evolução da população mundial 1950-2050 – O caso da Ásia - 2
Evolução da população mundial 1950-2050 – O caso da Ásia - 2
 
Africa
AfricaAfrica
Africa
 
Imperialismo
ImperialismoImperialismo
Imperialismo
 
Partilha da áfrica 2008
Partilha da áfrica 2008Partilha da áfrica 2008
Partilha da áfrica 2008
 
Exercícios imperialismo e neocolonialismo - terceiro ano
Exercícios imperialismo e neocolonialismo - terceiro anoExercícios imperialismo e neocolonialismo - terceiro ano
Exercícios imperialismo e neocolonialismo - terceiro ano
 

Mapa político e história da Ásia

  • 3. GEOGRAFIA FÍSICA DA ÁSIA LOCALIZAÇÃO A Ásia está localizada a oeste do meridiano de Greenwich, ou seja, no oriente, o continente está situado no hemisfério norte. ÁREA De todos os continentes existentes a Ásia se estabelece como o maior, sua área é de 44 milhões de quilômetros quadrados.
  • 4. LIMITES DE FRONTEIRAS DA ÁSIA Os limites de fronteira que existem no continente asiático são: ao norte Oceano Glacial Ártico, ao sul Oceano Índico, a leste Oceano Pacífico, a oeste Mar Vermelho, que o separa do continente africano, o Mar Mediterrâneo e os Montes Urais que o separa da Europa.
  • 5. POPULAÇÃO DA ÁSIA Além de ser o maior continente do mundo, abriga cinco dos dez países mais populosos do planeta, são eles: - China (1,3 bilhões habitantes), - Índia (1,1 bilhão), - Indonésia (234 milhões), - Paquistão (169 milhões), - Bangladesh (150 milhões), - Japão (127 milhões). O produto da soma de todos os paÍses citados representa, aproximadamente, 60% do total da população do planeta.
  • 6. REGIONALIZAÇÃO DA ÁSIA Devido a sua extensão territorial, o continente abrange diversas características naturais, econômicas e culturais. Para facilitar as análises de todos os temas foi feita a regionalização do continente, a partir desse processo o continente asiático ficou dividido em Ásia boreal (onde se encontra a parte asiática da Rússia), Ásia Central (Onde está o Casaquistão, o Usbequistão, o Turcomenistão, o Quirquistão e o Tajiquistão), Oriente Médio (abriga, em grande maioria, países árabes e mulçumanos), Ásia austral (abrange a Índia e o sudeste asiático) e Extremo Oriente (composto por China, Mongólia, Taiwan, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão).
  • 7. OCUPAÇÃO DA ÁSIA O processo de ocupação e exploração do continente asiático por parte das potências européias ocorreu no século XIX. No entanto, esse processo não aconteceu de maneira igual dentro da Ásia, variou de uma região para outra. Até o século XIX os asiáticos quase não mantinham contato com os povos europeus, salvo os viajantes comerciantes.
  • 8. EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS DA ÁSIA A distinção em relação ao processo de exploração no interior do continente se dava diante da ocupação do Sudeste Asiático e do Oriente Médio. A inserção de uma nova cultura a partir da colonização européia gerou reflexos diretos no modo de vida de muitas civilizações.
  • 9. ÁSIA - AGRICULTURA O cultivo tradicional do arroz despertou nos europeus um grande interesse nas terras do Sudeste Asiático, no qual se desenvolvia o plantio dessa cultura há muitos séculos. Diante do interesse dos europeus nessa região da Ásia, houve muitos conflitos para determinar a posse da mesma para exploração. Com condições climáticas (quente e chuvoso) viáveis ao plantio de culturas tropicais, os europeus implantaram as plantations (monocultura de exportação). Em territórios dominados por franceses era produzido o arroz. Em domínios ingleses a extração era da seringueira e, em regiões controladas por holandeses, era desenvolvido o cultivo da cana-de-açúcar.
  • 10. ÁSIA – PROCESSOS HISTÓRICOS COLONIZAÇÃO Durante o processo de colonização da Ásia os europeus enfrentaram resistência por parte de algumas nações, dentre elas a indiana e a chinesa. Ambas possuíam uma estrutura social bastante organizada, além de um numeroso exército. CULTURA E RELIGIÃO A fidelidade aos princípios religiosos e a conduta moral das civilizações citadas, incrementou ainda mais a resistência à inserção de outra cultura.
  • 11. ÁSIA – CONFLITOS Apesar dos esforços dessas civilizações em proteger sua identidade e suas riquezas, as mesmas foram derrotadas pelos europeus. Isso é explicado pelo fato das nações européias serem experientes em combates e por possuir um exército bem treinado. Assim, as nações européias dominaram tais territórios e os exploraram. Após esses fatos o continente foi descolonizado após a Segunda Guerra Mundial.
  • 12. Nem mesmo a Muralha da China evitou que seu país fosse invadido e explorado pelos europeus.
  • 13. ÁSIA – INDEPENDÊNCIA Para estruturar as colônias européias no mundo foram necessários mais de quatro séculos, contando a partir do período das feitorias até a segunda metade do século XX. A independência do continente asiático se deu por duas causas: o enfraquecimento das nações europeias após a Segunda Guerra Mundial e a eclosão de movimentos de luta pela independência.
  • 14. O processo de descolonização asiático contou com o apoio norte-americano e soviético. Isso é explicado pelo fato de que naquele momento desenrolava-se a Guerra Fria. Desse modo, ambos desejavam expandir suas áreas de influência do capitalismo e do socialismo, respectivamente, isso nos países que iriam emergir com a independência.
  • 15. A descolonização asiática sucedeu quase que simultaneamente com a Segunda Guerra Mundial. Muitas colônias se tornaram independentes entre 1945 e 1950, das quais podemos citar: Índia, Paquistão, SriLanka, Filipinas, Indonésia, Vietnã, Laos. A China promoveu a revolução socialista, em conseqüência disso pôs fim na dominação inglesa, alemã e japonesa em seu território. Em 1945, a Coréia deixou de se submeter aos domínios japoneses. Essa ex-colônia japonesa se dividiu em 1948, formando dois países: Coréia do Norte e Coréia do Sul.
  • 16. O Camboja tornou-se independente da França em 1953. A Malásia e Cingapura conseguiram se libertar da colonização inglesa entre os anos de 1957 e 1965. As colônias onde hoje se encontra o Oriente Médio se submeteram aos domínios europeus por muito tempo. Países como Líbano e Síria tiveram suas independências oficializadas em 1943 e 1946, respectivamente.
  • 17. O restante dos países que integram o Oriente Médio obteve a independência somente após a Segunda Guerra Mundial. Com exceção do Irã, que teoricamente nunca foi colônia de nenhuma metrópole européia. Em razão de muitos anos de intensa exploração por parte das metrópoles européias, as colônias se tornaram independentes, no entanto herdaram muitos problemas de caráter socioeconômico, os quais são percebidos até os dias atuais.