Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Web 2.0

215 views

Published on

Conceito básico da web 2.0

Published in: Education
  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Web 2.0

  1. 1. Web 2.0
  2. 2. WEB 2.0A Web 2.0 é um termo criado para denominar umasegunda geração de serviços e comunidades,valendo-se da Web como plataforma.É um ambiente de construção coletiva doconhecimento, no qual cada indivíduo ou gruposocial colabora com sua história e cultura.
  3. 3. Como funciona?As empresas disponibilizam os programas que sãoexecutados no próprio navegador do usuário.Neste contexto, a Web 2.0 é concebida como umamídia social, ou seja, um meio para disseminarconteúdo, trocar experiências, opiniões, ideias eperspectivas.
  4. 4. Quais são os formatos ?Encontramos em variados formatos como: textos,imagens, áudio e vídeo. São chamados de websites queusam a tecnologia para permitir a interação, entre elesestão: blogs, mensageiros, wikis, videologs, podcastsetc.
  5. 5. Exemplos de serviços da Web 2.0
  6. 6. Figura 1- Homepage do buscador Google (Google , 2012).O Google oferece diversos aplicativos gratuitos como: email, compartilhamentode conteúdo, conversas em tempo real face a face e etc. Nele é possível criarcírculos de amizade ou interesse para compartilhamento de informações, vídeosfotos e etc.
  7. 7. Figura 2- Página do Google para criação de Blog (Google, 2012).Os Blogs permitem a edição colaborativa de conteúdos. São excelentesaplicativos para a área educacional por permitir a disseminação de atividadese troca de experiências.
  8. 8. Figura 3- Página do site da Wikipédia (Wikipédia , 2012).Assim como os Blogs as Wikis também permitem a edição colaborativa deconteúdos e são de grande importância para área educacional.
  9. 9. Figura 4- Página de contato do Gmail, Skype e MessengerO Messenger, Gmail e o Skype são ferramentas de comunicação. Com elashá a possibilidade de enviar mensagens instantâneas, fazer chamadas emgrupo, em vídeo, por conferência, envio de textos e imagens e etc.
  10. 10. Figura 5- Página inicial das redes sociais (Orkut, Facebook e MySpace) Nas redes sociais é possível interagir com diversas pessoas, encontrar alguém que não se vê a muito tempo, compartilhar informações e interesses em comum, buscar ou postar informações de empregos e etc. , 3
  11. 11. Figura 6- Homepage do Google Docs (Google, 2012).O Google Docs é um exemplo de compartilhamento de arquivos como: textos,planilhas e apresentações. Sites como Slideshare e Zoho também possuemas mesmas funções.Há outros arquivos também que podem ser compartilhados em outroswebsites: fotos (Flickr), vídeos (Youtube) e arquivos diversos, incluindo áudioe vídeo (4shared).
  12. 12. Figura 7- Homepage do site Adobe Photoshop Express (Photoshop, 2012)No Adobe Photoshop Express é possível editar, organizar, armazenar ecompartilhar fotos on-line.
  13. 13. Figura 8- Homepage do site Peraltrees ( Peraltrees, 2012)Com os recursos do Peraltrees o usuário tem a oportunidade de criar mapasmentais. É um meio de coletar, organizar e compartilhar tudo o que vocêgosta na web.
  14. 14. Utilização da Web 2.0Há uma grande variedade de ferramentas da Web2.0, por isso, o grande desafio é conhecê-lasmelhor para saber como e quando utilizá-las noprocesso de ensino-aprendizagem, em especial emcursos a distância.

×