Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Universo da Costura

7,847 views

Published on

Tipos de costuras, ferramentas, tecnologia.

Published in: Design

Universo da Costura

  1. 1. Universo da costura Prof.Msc.Nilzeth Neres Gusmão 2014 William Macgregor Paxton - óleo sobre tela - 1919 - (Detroit Institute of the Arts (Detroit, United States))
  2. 2. Apresentação •Introdução •Costura •Tipos de costuras •Tecnologias •Alfaiataria x industria de massa
  3. 3. O universo da costura Há mais de 15000 anos, a Tecelagem ainda não era conhecida. Roupas e cobertas eram feitos de peles de animais e costuradas utilizando- se como agulhas pedaços de ossos e as amarrações eram feitas de tendões de animais.
  4. 4. Universo da costura O frio nas regiões europeias era intenso e por isso a necessidade de roupas para proteção do corpo. Com o passar do tempo e o aperfeiçoamento das técnicas de costura, nasceu a profissão de costureiro. Ha registros de peças mais elaboradas na antiga Persa, onde o costureiro era valorizado. Fonte: Imagem – fashion & Textile
  5. 5. Universo da costura Na Idade Média o ramo começou a crescer e a movimentar dinheiro. Não havia curso profissionalizante e o conhecimento era passado do mestre para o aprendiz. A costura teve caráter artesanal até a Revolução Industrial Fonte: Imagem – fashion & Textile
  6. 6. Universo da costura A costura era uma habilidade manual feminina e uma atividade considerada como “prenda doméstica” até a metade do século XX. A sociedade considerava que deveria constar dos conhecimentos básicos de uma adolescente “saber costurar”. As mães de família costuravam para seus filhos e reformavam as peças abandonadas por outros familiares, adaptando-as para seus filhos menores. Todas as famílias possuíam máquinas de costura em suas residências.
  7. 7. Universo da costura A COSTURA •A arte da costura surgiu a partir da necessidade de unir partes de matéria prima para formar o produto seja para cobrir o corpo ou para outras funções. •Costura é a união de duas ou mais partes de matéria- prima manualmente ou com máquina utilizando agulha e linha ou fio.
  8. 8. Universo da costura Revolução industrial •A produção de roupas em massa tornou-se possível com a invenção da máquina de costura em 1829. •Roupas masculinas e uniformes militares foram uma das primeiras peças a serem produzidas em máquinas de costura. •As máquinas de costura elétricas aparecem no mercado em 1921. •As máquinas de costura sofreram poucos avanços e a costura é ainda extremamente dependente da habilidade e ritmo da mão-de- obra.
  9. 9. Universo da costura A partir dos anos 60 iniciou-se um grande movimento de industrialização da moda. As marcas francesas consolidaram a venda de uma quantidade de modelos repetidos e com diferentes numerações, o que possibilitou a compra por clientes de diferentes tamanhos e formas de corpo. Surgiram as butiques, lojas pequenas, onde se vendiam bijuterias e artigos de vestuário de moda confeccionados por um grupo de costureiras.
  10. 10. Universo da costura •A primeira máquina de costura a ser feita e patenteada foi idealizada para trabalhar com couro e o detentor da invenção foi Thomas Saint, em 1790. Essa máquina, na verdade, era usada para costurar calçados. •A primeira máquina de costura em nível industrial e que se dedicasse ao vestuário foi a do alfaiate francês Barthelemy Thimmonier, em 1830. •Revolta dos artesãos. •A burguesia continuou a procurar os alfaiates. •O Marco da alta costura •Em 1850, o norte americano Isaac Merrit Singer fez mudanças (principalmente no modo como a agulha se movia e no pedal) na máquina de costura da época. Surgimento da maquina de costura
  11. 11. O universo da costura A costura, apesar da industrialização, não perdeu seu valor artístico e criativo. O mercado da moda, intimamente ligado à costura, movimenta milhões, baseado na criatividade dos seus criadores. Fonte: Blog ARTCOR BRASIL http://www.artcorbrasil.com.br/blog/a-historia-da-costura/
  12. 12. O universo da costura A costura e suas faces Fechamento - Alta costura e industria de massa Decorativa – Bordados, texturas Foto: Lu Reis
  13. 13. Universo da costura Alfaiataria x produção em larga escala Na alfaiataria há mais trabalho manual e maior atenção aos detalhes. Um paletó pode ter de 40 a 50 peças para as junções. Pode levar àté 3 dias para ficar pronto. Prêt-a-porter/Read-to-wear (pronto para usar) Trata-se de produtos padronizados que tem maior utilização de máquinas nos processos, como forma de aumentar a produtividade e reduzir custos. Pode ser produzido em questão de minutos.
  14. 14. Indústria do Vestuário A tabela abaixo ilustra as mudanças e seus reflexos
  15. 15. O universo da costura A costura na indústria A atividade de costura na industria ficou cada vez mais especializada tanto na mão de obra como nos tipos de máquinas utilizadas nos processos de montagem de um produto. No quadro a seguir veremos a posição que a costura ocupa na cadeia têxtil
  16. 16. O universo da costura FIAÇÃO FLUXO NORMAL FLUXO ALTERNATIVO Figura 2.2.1 - Fluxo de produção da Cadeia Têxtil Fonte: Lobo (2005) Material de aulas. Quimicas Fibra cortada Filamento Artificiais Fibras Vegetal Naturais Tecelagem Plana -cama -mesa -banho -vestuário -industrial Mineral Animal Fiação -Cardado -Open end Texturização Fiação -Cardado -Penteado -Open end Costura Enfesto Modelagem Malharia -circular -meias -retilínea -urdume Beneficiamento -desengomagem -purga -alvejamento -tingimento -mercerização -calandragem -estamparia -transfer -etc. Retorção Mercado Varejo Corte FLUXOGRAMA DA CADEIA TEXTIL MATÉRIA PRIMA TECELAGEM BENEFICIAMENTO CONFECÇÃO Sintéticas Artificiais Fiação
  17. 17. O universo da costura Pilotagem Montagem de uma peça, em geral feita por uma costureira (Piloteiro/a) que tem conhecimento de varios tipos de maquinas, acessórios e alternativas de acabamentos. É este/a costureiro/a quem vai observar o grau de dificuldade para montagem da peça, o tipo de linha, agulha mais adequado para o fechamento da peça.
  18. 18. O universo da costura Por que montar a peça piloto? “Isto permite testar e garantir a qualidade do produto ao longo do processo produtivo, ou seja, na modelagem, no corte, na costura, no acabamento, na lavagem e na passadoria”.(KALIL, 2004).
  19. 19. O universo da costura Tecnologia É um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser: •As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas; •As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas, e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos; •Um método ou processo de construção e trabalho •A aplicação de recursos para a resolução de problemas;
  20. 20. O universo da costura Tipos de máquinas A confecção de uma peça de vestuário de moda requer utilização de vários tipos de costura e maquinários. A organização da produção para a montagem de um determinado produto é fundamental para atender a escala de produção e dela depende o rendimento do processo, tanto na qualidade quanto na quantidade exigida. O sistema de costura deve considerar os materiais a serem utilizados, as máquinas de costura, os operadores, os sistemas de transporte, os métodos de produção e as técnicas de planejamento e controle da produção. (ARAÚJO apud MENDES, 2006).
  21. 21. O universo da costura Tipos de máquinas As máquinas de costura industrial em geral são muito específicas visando produtividade, mas em muitos casos pode-se efetuar acabamentos diferentes utilizando aparelhos que podem ser acoplados as mesmas. Se dividem entre maquinas simples, máquinas semi- automáticas, máquinas automáticas e maquinas robotizadas que trabalham sem operador.
  22. 22. O universo da costura Reta ponto fixo: A máquina de costura industrial ponto fixo também conhecida como máquina reta.
  23. 23. O universo da costura Overloque: As máquinas de costura industriais overloque são próprias para confecção em tecidos planos e de malhas, nas etapas de preparação ou acabamento das peças.
  24. 24. O universo da costura Tipos de máquinas Possui dois tipos de costuras sendo o ponto corrente e o ponto de chuleado. Mais utilizada para fechamento de tecido plano.
  25. 25. O universo da costura •Galoneira: A máquina de costura industrial galoneira é indicada para uso no segmento de malharia, utilizada para fazer barras em malha, costura decorativa, aplic•Galoneira: A máquina de costura industrial galoneira é indicada para uso no segmento de malharia, utilizada para fazer barras em malha, costura decorativa, aplic•Galoneira: A máquina de costura industrial galoneira é indicada para uso no segmento de malharia, utilizada para fazer barras em malha, costura decorativa, aplic Galoneira: A máquina de costura industrial galoneira é indicada para uso no segmento de malharia, utilizada para fazer barras em malha, costura decorativa, aplicação de galão/viés, passante de calça jeans.
  26. 26. O universo da costura Tipos de Agulhas Existem vários tipos de agulhas que se diferenciam no tamanho, na espessura e principalmente na forma da ponta.
  27. 27. Universo da costura Agulhas de ponta arredondada (Ball point ou stretch) Por ter as ponta arredondada é também chamada de agulha ponta bola. Quanto maior a agulha, mais arredondada e é utilizada em malhas e tecidos com elastano. Agulhas de ponta normal ou fina (Sharp points, regular ou microtex) Tem a ponta levemente afilada. Utilizada em tecidos planos porque a ponta fina evita a quebra da fibra. Agulhas de ponta facetada (Wedge point ou Leather) A ponta da agulha é fina, com as bordas facetadas. Boa para costurar Couro e vinil. Compare as pontas fina, arredondada e facetada.
  28. 28. Universo da costura 100 Ponto corrente de uma linha Dividido em 6 tipos: 101 a 106 200 Ponto manual Dividido em 4 tipos: 201 a 204 300 Ponto fixo Dividido em 14 tipos: 301 a 314 400 Ponto corrente multilinhas Dividido em 7 tipos: 401 a 407 500 Chuleado Dividido em 21 tipos: 501 a 521 600 Recobridor (costura de ambos os lados) Dividido em 7 tipos: 601 a 607 700 Ponto firme de uma linha Tipo 701 Classe de pontos
  29. 29. Universo da costura Tipos de linhas A escolha da linha de costura tem muita importância na qualidade final do produto. As principais características da linha para uma boa qualidade de costura são: resistência, uniformidade na torção, lubrificação e elasticidade. A escolha da linha de costura tem muita importância na qualidade final do produto. As principais características da linha para uma boa qualidade de costura são: reA escolha da linha de costura tem muita importância na qualidade final do produto. As principais características da linha para uma boa qualidade de costura são: reA escolha da linha de costura tem muita importância na qualidade final do produto. As principais características da linha para uma boa qualidade de costura são: re
  30. 30. Universo da costura Tipos de fechamentos Fonte: http://www.audaces.com/br/Desenvolvimento/Falando-de- Desenvolvimento/2013/10/28/tipos-de-costura-aberta-fechada-e-francesa
  31. 31. Universo da costura Fonte: http://www.audaces.com/br/Desenvolvimento/Falando-de- Desenvolvimento/2013/10/28/tipos-de-costura-aberta-fechada-e-francesa Tipos de fechamentos Costura Francesa
  32. 32. Universo da costura Costuras a mão http://www.textileschool.com/articles/541/hand-stitch-types
  33. 33. Universo da costura Costura de reforço (alinhavo) Balenciaga in http://poirette.canalblog.com/ Costura de estruturação
  34. 34. Universo da costura Costura decorativa http://tayartestore.blogspot.pt/
  35. 35. Universo da costura Costura de produção http://patternrunway.com/
  36. 36. Universo da costura Fontes: Imagem da capa: http://pt.wahooart.com/Art.nsf/Art_PT?Open&Complex&Query=(%5bChamp32%5d=%22Detroit%20Institute%20 of%20the%20Arts%20(Detroit,%20United%20States)%22)%20AND%20(%22Detroit%20Institute%20of%20the%2 0Arts%20(Detroit,%20United%20States)%22,%22William%20Macgregor%20Paxton%22,%22mulheres%22,%221 920%22,%22@Portrait@%22,%22000000;%22) Biliografia: KALIL, Ramadan – A importância da peça piloto na indústria do vestuário – Revista Costura Perfeita, SET/OUT/2004. São Paulo: CAVEMAC. MENDES, Francisca D. Cadeia Têxtil e as Estratégias de Manufatura na Industria do Vestuário de Moda – Dissertação de mestrado. Engenharia de Produção – Universidade Paulista. São Paulo, 2006. Obs: Caso haja algum erro, alguma citação sem a devida fonte por favor comunique-me para que eu possa corrigir. Ficarei grata. - Outras fontes estão nos slides anteriores.
  37. 37. FIM Dia 25.05 – Dia da costureira OBRIGADA! nilzethg@gmail.com FANPAGE FACEBOOK – Entre linhas Costuradeexpressão https://www.facebook.com/estacaodasletrasecoreseditora/p hotos/a.169123373110494.33741.165945086761656/7311 72103572282/?type=1&theater

×