Administração participativa apresentação

545 views

Published on

SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO

Published in: Education
  • Be the first to comment

Administração participativa apresentação

  1. 1. ADMINISTRAÇADMINISTRAÇ ÃOÃO PARTICIPATIVPARTICIPATIV AA
  2. 2.  ALLAN FÁBIO  FABIANA MONTEIRO  MARIA VERÔNICA  NIEDJA OLIVEIRA  RENÊ ALVES
  3. 3. 1. CONCEITO Maximiano (2006): “Administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre a administração das organizações.” Ela nasceu na Grécia antiga a mais de 2000 anos com a invenção da democracia. Continua a ser uma idéia moderna, que integra as práticas mais avançadas e é considerada um dos novos paradigmas da administração.
  4. 4. 2. CULTURA ORGANIZACIONAL ESTILO TRADICIONAL Autocrático Hierárquico Impositivo Formal Trabalho isolado e individualizado Analítico e cauteloso Conservador e avesso a riscos Orientado para custos e controles Remuneração e promoção baseadas no tempo de casa ESTILO PARTICIPATIVO Participativo Igualitário e horizontalizado Colaborativo Informal Trabalho em equipes autônomas Intuitivo e ousado Inovador e disposto a riscos Orientado para serviços e qualidade Remuneração e promoção baseadas no desempenho
  5. 5. MODELOMODELO PARTICIPATIVOPARTICIPATIVO
  6. 6. 3. INTENÇÃO E VISÃO DA (AP) Figura 1 - O modelo básico de motivação Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1995. É preciso estimulá-los para fazer com que o processo funcione. • Valorizar a capacidade de cada funcionário dentro da organização; • Aumentar a qualidade das decisões (maior motivação e satisfação); • Aprimorar a competitividade das organizações. VISÃO DA ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVAVISÃO DA ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
  7. 7. 4. DEFINIÇÃO SOBRE GESTÃO PARTICIPATIVA  A Gestão Participativa é um dos campos mais complexo da teoria geral da administração, pois envolve vários conceitos, técnicas, experiências, práticas e um profundo conteúdo filosófico.  É uma forma de mobilizar o comportamento humano no trabalho para a busca de resultados.  A recompensa pela participação de todos no desempenho da organização acontece, dentro desse modelo, através da participação nos lucros e resultados (PLR) Esse mecanismo de recompensa encerra o ciclo do modelo participativo de gestão.
  8. 8. 5. ESTRATÉGIA DE PARTICIPAÇÃO  Melhoria na Produtividade da empresa:Melhoria na Produtividade da empresa: Os funcionários passam a “fazer parte” da empresa, do ponto de vista comportamental e estrutural, aumentando sua produtividade e zelando para que ela cresça;  Participação nos resultados:Participação nos resultados: Os funcionários podem participar do faturamento, dos incrementos nas receitas ou ganhos de produtividade. Como por exemplo a remuneração variável, que é um forma de recompensa dentre as diversas maneiras de reconhecimento do desempenho nas organizações.
  9. 9. 6. VANTAGENS DA ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA  Desenvolvimento expressivo;  Participação eficaz dos trabalhadores;  Distribuição de responsabilidade e dos resultados;  Satisfação com a essência dos fatos;  Elevado grau de integração com a cultura da organização;
  10. 10. 6.1. DIFICULDADES E OBSTÁCULOS DENTRO DA GESTÃO PARATICIPATIVA  Adaptação de MudançasAdaptação de Mudanças: O ser humano muitas vezes não gosta de sair de sua área de conforto e por isso não está sujeito a mudanças.  Falta de comunicaçãoFalta de comunicação: forma de entender ou passar informações para a equipe.  Faltas:Faltas: quando o colaborador já não tem mais interesse em ficar na empresa, acaba faltando bastante e sobrecarregando os outros..
  11. 11. 7. CONCLUSÃO  A Administração participativa é uma teoria que visa a participação das pessoas no processo de toma da de decisões.  A satisfação dos funcionários é importante para o processo de crescimento da organização, obtendo- se bons resultados e aumentando sua produtividade e crescendo junto aos seus colaboradores e junto a eles alcançando seus objetivos.

×