Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Trabalhos acadêmicos

13,636 views

Published on

tipos de trabalhos acadêmicos

  • Be the first to comment

Trabalhos acadêmicos

  1. 1. Trabalhos de graduação (iniciação científica, paper) É um trabalho de iniciação científica e, portanto é comum que seja apenas uma revisão bibliográfica ou literária, não sendo exatamente um trabalho científico. Sua maior pretensão é demonstrar o conhecimento do acadêmico sobre um determinado tema. Este tipo de trabalho deve estimular o raciocínio científico.
  2. 2. Trabalho de Conclusão de Curso (Trabalho Final de Curso) Muitas vezes conhecido como monografia, apresenta-se como pesquisa ou relatório sobre um tema. No caso de graduação não é necessário que o trabalho seja tão completo como uma dissertação ou tese.
  3. 3. Monografia (Especialização) Seu principal objetivo é levar o aluno a refletir temas determinados e apresentar suas idéias na forma de uma pesquisa. É necessário que o estudo seja mais completo que no tópico anterior.
  4. 4. Dissertação Destinadas basicamente ao estudante de mestrado, deve apresentar conhecimentos sólidos a respeito do assunto tratado e sua capacidade de sistematização expondo as idéias de maneira ordenada e fundamentada. É um trabalho de pesquisa.
  5. 5. Tese (Trabalho de Conclusão do Doutorado) O trabalho deve ser inédito, contributivo para o conhecimento do assunto tratado e não pode ser trivial. Os argumentos devem comprovar e convencer de que a idéia apresentada seja original e verdadeira.
  6. 6. Artigos de Periódicos e Eventos Científicos Resultados de pesquisas realizadas publicadas em periódicos especializados. Os artigos classificam-se em três tipos: * Analíticos Descrevem um assunto único, seus aspectos e relações * Classificatório Com características informativas, procura primeiro classificar e ordenar os principais aspectos de um determinado tema, para então explicar as partes divididas. * Argumentativo Procura dar referência a um argumento e logo depois embasá-lo ou rebatê-lo com argumentos favoráveis ou contrários à idéia original. Durante este choque de idéias o autor leva o leitor a tomar suas decisões.
  7. 7. * Comunicação Científica Apresentadas em congressos e eventos científicos costumam durar aproximadamente 20 minutos, sua finalidade é expor os resultados de pesquisas que vêm sendo realizadas, tornando-as públicas.

×