Cap.10 - O centro sul

5,836 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,836
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
484
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cap.10 - O centro sul

  1. 1. O Centro-SulProf.º Acácio Martins
  2. 2. Características gerais• 25% do território nacional;• 60% da população;• Diversidade natural, econômica e social; Grande crescimento econômico Desenvolvimento Industrial Modernização agrícola Expansão da agropecuária (em direção ao Centro-Oeste) Investimento capital do Governo Federal (Brasília).
  3. 3. Construção e organização do espaço• Séc. XVII: Ouro e diamante  ocupação do interior;• Séc. XVIII: Mineração em MG, MT e MS; Abastecimento da população: atividades agrícolas, pecuária e comércio em MG, SP e RJ.• Mudança do eixo econômico do Nordeste para o Centro-Sul  Salvador para o Rio de Janeiro;• Séc. XIX: Decadência da mineração, do açúcar e do algodão  Crescimento do café (SP, MG e PR);
  4. 4. Construção e organização do espaço• Café: escravos e depois imigrantes europeus; grandes propriedades; ferrovias e estradas (do interior para os portos de Santos e do Rio de Janeiro)  Núcleos urbanos;• 1929: Crise mundial  Afetou a exportação do café  investimento em indústrias (capital acumulado, infraestrutura, mão de obra qualificada e mercado consumidor).
  5. 5. Relevo1) Planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste- Predominante na região Sudeste;- MG, RJ e trechos de SP, ES, PR e SC;- Possui elevadas altitudes (acima dos 500 m);- Dobramentos antigos;- Mares de Morros;- Serra do Mar, Serra da Mantiqueira, Serra do Espinhaço, Serra da Canastra e a Serra Geral.
  6. 6. Relevo2) Planaltos e serras de Goiás-Minas- Divide três grandes bacias hidrográficas: aAmazônica, a do Tocantins-Araguaia e a do Paraná.3) Planaltos e chapadas da Bacia do Paraná- Formada por intensos derrames vulcânicos;- Solo de terra roxa.4) Depressões, planícies e tabuleiros litorâneos
  7. 7. Hidrografia• Apresenta muitos rios de planalto.1) Bacia do Rio Paraná- Formada pelos rios Grande e Parnaíba (SP, MG e MT);- Faz fronteira entre o Brasil e o Paraguai, e depois entre a Argentina e o Paraguai, desaguando no estuário do Rio da Prata, na Argentina;- Usina de Itaipu;- 2ª maior bacia hidrográfica do Brasil e possui o maior aproveitamento hidrelétrico do país;- Importante via de transporte  construção de eclusas.
  8. 8. Hidrografia2) Bacia do Rio São Francisco- Nasce na serra da Canastra (MG);- Utilizado na produção de energia elétrica, que é fornecida para as regiões Sudeste e Nordeste.
  9. 9. Clima e vegetação1) Clima tropical úmido (ou litorâneo)- Litoral do ES até SP;- Quente e úmido (Média de 20°C a 24°C e pluviosidade acima dos 2000 mm/ano);- Mata Atlântica  se estendia do litoral até as áreas das serras;- Hoje: restam cerca de 8% da vegetação original.
  10. 10. Clima e vegetação2) Clima tropical de altitude- Situa-se na parte central da região, devido às elevadas altitudes encontradas nessa área;- Cobre parte de SP, MG, ES, EJ e PR;- Médias térmicas entre 14°C e 22°C;- Chuvas concentradas no verão, quando é muito quente;- Inverno com baixas temperaturas devido à altitude e à massa de ar Polar Atlântica.
  11. 11. Clima e vegetação3) Clima subtropical- Presente no RS, SC, PR e sul de SP;- Caracterizado pelas quatro estações do ano bem definidas e as chuvas bem distribuídas ao longo do ano;- Médias térmicas mensais entre 18°C e 24°C e pluviosidade até os 2000 mm/ano);- Inverno frio, podendo nevar;- Mata de Araucárias (mata de pinhais)  predominava no PR e RS, mas hoje é quase inexistente;- Campos sulinos ou pradarias  Campanha Gaúcha ou Coxilhas (RS).
  12. 12. Clima e vegetação4) Clima tropical- Predominante no Centro-Sul (MS, GO, sul do TO, e MG, ES e oeste de SP);- Quente (Médias térmicas mensais entre 20°C e 28°C e pluviosidade próxima de 1500 mm/ano);- Inverno seco e verão chuvoso (quente e semiúmido);- Influenciado pela continentalidade;- Cerrado: vegetação arbórea-arbustiva e herbácea  devastação devido à expansão da agropecuária;- Matas de galeria ou mata ciliar: formadas nas margens dos rios  evitam a erosão e favorecem a biodiversidade.
  13. 13. As sub-regiões do Centro-Sul REGIÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERÍSTICAS CIDADES Grande Estado de São Maior área São Paulo, ABCD São Paulo Paulo: com 39 metropolitana do Brasil; Paulista, Guarulhos, cidades conurbadas. diversidades de Osasco, Mogi das indústrias, grandes Cruzes, etc. universidades e centros de pesquisa; sede de bancos e forte integração com cidades brasileiras e do mundo. Grande Estado do Rio de Segunda maior área Rio de Janeiro,Rio de Janeiro Janeiro: com 17 metropolitana do Brasil; Niterói, Nova cidades conurbadas. as mesmas Iguaçu, Duque de características da Caxias, São Grande São Paulo. Gonçalo, etc.
  14. 14. As sub-regiões do Centro-SulREGIÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERÍSTICAS CIDADESVale do Entre as cidades de Encontra-se o ITA (Instituto São Bernardo dosParaíba São Paulo e do Rio de Tecnológico Aeroespacial); o INPE Campos (SP), Janeiro. (Instituto Nacional de Pesquisas Volta Redonda e Espaciais); a Embraer (Empresa Taubaté (RJ). Brasileira de Aeronáutica) e a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional); importante setor agropecuário (café e Pecuária leiteira).Pantanal Do sudoeste de Mato Planícies com alta pluviosidade; Cáceres, Barão deMato- Grosso ao oeste de alagamentos periódicos; Melgaço (MT),Grossense Mato Grosso do Sul, desenvolvimento da pecuária Corumbá, uma parte do Paraguai extensiva de corte e extrativismo Aquidauana, e da Bolívia. vegetal; expansão urbana e agrícola Miranda, Porto (desmatamentos, construção de Murtinho (MS). estradas, erosão, poluição).
  15. 15. As sub-regiões do Centro-SulREGIÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERÍSTICAS CIDADESRegião Sul Estados de Santa Até o Século XIX não era muito Porto Alegre, Catarina, Paraná e ocupada; incentivo do Governo Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. (agricultura e indústrias Pelotas (RS), tradicionais); Com a Curitiba, descentralização industrial passou a Londrina, ser o foco (mão de obra qualificada, Maringá (PR), mercado consumidor, menores Florianópolis, custos que o Sudeste e integração Joinville (SC). com a Argentina, o Uruguai e o Paraguai).Sul de Sul do Estado de Produção de cana-de-açúcar, álcool e Inaciolândia,Goiás Goiás. seus subprodutos (proximidade de Quirinópolis e SP, RJ e MG, além do transporte por São Simão. rodovias e hidrovias); construção de um alcoolduto.
  16. 16. As sub-regiões do Centro-Sul REGIÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERÍSTICAS CIDADESGrande Belo Minas Gerais: 34 Terceira maior área Belo Horizonte,Horizonte municípios. metropolitana do Brasil; Betim, Confim, terceiro parque industrial Contagem, Ribeirão do país (indústrias de aço, das Neves, etc. automóveis e derivados de petróleo).Quadrilátero Minas Gerais: Uma das principais Sabará, CongonhasFerrífero próxima a Belo concentrações de minérios do Campo, Santa Horizonte. do País (ouro, ferro, Bárbara, Mariana, manganês e outros); o ferro Itabira e Ouro é destinado aos mercados Preto. interno e externo.
  17. 17. As sub-regiões do Centro-SulREGIÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERÍSTICAS CIDADESTriângulo Sudoeste de Minas Agronegócio: produção de Uberlândia, UberabaMineiro Gerais. gado de corte, pólo de e Araguari. genética de bovinocultura de corte e um dos principais produtores de álcool do Brasil.Zona da Sudeste de Minas Indústrias, criação de gado Juiz de Fora, Ubá,Mata Gerais: formada leiteiro (abastece Belo Muriaé, Viçosa,Mineira por 142 Horizonte e o Rio de Cataguases, etc. municípios. Janeiro) e as plantações de cana-de-açúcar, café, milho e feijão.

×