Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Locais AgradáVeis7 Lousada

673 views

Published on

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Locais AgradáVeis7 Lousada

  1. 1. Lousada
  2. 2. Bandeira Brasão
  3. 3. Lousada é uma vila portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e sub-região do Tâmega, com cerca de 7 800 habitantes. É sede de um pequeno município com 94,89 km² de área e 46 322 habitantes (2004), subdividido em 25 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vizela, a nordeste por Felgueiras, a leste por Amarante, a sul por Penafiel, a sudoeste por Paredes e a oeste por Paços de Ferreira e Santo Tirso. As freguesias sede do concelho são Silvares e Cristelos. Localização de Lousada
  4. 4. Vários solares e quintas senhoriais dos séculos XVII e XVIII reflectem a época de prosperidade da aristocracia rural, mas o concelho também se gaba de monumentos e locais históricos de um passado muito mais remoto, como é o caso do Castro de São Domingos, em Cristelo, com ruínas arqueológicas de origem celta que datam do século IV a.C. Outra das atracções históricas do concelho é a chamada Torre dos Mouros, em Vilar do Torno e Alentém, uma construção medieval que constitui um interessante exemplo da arquitectura românica militar dos séculos XIII e XIV. O património de Lousada é rico em arquitectura religiosa, com destaque para a igreja românica de Meinedo (século XIII), com corpo rectangular e torre sineira e um sumptuoso altar-mor barroco em talha dourada, ou a Igreja Matriz de Aveleda, também em estilo românico e com um belo pórtico de colunas ornamentadas. A igreja de Pias, do mesmo período, tem um curioso campanário construído em separado do templo.

×