Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

ESTUDO DE CASO EMPREENDEDOR LOCAL

1,431 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

ESTUDO DE CASO EMPREENDEDOR LOCAL

  1. 1. ESTUDO DE CASO EMPREENDEDOR LOCAL Disciplina: Empreendedorismo Tutora: Katia Adriana Professora: Luciana Nery
  2. 2.  “Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos”. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la. Augusto Cury
  3. 3. INTRODUÇÃO A Pesquisa que foi realizada sobre empreendedorismo foi, sobretudo, para ampliar a compreensão do ponto de vista de um empreendedor local da cidade de Camaçari, entender como funciona os processos de construção de um negocio, e quais segredos para se manter no mercado sempre obtendo bons resultados. METODOLOGIA Optou-se por um modelo simplificado para a avaliação do empreendedor, utilizando questionário simplificado para a partir dai obter informações suficientes para o estudo de caso, visando desenvolver bons resultados na pesquisa com os empreendedores.
  4. 4. AULA 04: O EMPREENDEDOR CORPORATIVO Empresa: Recanto do Bob Empreendedor: Aloísio Santos de Jesus Ramo de Atividade: Restaurante 18 anos no mercado
  5. 5. AULA 03: O ESPIRITO EMPREENDEDOR: CARACTERISTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SER UM EMPREENDEDOR Qualquer atividade que venhamos desenvolver existem vantagens e desvantagens, não é diferente no mundo dos negócios, para se tornar um empreendedor de sucesso é indispensável algumas características importantes como: Espirito de liderança, coragem, perseverança, rede ampla de contatos, saber planejar, eficiência e uma das principais a iniciativa. O empreendedor em questão comenta que uma das vantagens de ser um empreendedor é a realização pessoal, sentir-se bem no que faz, usando suas energias em um projeto dos sonhos, que desejou toda a sua vida, e hoje é assim que se sente, realizado. Quanto a desvantagem, o empreendedor é o excesso de trabalho e dedicação que o negocio exige, quando a empresa esta no ponto de inicio é preciso muito esforço para honrar com as responsabilidades, tanto com os fornecedores como com os clientes.
  6. 6. AULA 05: O PROCESSO EMPREENDEDOR: COMO E QUANDO APROVEITAR UMA BOA IDÉIA Uma das características principais de um empreendedor é saber identificar e perceber oportunidades de negocio, buscando inovar e desenvolver ideias com potencial forte para as tecnologias que vem surgindo. Nosso empreendedor explica que foi assim que iniciou seu empreendimento na cidade de Camaçari, estudou o mercado local e percebeu que não existiam muitas concorrências e que seria possível apresentar uma ideia inovadora para a cidade, um mercado voltado a restaurante especializado em frutos do mar, e assim vem conquistando novos clientes a cada dia.
  7. 7. AULA 06: A IMPORTANCIA DA CRIATIVIDADE PARA O EMPREENDEDOR Para um empreendedor se manter no mercado competitivo é necessário inovar, e é nesse momento que a criatividade entra em cena, com uma ideia ou percepção diferenciada do seu negocio. A inovação pode sustentar o empreendimento com simples adaptação de ações que se tornam um diferencial para a empresa. A criatividade é importante no momento em que se implanta uma inovação, buscando sempre se destacar no mercado. O recanto do Bob vem crescendo a cada dia na cidade, por conta das inovações e adaptações apresentadas no seu negocio, uma delas foi a criação de uma pagina na rede social, onde são apresentadas seus melhores pratos, suas promoções e principalmente seus eventos.
  8. 8. VISÃO O Empreendedor possui uma visão voltada ao mercado amplo da cidade, buscando desenvolver novidades para o publico fiel e para conquistar novos clientes, ampliando seus espaço, trabalhando na qualidade dos serviços de atendimento ao cliente, entre outras melhorias. CONSIDERAÇÕES FINAIS A investigação e analise a característica do perfil empreendedor e as condições favoráveis para o seu desenvolvimento deve continuar buscando questionamentos em busca de explicações de como uma pessoa pode se tornar empreendedor, se é possível nascer pronto, ou aprende a ser empreendedor.
  9. 9. CONCLUSÃO O empreendedor se beneficia grandemente com o restaurante com especialização em frutos do mar, com um dos melhores pratos apresentados e degustados pelos camaçarienses o recanto do Bob vem crescendo a cada dia, o projeto desde o seu início, em especial no que se refere à atendimento, vem trazendo bons resultados ao empreendedor, que também vem investindo no negocio, essa técnica permite um planejamento estratégico, no caso em análise, facilitaria a identificação mais avançada dos seus serviços.
  10. 10. ANEXOS QUESTIONÁRIO 1. O QUE TE LEVOU A PENSAR EM ABRIR UM EMPREENDIMENTO? Resposta: NA OCASIÃO ESTAVA DESEMPREGADO E ENCONTREI ESTA ALTERNATIVA! 2. QUAL BASE DE CONHECIMENTO VOCÊ UTILIZOU PARA ABRIR ESTE TIPO DE NEGOCIO? Resposta: COMO SOU DO BEIRA-MAR , ACHEI A OPÇÃO DE FRUTOS DO MAR COMO A MELHOR ALTERNATIVA. 3. QUAL A ETAPA MAIS DIFICIL ENCONTRADA ATÉ AGORA? Resposta: A AQUISIÇÃO DE PRODUTOS NA ÉPOCA DE ENTRE-SAFRA. 4. ANALISANDO O PUBLICO ALVO E OS CONCORRENTES DIRETOS, COMO VOCÊ SE VÊ NO MERCADO? Resposta: EM CONDIÇÕES DE DISPUTAR ESPAÇO E GARANTIR MEU PÚBLICO A CADA DIA.
  11. 11. 5. QUAL A SUA VISÃO PARA O FUTURO DO SEU NEGOCIO? Resposta: CRESCIMENTO. 6. VOCÊ EM ALGUM MOMENTO JÁ PENSOU EM MUDAR DE RAMO? Resposta: NÃO! 7. SE VOCÊ PUDESSE VOLTAR ATRÁS, MUDARIA ALGUMA AÇÃO PARA TER UM RESULTADO DIFERENTE NO SEU NEGOCIO? O QUE? Resposta: BUSCARIA ÓRGÃOS COMPETENTES PARA ME ORIENTAR MELHOR. 8. A EMPRESA COLABORA COM ALGUMA AÇÃO SOCIAL EM SUA COMUNIDADE? Resposta: SIM! 9. O FATO DA FALTA DE CONCORRENCIA AJUDOU NO SUCESSO DA ORGANIZAÇAO? Resposta: TAMBÉM: PORÉM A CONCORRÊNCIA É UM GRANDE ALIADO PARA A BUSCA DE APERFEIÇOAMENTO E MANTER-SE SEMPRE NO AUGE. 10. O SEU EMPREENDIMENTO ALCANÇOU UM NIVEL DE SATISFAÇÃO PESSOAL?
  12. 12. Ser Empreendedor é executar os projetos, mesmo que haja riscos. ANGELA OLIVEIRA DA SILVA PASSOS ELANE DE CASSIA SANTANA VANESSA SANTIAGO DE ARAUJO RAMOS Augusto Cury

×