Successfully reported this slideshow.

Apresentação serviços do creas

10,769 views

Published on

Apresentação serviços do creas

  1. 1. PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SULSECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS – Espaço Vida
  2. 2. Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade1) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado aFamílias e Indivíduos - PAEFI;2) Serviço de Proteção Social a Adolescentes emCumprimento de Medida Socioeducativa de LiberdadeAssistida - LA, e de Prestação de Serviços à Comunidade -PSC;3) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas comDeficiência, Idosos(as) e suas Famílias;4) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. 
  3. 3. Este serviço oferece atendimento a indivíduos efamílias em diversas situações de violação de direitos,como violência (física, psicológica e negligência,abuso e/ou exploração sexual), afastamento doconvívio familiar devido à aplicação de medidasocioeducativa ou medida de proteção; tráfico depessoas; situação de rua; mendicância; abandono;vivência de trabalho infantil; discriminação emdecorrência da orientação sexual ou raça/etnia eoutras formas de violação de direitos decorrentes dediscriminações ou submissões.
  4. 4. Serviço ofertado para pessoas que utilizam asruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.Tem a finalidade de assegurar atendimento eatividades direcionadas para o desenvolvimento desociabilidades, na perspectiva de fortalecimento devínculos interpessoais e/ou familiares queoportunizem a construção de novos projetos de vida.
  5. 5. Este serviço tem como objetivo acompanharadolescentes em LA (Liberdade Assistida) e PSC(Prestação de Serviços a Comunidade), em seudesenvolvimento social, psicológico e de saúde.Paralelo a isso estamos desenvolvendo no Municípiode Sapucaia do Sul projetos socioeducativos queobjetivam auxiliar na prevenção ao ato infracional,entre eles:
  6. 6. Objetivo Geral: Propor um espaço de escuta ereflexão coletiva que auxilie os adolescentes, jovense familiares a lidarem melhor com as dificuldadespresentes ou que eventualmente venham a surgir emseu cotidiano, além de ajuda-los no processo de(re)construção de antigos e novos projetos de vida,bem como a prevenção à reincidência no atoinfracional.
  7. 7. Objetivo Geral: Divulgar o Estatuto da Criança edo Adolescente - ECA e as medidas socioeducativasdespertando a conscientização acerca dos seusdireitos e deveres definidos nessa lei.
  8. 8. Objetivo geral: Prevenção do ato infracional apartir da discussão das mudanças biopsicossociaisda adolescência e a problemática das drogas.
  9. 9. Objetivo geral: Possibilitar aos adolescentes e/oujovens qualificação para atuar como agentes demultiplicadores do POAA aos demais alunos da redeescola
  10. 10. Atendimento jurídico aos usuários e suasfamílias que tiverem seus direitos violados, tendocomo público alvo: crianças e adolescentes, idosos emulheres vítimas de violência doméstica, em casoscomo trabalho ou exploração sexual infantil, direitoprevidenciário e estatuto do idoso, entre outros.
  11. 11.  Direito da mulher Direito da Família Direito da Pessoa com DeficiênciaO CREAS enquanto serviço especializado tem como uma de suas diretrizes, a matricialidade sociofamiliar , ou seja, os procedimentos devem focar a família em sua integralidade, com exceção dos indivíduos com vínculo familiar rompido.
  12. 12. Oferta de atendimento especializado a famíliascom pessoas com deficiência e idosos com algumgrau de dependência, que tiveram suas limitaçõesagravadas por violações de direitos, tais como:exploração da imagem, isolamento, confinamento,atitudes discriminatórias e preconceituosas no seioda família, falta de cuidados adequados por parte docuidador, alto grau de estresse do Cuidador,desvalorização da potencialidade/capacidade dapessoa, dentre outras que agravam a dependência ecomprometem o desenvolvimento da autonomia.
  13. 13. Serviço de Proteção SocialEspecial de Alta Complexidade
  14. 14. Em Situações de Calamidade e Emergências aequipe de referencia presta apoio e proteçãojuntamente com o COMDEC, à população atingidapor situações de emergências e calamidadespúblicas, CONTRIBUINDO NO MAPEAMENTO, eprestando orientações sobre a oferta de alojamentosprovisórios, atenções e provisões materiais,conforme as necessidades das pessoas atingidas.
  15. 15. CREAS ESPAÇO VIDARua: Rui Barbosa, 325 – Bairro – Santa Catarina E-mail: creas@sapucaiadosul.rs.gov.br Fone: 51. 3452.1541 Obrigada! Eliete Ribeiro Falcão Assistente Social – Coordenadora do CREAS

×