CKO - O Profissional de Gestão do Conhecimento (GC) e suas funções

3,453 views

Published on

Sobre o papel e as funções do gestor do conhecimento (Chief Knowledge Officer) nas organizações.

A gestão do conhecimento é base para se trabalhar a inovação nas organizações. Nesta sociedade do conhecimento, informação e serviços (em rede), usar adequadamente e melhorar constantemente o capital humano e o capital intelectual faz toda a diferença para a competitividade e para a sustentabilidade.

Published in: Career

CKO - O Profissional de Gestão do Conhecimento (GC) e suas funções

  1. 1. Profissional de GC / Função de GC Nei Grando
  2. 2. Introdução "O amor, mais que o conhecimento, é necessário para conduzir a alma dos homens à sua perfeição.“ Irineu de Lyon
  3. 3. Gestão do Conhecimento – O que é? “É o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual.” - Bukowitz e Williams (2002) “É o processo pelo qual uma organização consciente e sistematicamente coleta, organiza, compartilha e analisa seu acervo de conhecimento para atingir os seus objetivos.” - Falcão e Bresciani (1999) “É a geração, representação, estoque, transferência, transformação, aplicação, incorporação e proteção do conhecimento.” É saber o que se sabe. É saber o que é estratégico.
  4. 4. Gestão do Conhecimento - Conceitos Relacionada com as ÁREAS: RH, TI, Marketing Cultura Administrativa, Estratégia de Negócios, Teoria da Organização, ... Associada a CONCEITOS de: Capital Intelectual (Humano & Estrutural), Inteligência Competitiva, Memória Organizacional, Comunidades de Prática, Inovação, Criatividade, ... Envolve ATIVIDADES como: Gestão de Documentos, Mapeamento de Competências, Mapeamento de Processos, Compartilhamento de Conhecimento, ... Engloba conceitos oriundos de: Teoria de Administração, Aprendizagem Organizacional, Gestão por Processos, Qualidade Total, Endomarketing, Reengenharia, Downsizing, Comércio Eletrônico, ...
  5. 5. Gestão do Conhecimento – Principais objetivos Compartilhar melhores práticas em Gestão e Projetos Acelerar a inovação (Processos, Produto, Mod.de Negócios); Reduzir silos de informação; Mapear o conhecimento; Valorizar o capital intelectual; Reter talentos; Mapear as competências individuais; Facilitar a contribuição individual; Organizar a informação; Alinhar a organização; e outros.
  6. 6. Gestão do Conhecimento – Objetivos da Empresa Reter o conhecimento; Garantir a sustentabilidade da empresa; Acelerar a geração de novos conhecimentos; Melhorar o processo decisório; Reduzir custos e retrabalho; Descobrir o capital intelectual já existente; Gerar novas receitas com o capital intelectual da empresa; Proteger o capital intelectual existente; Servir melhor os clientes; Acelerar o aprendizado dos colaboradores.
  7. 7. Habilidades necessárias às Organizações p/ implementar GC 1. Entender os conceitos de GG – a filosofia e a teoria; 2. Ter ciência da experiência de outras organizações no desenvolvimento de soluções e abordagens de GC; 3. Saber identificar o valor das atividades de GC para o negócio da empresa; 4. Apreciar o conjunto de atividades, iniciativas e colaboradores necessários para proporcionar um ambiente no qual o conhecimento é efetivamente criado, compartilhado e usado para obter vantagem competitiva e satisfação dos clientes.
  8. 8. Requisitos chave de Competências para uma Equipe de GC • Facilidade de aprender, atuação colaborativa, visualizar o todo da organização, saber criar conexões, ter capacidade de pensar e agir com foco no resultado e apreciar das técnicas de gerenciamento da informação. • É ideal que possua capacidades de comunicação, liderança, especialização em metodologias, processos e ferramentas de GC, negociação e planejamento estratégico. • É claro que em tais habilidades devemos considerar as capacidades de recuperação, avaliação (filtragem baseada em relevância), organização, análise, apresentação e segurança da informação, tudo isso de forma colaborativa. • Além disso, é necessário ter a capacidade de sintetizar informações de diversas fontes para a aplicação do conhecimento, o que inclui a tomada de decisão.
  9. 9. CKO – Chief Knowledge Officer O Gestor do Conhecimento é quem administra o capital intelectual da empresa, reúne e gerencia todo o conhecimento estrategicamente importante e adequado às necessidades da organização, tornando-o disponível e acessível para uso e tomada de decisão. Ele é responsável por assegurar que a organização maximize o valor que ela consegue através do conhecimento. É um lider multidisciplinar, com visão holística e estratégica da organização. Entende tanto de tecnologia e processos quanto de pessoas. Títulos: Diretor do Capital Intelectual, Diretor de Inovação, CLO (Chief Learning Officer)
  10. 10. O Papel e as Responsabilidades do CKO Seu papel é diferente do que o de um CIO com responsabilidades de GC, pois tem responsabilidades diferentes, como: Criar uma estratégia de GC com base em metas e objetivos da organização; Criar e compartilhar uma visão da GC p/ a organização, e uma forma de realizá-la; Capturar e gerir o conhecimento por todo o negócio da empresa; Implantar e acompanhar a infraestrutura para GC; Inovar e otimizar o retorno sobre o investimento no conhecimento; Desenvolver, gerenciar e mensurar os ativos de conhecimento; Criar, desenvolver uma cultura que apoia o esforço de GC; Atuar como um agente de mudança; Facilitar conexões, coordenação e comunicação.
  11. 11. Citação Final “O conhecimento tem que ser melhorado, desafiado e ampliado constantemente, ou ele desaparece.” Peter Druker
  12. 12. Muito Obrigado! Nei Grando (@neigrando) Blog: http://neigrando.blog.br (vide páginas Sobre e Contato) www.linkedin.com/in/neigrando

×