Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Plano de Negócios, Pitch e MVP

1,735 views

Published on

Minha apresentação no Dia do Empreendedor da Digital House em São Paulo em 10 de novembro de 2018. Apresentei a essência de um plano de negócios; um conjunto de slides (pitch-deck) para uma breve apresentação à investidores, potenciais parceiros e clientes; e a importância de ter algo que gere confiança na capacidade de execução da equipe, como um protótipo e ainda melhor um produto mínimo viável.
Visite meu blog sobre estratégia, inovação, startups, modelos de negócios, ... em: http://neigrando.blog.br

Published in: Business

Plano de Negócios, Pitch e MVP

  1. 1. Dia do Empreendedor Plano de Negócios, Pitch & MVP Por Nei Grando São Paulo, 10 de novembro de 2018
  2. 2. Minha jornada acadêmica e profissional TI - Proc. de Dados Extensão no IME MBA em Administração + EAD Docência Ext. Estratégia e GC Extensão no CIC em Inovação e Redes Sociais Mestrado na FEA (Administração com ênfase em Inovação) http://lattes.cnpq.br/8542618173749724 Duas Empresas de Tecnologia: Desenvolvimento de Portais, Internet-banking, Home broker, CRM, Ad Server, GED /GC Consultor & Mentor: Estratégia & Modelos de Negócios, Inovação, Startups Palestrante: Empresas, Universidades, Campus Party, Virada Empreendedora, ... Professor: Lab. de Startups (ESPM), Startup One (FIAP), Planejamento Estratégico (FIAP), Criação e Gestão de Startups (FIA), Strategic Thinking (FIAP), ... Blog: neigrando.blog.br www.linkedin.com/in/neigrando
  3. 3. Quero contribuir com o Empreendedorismo
  4. 4. PLANO DE NEGÓCIOS
  5. 5. Qual o seu negócio? O importante é gerar Valor (algo que muita gente gosta) “Sem gerar valor você não tem um negócio; sem crescimento rápido, você não tem uma Startup.” – Paul Graham B2B ou B2C? Serviços, Comércio, Indústria? Próprio ou Franquia? Produto Digital (bits) ou Real (físico)? Canal Físico ou Virtual? Ramo de negócios / Setor?
  6. 6. Planos e Falhas “Se você falha em planejar, está planejando falhar.” – Benjamin Franklin
  7. 7. Planos x Planejar “Planos não tem valor, mas planejamento é tudo.” – Dwight D. Eisenhower
  8. 8. Planos x Planejar “Nenhum plano de negócios sobrevive ao contato com os primeiros clientes” – Steve G. Blank
  9. 9. Um Mapa ou uma Bússola Se não tiver um Mapa claro para iniciar (plano de negócio), tenha pelo menos uma Bússola (modelo do negócio).
  10. 10. Modelo de Negócios “Um modelo de negócios descreve os fundamentos de como uma organização cria, entrega e captura valor.” Alexander Osterwalder
  11. 11. Estrutura básica do Plano de Negócios O objetivo geral de um plano de negócios é demonstrar a viabilidade do negócio e a capacidade dos empreendedores e/ou gestores de executá-lo. Sumário Executivo 1. Oportunidade 2. Empresa, estratégia e empreendedores 3. Produtos e/ou Serviços 4. Mercado consumidor 5. Setor e Concorrência 6. Plano de Produção e Operação 7. Plano de Marketing e Vendas 8. Plano de Recursos Humanos 9. Plano Financeiro Anexos Fonte: NAKAGAWA M. Porque o empreendedor de alta tecnologia precisa conhecer os fundamentos de gestão e modelagem de negócios. In: GRANDO, N. (ORG). Empreendedorismo inovador: Como criar Startups de Tecnologia no Brasil. São Paulo, Editora Évora, cap.11, p.85-90, 2012.
  12. 12. Utilidade de um Plano de Negócios Fornece uma visão dos objetivos que uma organização deseja atingir em determinado período, considerando-se a situação atual e a etapas a serem transpostas para atingir tais objetivos. Finalidade de uso: ▪Abertura da Empresa ▪Expansão da Empresa (Filiais, Novos Produtos) ▪Busca de Investimentos ▪Busca de Financiamentos ▪Ferramenta de Comunicação ▪Desenvolvimento e Acompanhamento Gerencial
  13. 13. Plano de Marketing De acordo com a estratégia e o posicionamento da empresa no mercado, como pretende: • divulgar (promoção, comunicação e publicidade) e vender o produto/serviço; • conquistar clientes, manter o interesse e aumentar a demanda.
  14. 14. Análise do Mercado •Apresenta a oportunidade a ser perseguida, incluindo o tamanho do mercado e o conhecimento do mercado consumidor. •Informa como o mercado está segmentado, como está o crescimento, quais as características do consumidor, a localização dos mesmos, etc. •Apresenta a fatia de mercado que a empresa abrange, destacando os principais concorrentes e como atingirá a sua participação desejada de mercado. •Relaciona os principais fornecedores • etc.
  15. 15. Estratégia de Marketing e Vendas Segmentos de clientes (público-alvo) Proposição de valor (produto/serviço) com ênfase no diferencial competitivo Canais de distribuição que atenderão o consumidor Política de preços com as margens de lucro praticadas – com lista de comparação com os principais concorrentes e lógica da estratégia de preços. Projeção de vendas com a participação desejada de mercado e outros itens como a sazonalidade. Serviços pós-venda e garantia e formas de obter feedback dos clientes
  16. 16. Mix de Marketing Variáveis que influenciam o mercado e o consumo
  17. 17. Plano Financeiro Apresenta em números, as ações planejadas: • os investimentos feitos e os resultados alcançados; • o quanto existe de recursos disponíveis; • o quanto de $$$ é necessário e como será aplicado; • a quantidade de clientes e vendas necessários para viabilizar o negócio (ponto de equilíbrio, quando as receitas cobrem as despesas); • o volume de vendas que gerarão retorno sobre o investimento e tornarão o negócio lucrativo, etc.
  18. 18. Demonstrações Financeiras I$ R$ C$ Investimento Inicial - instalações, suprimentos, equipamentos e mobiliário Receitas (se houverem) e/ou projeção de vendas Custos - valores que serão despendidos na produção das ofertas de produto/serviço, incluindo despesas fixas e variáveis com adm, vendas, etc. Demonstrativo Fluxo de Caixa com projeções de entradas (receitas) e saídas (custos, despesas e investimentos) de recursos financeiros por um determinado período de tempo DRE Demonstrativo de Resultados mostra a lucratividade a partir de entradas e saídas) Empresas com mais de um ano, costumam apresentar o Balanço Patrimonial – com disponibilidades e obrigações – para avaliação da sua solidez.
  19. 19. PITCH
  20. 20. O que é o Pitch? Pitch: Uma breve apresentação (história) para que novos negócios possam atrair a atenção [principalmente] de investidores e clientes. Fonte: https://news.greylock.com/what-do-i-look-for-in-a-pitch-866355bddb3
  21. 21. Discurso do Elevador (Elevator-Pitch) Minha empresa (nome), ajuda o (público alvo), a resolver o (problema), com o [desenvolvimento do] (produto/serviço), de (forma especial [diferencial]), ... Por que? O que? Como? Para quem?
  22. 22. Apresentação do Negócio (Pitch Deck) 1. Nome da Startup e o que ela “faz” (e o Propósito). 2.Problema: Necessidades/desejos dos clientes. 3.Solução: Como faz ou fará o “cliente” feliz/satisfeito?. (aqui cabe apresentar o protótipo, MVP) 4.Tamanho do Mercado: aqui quanto maior é melhor. 5.Modelo de Receitas: Principais fontes de receita. 6.Diferenciais/vantagens: Tecnologia, equipe experiente, PI, ... 7.Marketing e vendas: Como obtém clientes & distribuição? 8.Concorrência: Quem são ou podem ser? 9.Equipe: Fundadores. Quem fará acontecer? 10.Investimento ($): Quanto precisa? O que será feito? Fonte: adaptado do modelo apresentado por Dave McClure da “500 Startups”.
  23. 23. Exemplo: AirBnB Pitch Deck Segue link para da Apresentação original do AirBnB para Investidores em 2008 quando conseguiram fechar um investimento semente de US$ 600.000,00 Fonte: https://www.slideshare.net/ryangum/airbnb-pitch-deck-from-2008
  24. 24. MVP Produto Mínimo Viável
  25. 25. O que é um MVP
  26. 26. Como Construir um MVP A partir das Ideias você Constrói um produto mínimo viável (código), [valida junto aos clientes, ou seja,] Mede os resultados, coleta Dados e Aprende algumas lições.
  27. 27. Caso Dropbox Vide o vídeo apresentado por Drew Houston, e/ou o artigo da TechCrunch. Surgiram depois:
  28. 28. Fases de um Negócio (Startup) $ (FFF) $$ (Angels) $$$ (VC)
  29. 29. @neigrando neigrando.blog.br Contato Strategius

×