Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
O BRASIL E A
GLOBALIZAÇÃO
SOCIOLOGIA
IDENTIFICAÇÃO
COLÉGIO: Estadual Anísio Honorato Godoy.
DATA: 19/05/2015 SÉRIE: 3° C
PROF°: Maria Aparecida.
DISCIPLINA: So...
O BRASIL E A GLOBALIZAÇÃO
• O Brasil possui uma economia aberta
ao mercado internacional, nosso país
vende e compra produt...
MULTINACIONAIS BRASILEIRAS
• Apesar desse aumento da participação do Brasil
no comércio mundial, ela continua sendo
reduzi...
CULTURA BRASILEIRA E
GLOBALIZAÇÃO
Com a globalização, os brasileiros podem
ter acesso ao que ocorre no mundo das
artes, ci...
CONTINUANDO...
• Por outro lado, a cultura brasileira sofre
com essa influência musical e
comportamental maciça, principal...
OS TRÊS DESAFIOS PRINCIPAIS
PARA O BRASIL APRESENTADOS
PELA GLOBALIZAÇÃO
• 1. O Brasil, por ser um país democrático, preci...
A globalização beneficia o Brasil?
• Segundo a Organização Mundial do Comércio, a
liberalização do comércio global é um es...
NO ENTANTO...
• como os manifestantes anti-OMC
reunidos em Seattle argumentaram, as
regras do capitalismo global favorecem...
AS VANTAGENS E DESVANTAGENS
DA GLOBALIZAÇÃO NA ECONOMIA
BRASILEIRA
• As vantagens é o acesso aos produtos
internacionais, ...
QUESTÃO IMPORTANTE...
• No aspecto econômico, é importante a
integração do Brasil no mercado financeiro
internacional, inv...
O QUE VOCÊ ACHA? A GLOBALIZAÇÃO
AMEAÇA OU ESTIMULA O CRESCIMENTO
DE PAÍSES EMERGENTES COMO O BRASIL?
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

O brasil e a globalização sociologia

3,441 views

Published on

O Brasil e a Globalização, multinacionais brasileiras, cultura brasileira e globalização, os três desafios principais para o Brasil apresentado pela Globalização, a Globalização beneficia o Brasil, as vantagens e desvantagens da Globalização na economia brasileira, o que você acha? a Globalização ameaça ou estimula os países emergentes como o Brasil.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

O brasil e a globalização sociologia

  1. 1. O BRASIL E A GLOBALIZAÇÃO SOCIOLOGIA
  2. 2. IDENTIFICAÇÃO COLÉGIO: Estadual Anísio Honorato Godoy. DATA: 19/05/2015 SÉRIE: 3° C PROF°: Maria Aparecida. DISCIPLINA: Sociologia. ALUNOS (AS): Vanessa, Lucas, Jair, Martha, Edna, José,Washington . CONTEÚDO: O Brasil e a Globalização.
  3. 3. O BRASIL E A GLOBALIZAÇÃO • O Brasil possui uma economia aberta ao mercado internacional, nosso país vende e compra produtos de outros países.
  4. 4. MULTINACIONAIS BRASILEIRAS • Apesar desse aumento da participação do Brasil no comércio mundial, ela continua sendo reduzida. A participação do Brasil representa cerca de 1% de todas as transações que ocorrem no mundo. As exportações brasileiras são: café, açúcar, minério de ferro e outros produtos que possuem baixo valor comercial. Por outro lado, as importações do Brasil são bens de consumo de alta tecnologia, e possuem valor elevado.
  5. 5. CULTURA BRASILEIRA E GLOBALIZAÇÃO Com a globalização, os brasileiros podem ter acesso ao que ocorre no mundo das artes, cinema, música, etc. Através da televisão, internet, rádio, cinema e intercâmbios culturais, podem ficar conectados ao mundo cultural internacional.
  6. 6. CONTINUANDO... • Por outro lado, a cultura brasileira sofre com essa influência musical e comportamental maciça, principalmente originária dos estados unidos. As músicas, os seriados e os filmes da indústria cultural norte-americana vão espalhando comportamentos e gostos que acabam diminuindo, principalmente entre os jovens, o interesse pela cultura brasileira.
  7. 7. OS TRÊS DESAFIOS PRINCIPAIS PARA O BRASIL APRESENTADOS PELA GLOBALIZAÇÃO • 1. O Brasil, por ser um país democrático, precisa lidar com a realidade de que seu governo tem menos controle sobre a economia do que já teve. • 2. O Brasil luta para participar da governança global, nos últimos anos tenta participar permanentemente do Conselho de Segurança da ONU. • 3. O Brasil é palco de lutas globais pela preservação do meio ambiente.
  8. 8. A globalização beneficia o Brasil? • Segundo a Organização Mundial do Comércio, a liberalização do comércio global é um estímulo importante ao desenvolvimento de países emergentes como o Brasil. Só a agricultura, que responde por 40% das exportações brasileiras, gera U$ 20 bilhões por ano. Estima-se que a redução de barreiras tarifárias da União Europeia, por exemplo, poderia incrementar as exportações brasileiras em 30%.
  9. 9. NO ENTANTO... • como os manifestantes anti-OMC reunidos em Seattle argumentaram, as regras do capitalismo global favorecem os países ricos e as empresas transnacionais, com consequências desastrosas para os países pobres e os trabalhadores.
  10. 10. AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA GLOBALIZAÇÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA • As vantagens é o acesso aos produtos internacionais, muitas vezes mais baratos ou melhores do que os fabricados no Brasil. • Mas por outro lado, estes produtos, entram no mercado brasileiro com preços muito baixos, provocando uma competição injusta com os produtores nacionais e levando empresas à falência e gerando desemprego.
  11. 11. QUESTÃO IMPORTANTE... • No aspecto econômico, é importante a integração do Brasil no mercado financeiro internacional, investidores estrangeiros passam a investir no Brasil principalmente através da Bolsa de Valores, trazendo capitais para o nosso país. Porém, quando ocorre uma crise mundial, o Brasil é diretamente afetado, pois a sua economia esta ligada ao mundo financeiro internacional.
  12. 12. O QUE VOCÊ ACHA? A GLOBALIZAÇÃO AMEAÇA OU ESTIMULA O CRESCIMENTO DE PAÍSES EMERGENTES COMO O BRASIL?

×