Successfully reported this slideshow.

Plano de aula / Produção de textos: reportagem

12,442 views

Published on

Educação; Plano de Aula; Produção de textos

Published in: Education
  • Be the first to comment

Plano de aula / Produção de textos: reportagem

  1. 1. PLANO DE AULA – PRODUÇÃO DE TEXTOS: REPORTAGEM Alunos: Geíza Cássia das Neves, Sheila Batista Correia e Silva, Solange Quintão Fernandes.
  2. 2. CRÉDITOS Ao usar este trabalho, gentileza citar e referenciar seus autores: NEVES, Geiza Cássia das; SILVA, Sheila Batista Correia e; FERNANDES, Solange Quintão. Plano de aula - produção de textos: reportagem. Estagiário Zen. Disponível em: <http://estagiariozen.blogspot.com.br/>. Acesso em xx. xxx. xx
  3. 3. PLANO DE AULA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Faixa etária: 14 e 15 anos.  Tempo estimado: 6 aulas.  Textos utilizados: três reportagens do jornal “Estado de Minas”.  Gênero: reportagem.  Perfil do leitor: Entre os jornais que circulam na grande BH, é o que apresenta o maior número de leitores que ocupam cargos de nível superior em suas atividades profissionais, possuem renda familiar a partir de 10 salários mínimos, 3% do público leitor têm entre 9 e 14 anos e 9% têm entre 15 e 19 anos (Fonte Ipsus).
  4. 4. OBJETIVOS - PROFESSOR  Objetivo geral Desenvolver a habilidade do aluno para produção de reportagem escrita.  Objetivos específicos  Promover a leitura e a produção textual de textos do domínio jornalístico.  Conscientizar o aluno sobre o problema da escassez da água no mudo.
  5. 5. OBJETIVOS PARA OS ALUNOS  Objetivo geral Verificar quais os motivos da escassez de água, quem perde e quem lucra com a seca.  Objetivos específicos  Familiarilizar o aluno com o gênero reportagem  Confrontar opiniões e pontos de vista sobre o tema.  Compreender o ciclo da água.  Reconhecer a necessidade de economizar água.  Observar o desperdício de água no dia a dia.
  6. 6. JUSTIFICATIVA  Segundo Koch e Elias (2009), "todas as nossas produções quer orais, quer escritas, se baseiam em formas-padrão relativamente estáveis de estruturação de um todo a que denominamos gêneros." (KOCH; ELIAS, 2009, p. 55). Por isso é fundamental e dever de todo professor promover o conhecimento de novos gêneros ao aluno, pois isso propiciará ao aluno maior domínio do uso da linguagem nas várias esferas comunicativas do contexto escolar e social. Além disso, Os Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental (1998, p.19), ainda nos dizem que “[e]ssa responsabilidade é tanto maior quanto menor for o grau de letramento das comunidades em que vivem os alunos."
  7. 7. METODOLOGIA: MATERIAL  Lápis,  borracha  papel  Jornais  Textos selecionados como referência
  8. 8. METODOLOGIA: PRODUZINDO O TEXTO  Levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos relativos à escassez de água em determinado Estado ou localidade como, por exemplo , no Estado de Minas Gerais ou na cidade de São Paulo.  Leitura conjunta dos textos. Será lido 1 texto em cada aula e ao final da leitura será feito com os alunos um esquema do texto que deverá conter o o tema central e o posicionamento defendido no texto.  Verbalização dos alunos. Com esse exercício, será dado ao aluno a oportunidade de questionar, defender, se posicionar e argumentar diante dos fatos e da notícia. O professor poderá dar exemplos e demonstrar como é importante para a sociedade ter comprometimento com a preservação desse bem precioso que é a água.
  9. 9. METODOLOGIA: PRODUZINDO O TEXTO  Identificação de algumas das características do gênero reportagem, a partir da leitura dos textos.  Pedir para que os alunos façam uma reportagem com o seguinte tema: “Água e sustentabilidade no ambiente escolar”. Nesse momento é necessario dar aos alunos orientações referentes à realização da atividade, como por exemplo, indicação bibliográfica de textos que abordam o assunto sobre o qual eles vão escrever e uma lista de perguntas definidas para se fazer ao entrevistado.  Revisão: análise coletiva de uma produção no quadro, reescrita e revisão em duplas.
  10. 10. METODOLOGIA: PRODUZINDO O TEXTO  Texto final: edição da reportagem em computador  Suporte/divulgação: as reportagens serão divulgadas em jornal mural na escola, para que a conscientização sobre o uso da água atinja maior número de pessoas.  Público-alvo: a comunidade escolar (alunos e funcionários).  Avaliação: verbalizações e produção final dos alunos.
  11. 11. REFERÊNCIAS KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental / língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.

×