Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Plano de aula / Produção de textos: reportagem

13,567 views

Published on

Educação; Plano de Aula; Produção de textos

Published in: Education
  • Be the first to comment

Plano de aula / Produção de textos: reportagem

  1. 1. PLANO DE AULA – PRODUÇÃO DE TEXTOS: REPORTAGEM Alunos: Geíza Cássia das Neves, Sheila Batista Correia e Silva, Solange Quintão Fernandes.
  2. 2. CRÉDITOS Ao usar este trabalho, gentileza citar e referenciar seus autores: NEVES, Geiza Cássia das; SILVA, Sheila Batista Correia e; FERNANDES, Solange Quintão. Plano de aula - produção de textos: reportagem. Estagiário Zen. Disponível em: <http://estagiariozen.blogspot.com.br/>. Acesso em xx. xxx. xx
  3. 3. PLANO DE AULA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Faixa etária: 14 e 15 anos.  Tempo estimado: 6 aulas.  Textos utilizados: três reportagens do jornal “Estado de Minas”.  Gênero: reportagem.  Perfil do leitor: Entre os jornais que circulam na grande BH, é o que apresenta o maior número de leitores que ocupam cargos de nível superior em suas atividades profissionais, possuem renda familiar a partir de 10 salários mínimos, 3% do público leitor têm entre 9 e 14 anos e 9% têm entre 15 e 19 anos (Fonte Ipsus).
  4. 4. OBJETIVOS - PROFESSOR  Objetivo geral Desenvolver a habilidade do aluno para produção de reportagem escrita.  Objetivos específicos  Promover a leitura e a produção textual de textos do domínio jornalístico.  Conscientizar o aluno sobre o problema da escassez da água no mudo.
  5. 5. OBJETIVOS PARA OS ALUNOS  Objetivo geral Verificar quais os motivos da escassez de água, quem perde e quem lucra com a seca.  Objetivos específicos  Familiarilizar o aluno com o gênero reportagem  Confrontar opiniões e pontos de vista sobre o tema.  Compreender o ciclo da água.  Reconhecer a necessidade de economizar água.  Observar o desperdício de água no dia a dia.
  6. 6. JUSTIFICATIVA  Segundo Koch e Elias (2009), "todas as nossas produções quer orais, quer escritas, se baseiam em formas-padrão relativamente estáveis de estruturação de um todo a que denominamos gêneros." (KOCH; ELIAS, 2009, p. 55). Por isso é fundamental e dever de todo professor promover o conhecimento de novos gêneros ao aluno, pois isso propiciará ao aluno maior domínio do uso da linguagem nas várias esferas comunicativas do contexto escolar e social. Além disso, Os Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental (1998, p.19), ainda nos dizem que “[e]ssa responsabilidade é tanto maior quanto menor for o grau de letramento das comunidades em que vivem os alunos."
  7. 7. METODOLOGIA: MATERIAL  Lápis,  borracha  papel  Jornais  Textos selecionados como referência
  8. 8. METODOLOGIA: PRODUZINDO O TEXTO  Levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos relativos à escassez de água em determinado Estado ou localidade como, por exemplo , no Estado de Minas Gerais ou na cidade de São Paulo.  Leitura conjunta dos textos. Será lido 1 texto em cada aula e ao final da leitura será feito com os alunos um esquema do texto que deverá conter o o tema central e o posicionamento defendido no texto.  Verbalização dos alunos. Com esse exercício, será dado ao aluno a oportunidade de questionar, defender, se posicionar e argumentar diante dos fatos e da notícia. O professor poderá dar exemplos e demonstrar como é importante para a sociedade ter comprometimento com a preservação desse bem precioso que é a água.
  9. 9. METODOLOGIA: PRODUZINDO O TEXTO  Identificação de algumas das características do gênero reportagem, a partir da leitura dos textos.  Pedir para que os alunos façam uma reportagem com o seguinte tema: “Água e sustentabilidade no ambiente escolar”. Nesse momento é necessario dar aos alunos orientações referentes à realização da atividade, como por exemplo, indicação bibliográfica de textos que abordam o assunto sobre o qual eles vão escrever e uma lista de perguntas definidas para se fazer ao entrevistado.  Revisão: análise coletiva de uma produção no quadro, reescrita e revisão em duplas.
  10. 10. METODOLOGIA: PRODUZINDO O TEXTO  Texto final: edição da reportagem em computador  Suporte/divulgação: as reportagens serão divulgadas em jornal mural na escola, para que a conscientização sobre o uso da água atinja maior número de pessoas.  Público-alvo: a comunidade escolar (alunos e funcionários).  Avaliação: verbalizações e produção final dos alunos.
  11. 11. REFERÊNCIAS KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental / língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.

×